Originários do planeta Yautja Prime, os yautjas vivem em uma sociedade que valoriza a honra e as habilidades de combate de seus membros.
Os Não-Sangrados são yautjas jovens que ainda não possuem muita experiência de combate e não realizou um Ritual de Sangue (caçada) memorável.
Assim que um yautja realiza com sucesso sua primeira caçada contra um oponente digno (preferencialmente um xenomorfo) e coleta um troféu, ele se torna um Sangrado.
Predadores de Elite são bem mais raros e assumem uma função de liderança em seus grupos. Normalmente, para alcançar tal posição, o yautja deve tomar o crânio de uma Rainha xenomorfo como troféu.
O único modo para se tornar um Líder é exterminar completamente um ninho de xenomorfos cuja população seja de trezentos ou mais indivíduos, tendo no máximo a ajuda de dois yautjas.
Um Ancião é algo ainda mais raro entre os Predadores; estes são indivíduos centenários que sobreviveram a muitas caçadas e, portanto, são muito respeitados e reverenciados dentro da sociedade yautja.