A NVIDIA continua puxando a fila quando o assunto é inovação no mundo da tecnologia. Na quinta-feira passada (23/10), rolou o Editor’s Day, e tivemos a chance de ver tudo isso de perto: apresentação, demos e muita conversa boa. O Alexandre Ziebert conduziu uma parte super interessante mostrando o que vem por aí e já adiantamos: tem muita coisa legal chegando.
Então, antes de tudo: obrigado, NVIDIA, pelo convite.
Smooth Motion
Vamos começar por algo que muita gente vai gostar: mais fluidez nos jogos. O Smooth Motion usa IA para inserir quadros extras entre os frames renderizados, deixando tudo mais suave, mesmo em títulos que não têm suporte ao DLSS Frame Generation.
Antes, esse recurso era exclusivo da linha RTX 50, mas agora também está disponível para todas as placas RTX 40. Para ativar, basta atualizar o driver e usar o novo NVIDIA App.
Inclusive, o app recebeu uma atualização recente que trouxe uma série de melhorias e vale muito a pena atualizar se você ainda usa o antigo GeForce Experience.
NVIDIA App (Atualização)

O NVIDIA App agora concentra tudo em um só lugar: drivers, otimizações, ferramentas como GeForce NOW, Broadcast, RTX Remix e o G-Assist.
Com a atualização mais recente:
- Agora dá pra ativar DLSS Global Override, ou seja:
 você pode aplicar DLSS e Frame Generation em todos os jogos compatíveis de uma vez, sem precisar configurar título por título.
- A nova sobreposição com Alt+R mostra em tempo real se o DLSS, Frame Generation ou overrides do driver estão ativos no jogo.
- O NVIDIA Surround ganhou uma tela de configuração mais simples.
- E até configurações antigas do Painel da NVIDIA voltaram para quem curte ajustar jogos clássicos.
Ou seja: ficou mais simples, mais organizado e mais rápido de usar.
G-Assist
Outro destaque foi o Projeto G-Assist, o assistente inteligente da NVIDIA que te ajuda a ajustar e otimizar o PC com voz ou texto.
Ele agora está disponível para todas as placas RTX com 6GB+ de VRAM, inclusive notebooks.
Além disso, o modelo ficou 40% mais leve, mais rápido e agora permite instalar plugins via mod.io, então a comunidade pode criar novas funções para ele.
É aquele tipo de tecnologia que começa “legal” e, do nada, vira indispensável.
RTX Hair (Agora com LSS)

E aqui vem talvez o anúncio mais impressionante em termos de realismo. O RTX Hair introduz o LSS (Linear Swept Sphere), que representa cabelos e pelos como fios de verdade, com volume, espessura e comportamento físico, ao invés de malhas triangulares.
Isso significa:
- Movimento muito mais natural
- Até 5x menos uso de VRAM
- Até 2x mais desempenho
- Muito mais controle sobre cada fio individual
Essa tecnologia chega de forma acelerada por hardware na série RTX 50, mas também pode ser usada em GPUs anteriores via técnicas como DOTS, então ninguém fica de fora.
Vimos isso na prática com o Indiana Jones e é um salto de realismo enorme, especialmente com path tracing.
E o melhor: está disponível para grandes estúdios e desenvolvedores indies através do RTX Character Rendering SDK, que faz parte do RTX Kit.
RTX Remix
Por fim, o RTX Remix permite remasterizar jogos clássicos com tecnologias modernas de iluminação e materiais.
Um exemplo é o Half-Life 2 RTX, já disponível na Steam para testar. Durante o evento também jogamos o primeiro Vampire: The Masquerade – Bloodlines com RTX, e o resultado dá literalmente uma nova vida ao jogo.
No fim das contas, o Editor’s Day deixou claro que a NVIDIA não está apenas “lançando features”. Ela está construindo ecossistemas onde:
Jogos ficam mais bonitos
- PCs ficam mais inteligentes
- Ferramentas ficam mais acessíveis
- E desenvolvedores, grandes ou indies, têm mais poder criativo
E isso, sinceramente, muda muita coisa no que vamos ver (e jogar) daqui pra frente.

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