Em março a plataforma de filmes MUBI traz inúmeras novidades para seus assinantes. Dentre os destaques, o serviço apresenta especiais dedicados a Wong Kar Wai e Gianfranco Rosi, além da estreia exclusiva do longa Notturno.
Confira a lista completa de novidades e suas datas de lançamento no streaming!
O CINEMA DE WONG KAR WAI
Uma das figuras mais importantes do cinema asiático, Wong Kar Wai foi o primeiro diretor chinês a ganhar o prêmio de Melhor Direção no Festival de Cannes, em 1997. Neste mês, a MUBI tem o prazer de exibir um especial dedicado a esse incrível autor, com restaurações em 4k exclusivas de Amor à Flor da Pele (In the Mood for Love) e Cinzas do Passado (Ashes of Time).
O CINEMA DE GIANFRANCO ROSI
Para acompanhar a estreia de Notturno, a MUBI apresenta este especial dedicado a um dos mais importantes documentaristas europeus da história do cinema. Um narrador hábil e não convencional que retrata a vida dos marginalizados. Aprofunde-se nas obras deste autor italiano por meio de Tanti Futuri Possibili, Boatman (Indicado ao Oscar de Melhor Documentário), Sacro Gra e Below Sea Level (vencedor de dois prêmios no Festival de Cinema de Veneza).
CLUBE DA LUTA
Baseado no romance homônimo de Chuck Palahniuk, um autor que tece uma brilhante crítica sobre a masculinidade tóxica e estruturas sociais, Clube da Luta é considerado um dos maiores e mais influentes filmes do cinema mundial. Estrelado por Edward Norton e Brad Pitt, o filme de David Fincher chega pela primeira vez na MUBI.
MANEIRAS DE ENXERGAR COM BARBARA HAMMER
Uma das mais emblemáticas cineastas e ativistas norte-americanas, além de uma das pioneiras do cinema lésbico, Barbara Hammer realizou um experimento ao desafiar outras cineastas a fazerem filmes a partir de imagens pré-gravadas e nunca usadas por ela. Nesta sessão dupla, destacamos duas incríveis produções que nasceram deste projeto: A Month of Single Frames e Vever (for Barbara).
JEAN-CLAUDE BRISSEAU
Neste mês, a MUBI apresenta uma sessão dupla do célebre autor francês Jean-Claude Brisseau. Confira o espetacular Boda Branca (White Wedding), um dos filmes mais famosos do cineasta e que marca a a estreia nos cinemas da incrível Vanessa Paradis e que lhe rendeu um César de Melhor Atriz Promissora, e Um Jogo Brutal (A Brutal Game), dirigido e roteirizado por Brisseau.
EXCLUSIVOS MUBI
Notturno (Gianfranco Rosi, 2020)
Notturno conquistou público e crítica no Festival de Veneza, foi eleito Melhor Filme Europeu de 2020 e acaba de ser pré-selecionado para concorrer ao Oscar 2021. Filmado ao longo de três anos no Oriente Médio, nas fronteiras entre Iraque, Curdistão, Síria e Líbano, o aclamado documentário de Gianfranco Rosi relata a vida cotidiana por trás da tragédia contínua das guerras civis, ditaduras ferozes, invasões e interferências estrangeiras.
Hey There! (Reha Erdem, 2021)
Hey There! é uma comédia absurda e atual, realizada experimentalmente durante a quarentena e quase inteiramente na casa dos próprios atores. É o filme mais recente de Reha Erdem, um dos maiores e mais interessantes nomes do “Novo Cinema Turco”.
The Legend of the Stardust Brothers (Macoto Tezuka, 1985)
A MUBI apresenta uma belíssima restauração do musical japonês The Legend of the Stardust Brothers, dirigido por Macoto Tezuka. Fortemente inspirado em Phantom of the Paradise e Rocky Horror Picture Show, está repleto de participações especiais e performances musicais. O filme, que mostra a cultura pop japonesa na década de 80, é adaptado do álbum conceitual “trilha sonora imaginária” do músico Haruo Chikada.
South (Morgan Quaintance, 2020)
Considerado uma das jovens figuras mais importantes nos debates político-sociais do Reino Unido, o britânico Morgan Quaintance já teve artigos publicados na revista The Wire e no The Guardian. South é seu quarto curta documental, em que traça paralelos históricos entre dois movimentos de liberdade antirracistas e antiautoritários, um no sul de Chicago e outro no sul de Londres.
Confira a lista de datas completa:
1/3 – Citadel (John Smith)
2/3 – White Wedding (Jean-Claude Brisseau)
3/3 – Inflatable Sex Doll of the Wastelands (Atsushi Yamatoya)
4/3 – A Brutal Game (Jean-Claude Brisseau)
5/3 – Notturno (Gianfranco Rosi)
5/3 – Tanti Futuri Possibili (Gianfranco Rosi)
5/3 – Boatman (Gianfranco Rosi)
6/3 – Ela Volta na Quinta (André Novais Oliveira)
7/3 – Clube da Luta (David Fincher)
8/3 – A Month of Single Frames (Lynne Sachs)
8/3 – Vever (for Barbara) (Deborah Stratman)
9/3 – Echo of the Mountain (Nicolás Echevarría)
10/3 – Blue Film Woman (Kan Mukai)
11/3 – Avanti Popolo (Michael Wahrmann)
12/3 – Songs My Brothers Taught Me (Chloé Zhao)
13/3 – Hey There! (Reha Erdem)
14/3 – Sacro GRA (Gianfranco Rosi)
15/3 – A Colony (Geneviève Dulude-De Celles)
16/3 – Women Hell Song: Shakuhachi Benten (Mamoru Watanabe)
17/3 – Heights (Gabriel Nuncio)
18/3 – The Legend of the Stardust Brothers (Macoto Tezuka)
19/3 – In the Mood for Love (Wong Kar Wai)
20/3 – Tigerland (Joel Schumacher)
21/3 – Below Sea Level (Gianfranco Rosi)
22/3 – The Girl (Márta Mészáros)
23/3 – Oleg (Juris Kursietis)
24/3 – Gushing Prayer (Masao Adachi)
25/3 – South (Morgan Quaintance)
26/3 – Ashes of Time (Wong Kar Wai)
27/3 – The Fountain (Darren Aronofsky)
28/3 – Max Richter’s Sleep (Natalie Johns)
28/3 – A Modern Coed (Éric Rohmer)
29/3 – Binding Sentiments (Márta Mészáros)
30/3 – Abnormal Family (Masayuki Suo)
31/3 – Low Life (Nicolas Klotz, Élisabeth Perceval)
Curte nosso trabalho? Que tal nos ajudar a mantê-lo?
Ser um site independente no Brasil não é fácil. Nossa equipe que trabalha – de forma colaborativa e com muito amor – para trazer conteúdos para você todos os dias, será imensamente grata pela sua colaboração. Conheça mais da nossa campanha no Apoia.se e nos ajude com sua contribuição.