Início SÉRIE Artigo Only Murders in the Building: Quem é o assassino? Veja nossa aposta!

Only Murders in the Building: Quem é o assassino? Veja nossa aposta!

Only Murders in the Building mal estreou e já causa grande impacto. De acordo com o The Wrap, o projeto de Steve Martin, Selena Gomez e Martin Short se tornou a série de comédia mais assistida do Hulu em seu dia de estreia, 31 de agosto, recorde que anteriormente pertencia ao clássico Seinfeld.

Com uma trama investigativa sobre um assassinato em um  condomínio de luxo, Only Murders in the Building possui um elenco estelar e uma trama muito envolvente. Utilizando a técnica de whodunit, a produção conduz o espectador pela investigação e, ao mesmo tempo, explica como um roteiro dessa forma é construído.

Em diversos momentos o personagem Oliver, interpretado por Martin Short, explica para a audiência como o show foi criado: primeiro são apresentados os personagens principais, deixando lacunas sobre suas personalidades para serem preenchidas nos próximos episódios; depois se cria um perfil para vítima e, por último, os possíveis suspeitos começam a ser revelados.

Se você quiser saber mais sobre o show antes de assistir, leia o nosso artigo com tudo o que você precisa saber sobre Only Murders in the Building.

Com três episódios já veiculados, a produção está caminhando a passos rápidos para encontrar o culpado pela morte de Tim Kono (Julian Cihi), um jovem odiado no edifício Arconia. Seu passado está atrelado ao de Mabel (Selena Gomez), e a morte de Tim pode ter a ver com outro assassinato cometido anos antes.

Pensando nisso, elencamos diversas informações sobre os três primeiros episódios que podem nos ajudar a entender para onde a narrativa está caminhando. Ao término do artigo você pode conferir a nossa teoria sobre quem assassinou Tim Kono.

A partir daqui o artigo terá spoilers. Leia por sua conta e risco.

Possíveis suspeitos

No segundo episódio, durante uma reunião de condomínio, basicamente todos os moradores expressaram odiar Tim por algum motivo, colocando todos como possíveis suspeitos do homicídio. Entretanto, só temos desenvolvimentos de alguns deles até o momento.

Confira abaixo o nome de alguns personagens, seus apartamentos e possíveis motivações.

Howard
Apartamento: 8C
Motivação: Evelyn

Only Murders in the Building: Quem é o assassino? Veja nossa aposta!
Reprodução: Star+ / Hulu

O primeiro suspeito é Howard (Michael Cyril Creighton), o vizinho de Tim. De acordo com Howard, Tim odiava sua gatinha, Evelyn, pois ele tinha asma, e a gatinha entrava regularmente em seu apartamento.

Evelyn e Tim morreram exatamente no mesmo dia e, no segundo episódio da série, nosso trio de detetives encontrou pegadas da gatinha no apartamento da vítima. As pegadas pareciam ter ocorrido depois da morte de Tim, e Howard afirma que a gata foi envenenada.

Será que Tim também foi envenenado, e a gata teve contato com o veneno? O tiro seria apenas para disfarçar o assassinato por envenenamento?

Ndidi Idoko
Apartamento: 9B
Motivação: apartamento 9A

Only Murders in the Building: Quem é o assassino? Veja nossa aposta!
Reprodução: Star+ / Hulu

Durante a reunião de condomínio, Ndidi Idoko (Zainab Jah) afirmou que, com a morte de Tim, ela iria ficar com o apartamento dele. Ndidi mora no 9B e Tim morava no 9A.
A zeladora do prédio, Bunny (Jayne Houdyshell), afirma que Ndidi poderia entrar na disputa pelo apartamento, ao passo que a moradora afirmou que o apartamento será dela.

Seria essa uma boa motivação para um assassinato?

Sting
Apartamento: Cobertura
Motivação: indeterminada

Only Murders in the Building: Quem é o assassino? Veja nossa aposta!
Reprodução: Star+ / Hulu

No episódio 3, Sting deixa bem claro não gostar de Winnie, cachorra de Oliver. Horas depois, Winne aparece deitada perto de seu ossinho de brinquedo, com um pó que aparenta ser veneno. O apartamento de Oliver foi violado, e um bilhete do assassino foi deixado na porta.

O fato de Winnie ser envenenada remete ao modus operandi da morte de Evelyn e, provavelmente, de Tim. Entretanto, mesmo que Sting se torne um dos suspeitos, não há motivação explícita para o crime até o momento.

No apartamento de Tim é encontrado um bilhete com as iniciais G.M. e um evento no dia 31 de janeiro. O nome real de Sting é Gordon Matthew. Poderia ser essa uma ligação com a vítima?

Bunny
Apartamento: 12A
Motivação: atraso nos pagamentos

Only Murders in the Building: Quem é o assassino? Veja nossa aposta!
Reprodução: Star+ / Hulu

Bunny é a presidente do condomínio. Ela possui um comportamento agressivo sobre o atraso de contas, tornando a vida dos moradores bem complicada.

Como é sabido, Tim estava com problemas financeiros, atrasando diversas de suas faturas tanto do condomínio, quanto de outras contas. Será que Bunny se livrou do morador para colocar outra pessoa da lista de espera no lugar?

Ursula
Funcionária do Arconia
Motivação: odiava Tim

Only Murders in the Building: Quem é o assassino? Veja nossa aposta!
Reprodução: Star+ / Hulu

Assim como a maioria dos moradores do Arconia, Ursula (Vanessa Aspillaga) odiava Tim Kono. Ela fez um documento com diversas reclamações sobre o rapaz e entregou para Oliver, mas não antes de pedir que ele e Charles comprassem diversas caixas de um novo tipo de leite que ela está revendendo.

Será que Tim embarcou em um dos projetos de negócio de Ursula e não cumpriu com o combinado? A princípio, Ursula não parece suspeita, mas tudo é possível.

Outros moradores que odiavam Tim, mas não possuem uma motivação explícita até o momento, são:

Dr. Grover Stanley (Russel G. Jones)
Apartamento: 6C

Uma Heller (Jackie Hoffman)
Apartamento: 3F

Jan (Amy Ryan)
Apartamento: 6º andar (provavelmente 6A)

O perfil de Tim Kono

No episódio 3, durante a estranha entrevista de Charles (Steve Martin) e Mabel, Howard conta que Tim teria perdido uma grande quantia de dinheiro de um cliente importante. Refazendo os passos da vítima ao longo dos três episódios, é possível perceber que ele tinha uma quantidade considerável de joias escondidas em seu apartamento, além de ter encomendado um anel (aparentemente caro) recentemente.

Com os flashbacks de Mabel sobre a era dos Hardy Boys, diversas informações começam a fazer mais sentido. Oscar (Aaron Dominguez), filho do zelador do prédio, fez cópia das chaves de todos os apartamentos do Arconia. Com o molho de chaves, Mabel, Tim, Oscar e Zoe (Olivia Reis) roubavam joias e remédios dos apartamentos enquanto os donos estavam de férias.

Only Murders in the Building: Quem é o assassino? Veja nossa aposta!
Reprodução: Star+ / Hulu

Após o trágico acidente (ainda sem explicação) de Zoe, Oscar foi preso. Tim disse ter visto uma pessoa junto com Zoe na hora do acidente, mas logo mudou sua versão, permitindo que Oscar fosse preso por um crime que não cometeu.

Se Tim tinha tantas joias falsas escondidas em livros em seu apartamento, será que ele não mantinha o esquema de trocar por joias reais dos apartamentos e revender, fazendo lucro? Seria essa uma forma de manter seu padrão de vida e devolver o dinheiro que estava devendo para o tal investidor?

Certamente as joias são um ponto interessante na trama de Only Murders in the Building, principalmente quando percebemos que Zoe usava um grande anel esmeralda/jade no flashback de ano novo. Esse anel, possivelmente roubado, não está no corpo da vítima na cena do acidente (ela está também com outra roupa). Será que a peça teria algo a ver com o assassinato de Zoe?

Reprodução: Star+ / Hulu

Em um dos trailers da série vemos o quadro de pistas com fotos de Zoe, Oscar e do anel jade. Poderia ser essa a peça que desencadeou os assassinatos de Zoe e Tim?

Charles não é quem nós pensamos

No podcast Only Murders in the Pod, que acompanha o seriado, os criadores da série comentaram um pouco sobre a produção. Em um dos episódios, o showrunner John Hoffman comenta que nem tudo o que Charles contou sobre ele no início da série é, de fato, verdade.

A resposta provavelmente estava na nossa cara, mas só conseguimos ter certeza no terceiro episódio. Charles fica extremamente nervoso quando conhece pessoas novas, ou quando faz audições para produções. O nariz dele sempre sangra devido à ansiedade, por isso ele evita ter contato com outras pessoas, optando por viver sempre sozinho.

O caso é que isso não acontece quando Charles e Mabel se conhecem. Mabel até comenta que conhece Charles de algum lugar, ao passo que Oliver explica sobre o famoso seriado Brazzo, em que Charles interpreta um detetive.

Only Murders in The Building: Conheça a nova série do Star+
Reprodução: Star+ / Hulu

Se eles realmente não se conhecessem, por que o nariz dele não sangrou? Será que a fala do showrunner deu uma pista de que Mabel e Charles já se conheciam no Arconia?

Outro ponto levantado pelo showrunner é que Nathan Lane entrega uma grande atuação em um dos episódios, talvez uma das melhores de sua carreira. E essa fala nos leva ao próximo ponto…

Quem matou Tim Kono? Nós temos um palpite

Sabemos que é muito cedo para teorizar qualquer coisa, mas por aqui já temos alguns palpites de quem pode ser o assassino de Tim Kono – ou, pelo menos, estar envolvido na situação. Lembre-se que essa é só uma teoria, que pode estar errada, mas que vale a pena ser lida.

Nossos palpites são Teddy (Nathan Lane) & Theo Dimas (James Caverly), pai e filho donos do Wrap de Frango Dimas. Theo é um menino que tem mais ou menos a mesma idade de Mabel e Tim, mas não fazia parte do grupinho que desbravava os apartamentos do Arconia.

Reprodução: Star+ / Hulu

Quando Tim entra no elevador com Mabel, Oliver e Charles, ele está no andar 6, onde vivem Teddy e Theo e o terapeuta Stanley. A família Dimas vive no 6B e sabemos disso porque no episódio 2, Oliver afirma viver “4 andares acima” de Teddy. Ao mesmo tempo, vemos uma cena que mostra a letra B na porta do apartamento, nos levando a essa conclusão.

12 minutos após entrar no elevador, Tim morre. O tempo tão preciso pode indicar que sim, ele foi envenenado, e a pessoa que administrou a dose poderia ter uma noção do tempo que ela faz efeito. Quem são as pessoas que lidam com comidas e entregas no Arconia?

Isso mesmo: a família Dimas.

A “coincidência” chama a atenção pela sequência de fatos elencados nos três episódios. Evelyn, a gatinha de Howard, provavelmente morreu de envenenamento. A gata passou pela cena do crime, pois há marcas de pegadas no sangue de Tim. Se ela comeu algo envenenado no apartamento ou lambeu suas patas sujas de sangue, ainda não sabemos, mas alguma coisa aconteceu para Evelyn ter morrido exatamente no mesmo dia que Tim.

O fato do alarme ter sido acionado no prédio claramente aconteceu para ocultar o barulho da arma de Tim. Com o prédio vazio, o assassino teve mais tempo de forjar o suicídio, colocando a pólvora necessária na mão da vítima e deixando a carta de suicido no computador, indícios que evitariam que a polícia efetuasse um teste toxicológico no corpo.

Mas qual seria a motivação?

Provavelmente dinheiro e vingança. Se Theo for o assassino, ele pode ser o responsável também pela morte de Zoe. Sendo Teddy um homem tão poderoso a ponto de patrocinar diversos musicais da Broadway, ele poderia facilmente ameaçar Tim quando presenciou a morte de Zoe.

Outro ponto é o fato de Tim ter perdido um “grande investimento de um grande cliente”. Pela história contada por Oliver, o musical Splash envolveu diversos seguros, falências de empresas e um prejuízo tão grande que o fez gastar a poupança da faculdade do próprio filho. O que aconteceu com Teddy nessa situação?

Only Murders in the Building: Quem é o assassino? Veja nossa aposta!
Reprodução: Star+ / Hulu

É importante dizer que o seriado terá um episódio chamado “o garoto do 6B”. O nome já entrega que esse capítulo será totalmente voltado para o filho de Teddy, Theo. Talvez o anel que Zoe roubou estivesse conectado à família Dimas, justificando uma briga entre Theo e ela, que pode ter causado o acidente.

Por onde o assassino pode ter entrado no apartamento de Tim?

Duas possibilidades: pelo elevador de serviço ou pelos tubos de ventilação. O elevador de serviço foi usado pelo trio principal para chegar ao apartamento de Tim, então seria uma forma de chegar sem ser visto.

Entretanto, se Tim já estava morto lá dentro e a porta não tinha sinais de arrombamento, a opção mais plausível é o tubo de ventilação. Como mostrado no segundo episódio, essas ligações entre apartamentos facilitam que as pessoas escutem as conversas umas das outras e também são uma forma fácil de chegar a outro apartamento.

Reprodução: Star+ / Hulu

É interessante notar também que no episódio 1, quando Oliver sai do elevador, há uma gatinha em cima do sofá. Caso seja Evelyn, ela saiu do apartamento 8C e foi até o 10C, dois andares acima, o que torna impossível que tenha feito pela janela como Howard falou durante a conversa com Charles e Mabel.

Lembre do saco de lixo

Quando Tim entra no elevador minutos antes de morrer, ele está com um saco de lixo em mãos. O saco foi o estopim das investigações sobre o homicídio, mas a verdade é que o seriado não nos deu nenhuma definição sobre isso.

Reprodução: Star+ / Hulu

Pois bem, e se o saco de lixo estivesse com caixas de joias dentro? Seria uma forma fácil de se movimentar pelo prédio sem levantar suspeitas.

Outra informação que pode corroborar a teoria vem do teaser do episódio 4. Mabel encontra uma sala secreta na casa de Teddy (com diversas urnas dentro). A casa só pode ser do Teddy, pois a mesinha ao lado da estante é a mesma que Theo aparece sentado no episódio 3.

Será que as joias que eles estão falsificando são de pessoas ricas mortas? Seria uma virada interessante!

Only Murders in the Building: Quem é o assassino? Veja nossa aposta!
Reprodução: Star+ / Hulu

Quais são os seus palpites sobre a série? Contem suas teorias pra gente.

Curte nosso trabalho? Que tal nos ajudar a mantê-lo?

Ser um site independente no Brasil não é fácil. Nossa equipe que trabalha – de forma colaborativa e com muito amor – para trazer conteúdos para você todos os dias, será imensamente grata pela sua colaboração. Conheça mais da nossa campanha no Apoia.se e nos ajude com sua contribuição.

Artigo anteriorCRÍTICA | La Casa de Papel (Parte 5 – Vol. 1, 2021, Netflix)
Próximo artigoTed Lasso: Conheça a divertida teoria de que Roy Kent é feito em CGI
Relações-Públicas de formação. Com pós-graduação em Star Wars e universo expandido, mas Trekker de coração. Defensora de todos os Porgs, Ewoks e criaturas fofinhas da galáxia.