CRÍTICA – Você (4ª temporada – Parte 1, 2023, Netflix)

    O assassino em série residente do streaming Netflix retorna para mais uma desventura recheada de mistério, romance, obsessão, loucura, livros e surpresas agora em um novo continente. Você teve sua primeira temporada em setembro de 2018, lança a sua mais recente temporada dividida em duas partes sendo seus primeiros cinco episódios disponibilizados em 9 de fevereiro e seus episódios finais em 09 de março.

    A história uma adaptação da série de livros escrita por Caroline Kepnes e seus livros Você, Corpos Ocultos, Você me Ama e o com previsão de lançamento para este ano For You and You Only que ainda não tem um título nacional. Penn Badgley retorna como o Joe Goldberg e Tati Gabrielle como Mariene. As novas caras do elenco ficam por conta de Ed Speelers, Lucas Gage, Eve Austin, Charlotte Ritchie e Tilly Keeper.

    SINOPSE

    Depois dos eventos da terceira temporada, Joe precisa superar sua paixão por Marianne e seguir em frente com sua nova vida em Londres assumindo a nova identidade como o professor Jonathan Moore. Mas mesmo tentando recomeçar sua vida, ele não consegue deixar pra trás seus impulsos assassinos.

    ANÁLISE

    Você

    A série consegue manter a sua qualidade de forma linear, algo elogiado desde o lançamento de sua primeira temporada, porém não apresenta neste novo ano novos elementos narrativos porém consegue os replicar com muita competência em um novo ambiente e contexto.

    Joe agora John frustrado por uma rejeição amorosa que surpreendentemente não tem um desfecho mórbido procura nova vida em Londres, cidade assim como em outras mudanças não é o que ele deseja mas é um novo recomeço.

    Badgley continua excelente em sua atuação como o assassino em série que sempre se considera uma grande vítima das circunstâncias, indo para uma cidade que não gosta e se envolvendo com pessoas que despreza o que claramente é o seu modus operandi. A grande novidade fica neste novo circulo social que o assassino entra sendo um grupo de pessoas muito mais elitizadas e tóxicas do que em sua temporada anterior, além de um passado muito mais obscuro que o protagonista.

    John chega a este grupo através de Malcom (Stephen Halgan), assim conhecendo a esposa Kate (Charlotte Ritchie) aonde se inicia o seu conhecido ritual de obsessão e voyeurismo com o subterfugio de apenas desejar o seu bem.

    Entre as amizades de Malcom e Kate os personagens mais interessantes são o casal Adam (Lucas Gage) e Phoebe (Tilly Keeper) além de Roald (Ben Wiggins) ganhando maior destaque nestes primeiros cinco episódios em um mistério que envolve um assassinato após uma noite regrada à álcool, drogas e John sendo o principal suspeito. Nesta temporada a existência de um admirador é o grande incomodo do assassino que, como sempre, reforça que apenas deseja uma vida tranquila, desta vez sem nenhuma confusão amorosa e sempre retornando aos seus velhos hábitos violentos.

    Você

    As reflexões do protagonista a respeito do seu ambiente, tanto o espacial quanto social, sempre são um excelente momento da série e vemos o retorno do uso das redes sociais como uma ferramenta para conhecer quem esta a sua volta e manipular de acordo com o que deseja.

    A respeito destas pessoas a superficialidade em torno de cada um não é algo novo, inclusive uma excelente crítica social a respeito da dualidade do que se vive virtualmente e a realidade. Mas os segredos obscuros, a arrogância e principalmente o desprezo e humilhação que cometem a pessoas de classe inferior mediante ao sentimento de impunidade de seus atos é uma melhora em uma fórmula conhecida da série.

    Ainda temos alguns momentos característicos de John como se misturar entre as pessoas para realizar os seus planos, invadir casas e até mesmo eliminar quem se torna um obstáculo em seus objetivos ainda permanece com cenas muito bem dirigidas. A temporada encerra com uma surpresa relacionada ao admirador de John, criando expectativa para algumas prováveis alianças que possam surgir no futuro e o desfecho da tensão entre Kate e o assassino mais conhecido da cultura pop atual.

    VEREDITO

    A quarta temporada de Você consegue manter a sua qualidade que a tornou um sucesso e um dos produtos mais elogiados do serviço de streaming Netflix, com uma narrativa conhecida porém melhorada, gerando uma alta expectativa para o que esperar de seu encerramento.

    Nossa nota

    4,0 / 5,0

    Confira o trailer da série:

    Inscreva-se no YouTube do Feededigno

    Assista às nossas análises de filmes, séries, games e livros em nosso canal no YouTubeClique aqui e inscreva-se para acompanhar todas as semanas nossos conteúdos também por lá!

    Artigos relacionados

    Séries e filmes coreanos para assistir na Netflix nos próximos meses

    A Netflix terá lançamentos para todos os gostos nos próximos meses: a maior e melhor variedade de conteúdo coreano disponível!

    CRÍTICA: ‘Lovely Runner’ é sobre o amor entre as linhas do tempo 

    Lovely Runner é a mais nova série de drama coreano lançada pelo serviço Viki Rakuten. A série é executada por Boo Sung Chul.

    As melhores séries de médicos que você precisa assistir

    Desde que a TV se tornou popular, as séries de médicos sempre foram classificadas entre os tipos de programas favoritos dos espectadores.

    The Acolyte: Conheça Tràkata, o estilo de luta usado por Qimir, o Estranho

    Tràkata é um estilo de luta muito particular. Chamado por muitos de injusto e indignos, foi o estilo de luta utilizar por Qimir, o Estranho.