Vecna: O monstro de D&D e vilão em Stranger Things

    A quarta temporada de Stranger Things é um dos eventos da Netflix mais esperados dos últimos anos. Após seus adiamento relacionado à COVID, um trailer finalmente foi lançado e nele, somos apresentados a novos detalhes e o vilão, Vecna, que me fez lembrar das partidas de Dungeons & Dragons. Uma das maiores ameaças presentes no mundo de D&D, conheça a história do monstro e sua adaptação para a série.

    D&D E STRANGER THINGS

    Vecna

    Desde a primeira temporada, vemos como D&D tem uma influência na vida de Mike, Dustin, Lucas e Will. Os quatro amigos passam então a entender melhor aquele mundo em que estão inseridos com a ótica de jogadores de D&D, e dá nome aos inimigos que enfrentam baseados em D&D – mesmo que aquele mundo não respeite as regras do famoso RPG.

    A forma de Mike, Dustin e Lucas lidarem com o desaparecimento de Will durante a primeira temporada, nos lança no que parece ser uma enorme campanha de RPG – tendo levantado até teorias dos fãs -, mostrando que a influência do RPG vai muito além dos nomes das criaturas.

    Um dos pontos que mais corroboram com a teoria, é a vontade de Will jogar D&D ao longo da terceira temporada, sem perceber que está inserido em uma campanha, atribuindo a cada um dos jogadores uma classe diferente.

    NASCIMENTO E HISTÓRIA DE VECNA

    Vecna é também conhecido como o Sussurrador, o Rei Imortal, e o Senhor da Torre Apodrecida. Como um dos adversários mais proeminentes, ele é um dos vilões mais poderosos da franquia, se mostrando poderoso mesmo após sua morte. Vecna nasceu como um humano, há muitos séculos, e foi treinado nas artes místicas por sua mãe, que pouco tempo depois foi executada por praticar feitiçaria. Após jurar vingança, se tornou um mestre das arte negras, se tornando o primeiro mortal a alcançar esse nível de poder.

    Alguns dizem que esse nível de poder foi possível de ser obtido apenas após ele ter tido treinamento da personificação da magia arcana em si, na forma de Mok’slyk, a Serpente. Quase mil anos depois de seu nascimento, agora era um lich e governante do terrível império do vale Sheldomar.

    Segundo as lendas contam, Vecna quase morreu no combate contra a manifestação do deus da luz, Pholtus, que foi invocado por clérigos, na forma de uma onda de luz que destruiu quase toda a parte esquerda de seu corpo – mas ainda sim, ele sobreviveu. Após a dominar a cidade de Fleeth, o vilão massacrou todos na cidade e empilhou suas cabeças, poupando apenas os oficiais que lutaram contra suas forças.

    No ápice do seu império, Vecna foi traído e destruído pelo seu mais confiável tenente, o vampiro Kas o Mão Sangrada, usando uma espada mágica que o próprio mestre tinha criado para ele. Somente sua mão esquerda e seu olho sobreviveram ao combate. Mas o vilão não se manteve assim por muito tempo, ele se reergueu como um semideus da magia. Pouco tempo depois, seu culto o ajudou a dar início à uma série de eventos que lhe dariam o poder de um deus superior, mas seu plano acabou por falhar.

    Após sua derrocada, Vecna foi aprisionado em Raveloft, mas se libertou mais tarde, emergindo com o poder de um deus superior após absorver o poder da luz.

    PODERES DE VECNA

    A mão e o olho de Vecna: Após sua derrota, o vilão se torna uma alma e começa a usar sua mão e olho (seus únicos vestígios físicos). Agora, quem possuir sua mão, automaticamente se torna maligno e poderoso.

    Quando foi aprisionado em Raveloft, apenas seu olho e sua mão ficaram no plano terreno, e se tornaram a única forma de fugir. E assim, ele passou a usá-los para controlar quem os possuía, concedendo super-força, controle de mentes e até mesmo o poder de abrir portais.

    VECNA E STRANGER THINGS

    Vecna
    Não que tenha alguma ligação, mas acredito que Max será a portadora do olho e da mão de Vecna no mundo real.

    A adaptação dos personagens de D&D para Stranger Things costumam sofrer algumas alterações em relação à seu material fonte. O personagem que dará nome ao segundo episódio da quarta temporada, intitulado “A Maldição de Vecna“, deve contar mais segredos do personagem e qual a sua ligação com a história da Guerra Fria e os experimentos de Hawkins.

    É de se esperar que Vecna tente dominar a realidade ao longo da 4ª temporada, só que antes de obter êxito em sua empreitada, o pesonagem precisará influenciar humanos a fim de fugir do Mundo Invertido.

    Vecna

    Algo que nos faz acreditar que seu plano já teve início, é o teaser liberado, intitulado “Casa do Creel”. O teaser nos apresenta uma tragédia que nos remete até ao incidente de Amityville, no qual o pai, Victor Creel (Robert Englund), mata sua mulher, e seus dois filhos. Segundo ele, os assassinatos foram realizados por uma entidade “sobrenatural” e “vingativa”, que reside em sua mansão.

    Confira o teaser abaixo:

    Com a quarta temporada ambientada em 1986, Victor Creel é mostrado em um hospital psiquiátrico, enquanto sua mansão está abandonada. Tudo nos leva a acreditar que a Mansão Creel será o epicentro da temporada, e levará nossos protagonistas e suas missões em busca do portal e do amuleto de Vecna.

    A primeira parte da quarta temporada de Stranger Things será lançada no dia 27 de maio, e a segunda será lançada no dia 1º de julho.

    Confira o trailer da série abaixo:

    Inscreva-se no YouTube do Feededigno

    Assista às nossas análises de filmes, séries, games e livros em nosso canal no YouTubeClique aqui e inscreva-se para acompanhar todas as semanas nossos conteúdos também por lá!

    Artigos relacionados

    CRÍTICA – Love, Death and Robots (3ª temporada, 2022, Netflix)

    Criaturas aterrorizantes, surpresas bizarras e humor ácido. Finalmente a terceira temporada de Love, Death and Robots está entre nós!

    CRÍTICA – Night Sky (1ª temporada, 2022, Prime Video)

    Night Sky é a nova série do Prime Video que traz em seu elenco principal os atores J.K. Simmons e Sissy Spacek. Confira nosso review!

    CRÍTICA – Vampiro no Jardim (1ª temporada, 2022, Netflix)

    A 1ª temporada de Vampiro no Jardim chegou ao catálogo da Neflix no dia 16 de maio. Veja o que achamos do anime!

    CRÍTICA – O Poder e a Lei (1ª temporada, 2022, Netflix)

    O Poder e a Lei é uma série baseada na saga literária de Michael Connelly sobre Michael "Mickey" Haller, um advogado de defesa. Uma...