2021 está sendo o ano de civis bilionários viajarem para o espaço. Neste ano o mundo já acompanhou as aventuras de Jeff Bezos (Amazon) e Richard Branson (Virgin Group) na órbita terrestre.
Agora, um novo passo importante da corrida espacial será dado em 15 de setembro, e Inspiration4: Viagem Estelar, ambiciosa produção original da Netflix, está nos permitindo acompanhar “quase em tempo real”.
Chamo a produção de ambiciosa porque ela está sendo feita enquanto eu escrevo esse texto, embora já tenha estreado em 6 de setembro. Curioso, né?
A produção é desenvolvida pela TIME Studios em parceria com a Known, e publicada exclusivamente pela Netflix. Os dois primeiros episódios já estão disponíveis, outros dois serão lançados em 13 de setembro, e o capítulo final em 30 de setembro.
Sabe o que acontece entre 13 e 30 de setembro? A viagem especial da SpaceX que está sendo documentada “quase em tempo real”.
O QUE É A INSPIRATION4?
A Inspiration4 que dá nome ao documentário é uma missão espacial da SpaceX, empresa de Elon Musk, que será comandada pelo bilionário CEO da Shift4 Payments, Jared Isaacman. Essa será a primeira viagem espacial com tripulação somente composta por civis.
Além de ser a primeira all-civilian mission to orbit, há mais motivos que distinguem a Inspiration4 de qualquer outra missão já realizada.
Isaacman está financiando a viagem para os outros três civis e, por esse motivo, ocupa o cargo de Liderança. A escolha dele e da SpaceX foi criteriosa e abrangente. Além disso, há um caráter humanitário, até mesmo como uma resposta a críticas recorrentes quando o assunto é desbravar o universo.
A causa humanitária é receber doações para o St. Jude Children’s Research Hospital, um centro de saúde referência nos Estados Unidos em pesquisas e tratamento de câncer. O St. Jude Children’s Research Hospital está diretamente ligado com a escolha da primeira civil que irá compor a Inspiration4.

Seu nome é Hayley Arceneaux, uma mulher que sobreviveu a um câncer nos ossos quando era criança. Ela foi tratada no hospital, e hoje é enfermeira no local, ajudando a tratar pacientes com leucemia e linfoma.
Com 29 anos atualmente, Hayley será a pessoa mais jovem que venceu o câncer a viajar para o espaço, e a faz merecer o cargo que representa Esperança.
O terceiro tripulante foi escolhido por sorteio após a campanha ser publicamente divulgada no Super Bowl 2021. A condição para participar era doar qualquer quantia para o St. Jude Children’s Research Hospital.
O sorteado foi Chris Sembroski, um homem que desde a infância nutre grande curiosidade sobre o universo. As formações acadêmica e experiências militares de Sembroski também têm tudo a ver com engenharia espacial, inclusive atuando para que a corrida espacial fosse aberta para o setor privado, possibilitando a existência de empresas como a SpaceX.
Por ter doado ao hospital, Chris Sembroski ocupa o cargo que representa Generosidade.
Ocupando o cargo da Prosperidade está a Dra. Sian Proctor, outra entusiasta do universo desde a infância. Nascida no Guam, ela é filha de um profissional que dedicou a carreira a assuntos espaciais, tendo trabalhado nas missões Apollo, inclusive. Em 15 de setembro, Dra. Proctor fará história também por ser a quarta mulher negra a viajar para o espaço.
PRIMEIRAS IMPRESSÕES DE INSPIRATION4: VIAGEM ESTELAR
Os dois primeiros episódios da minissérie possuem 45 minutos de duração cada e apresentam a missão, os tripulantes, os riscos envolvidos e as preocupações dos familiares dos civis.
Dirigido por Jason Hehir (Arremesso Final), Inspiration4: Viagem Estelar começa com grandes méritos por ser objetiva, condensando tantas histórias importantes sem ser prepotente.
Não se trata de um documentário para dourar a pílula. A produção não é focada exclusivamente na SpaceX e nas benfeitorias do bilionário Isaacman. É lógico que poderá ter um efeito positivo na imagem de ambos, mas isso é consequência, e não o foco.
É até surpreendente que a iniciativa financiada por Isaacman tenha um documentário produzido por veículos muito importantes, mas distribua o foco entre os tripulantes e outras fontes relevantes de maneira justa nesses dois primeiros capítulos.

As histórias de cada tripulante são muito bem contadas. Tanto os relatos dos civis, como os depoimentos de seus familiares são reais e emocionantes. A produção não esconde que existem riscos envolvidos, que a SpaceX trabalha para minimizá-los, e que os familiares carregam um fardo por conta das possibilidades negativas.
É interessante ver que Elon Musk responde diretamente à pergunta que ronda o assunto viagem espacial: Por que investir dinheiro para viajar a outros planetas se a humanidade possui tantos problemas na Terra?
De fato, é uma pergunta justa. Creio que cabe a cada pessoa julgar se a resposta de Musk é honesta, ética, positiva ou nada disso…
O certo é que a forma como a missão foi montada e os objetivos planejados também falam por si – possivelmente são mais efetivos que a resposta do CEO da SpaceX, inclusive.
Por que Inspiration4: Viagem Estelar é ambiciosa?
Inspiration4: Viagem Estelar é uma minissérie que está sendo documentada desde meados de 2020. Até aí, nenhuma novidade.
O diferencial ambicioso da produção da Netflix é que ela continua sendo filmada e editada até agora. O terceiro episódio da minissérie documental irá contar como foi o treinamento da tripulação, cujas etapas iniciaram em março de 2021.
Pense que enquanto as ações da SpaceX e dos futuros viajantes estão sendo filmadas, entrevistas com familiares e profissionais envolvidos com a missão também acontecem. Além, é claro, de todo o processo de edição.
PUBLICAÇÃO RELACIONADA | CRÍTICA – Top Secret: OVNIs (1ª temporada, 2021, Netflix)
O grande feito da Netflix e dos produtores, que traz a real importância do “quase em tempo real”, é que o episódio final será divulgado em 30 de setembro, 15 dias após o lançamento rumo à órbita da Terra. A viagem deverá durar três dias e ocorrerá em altura superior à Estação Espacial Internacional (ISS em inglês).
Imagine a correria para produzir, documentar, editar e publicar tudo isso em 15 dias…
A Netflix se diferencia a passos largos de outros serviços por veicular uma produção nesse formato. Assim como a ambiciosa missão espacial, o serviço de streaming pega carona e alça voos igualmente ousados.
Estou muito animado para o grande passo que a humanidade está prestes a dar, bem como para as novas regras do jogo que a Netflix pode estar ditando com o novo modelo. Até aqui com esses dois episódios, minha nota seria 5,0 / 5,0.
Assista ao trailer de Inspiration4: Viagem Estelar
Curte nosso trabalho? Que tal nos ajudar a mantê-lo?
Ser um site independente no Brasil não é fácil. Nossa equipe que trabalha – de forma colaborativa e com muito amor – para trazer conteúdos para você todos os dias, será imensamente grata pela sua colaboração. Conheça mais da nossa campanha no Apoia.se e nos ajude com sua contribuição.