CRÍTICA | Ataque dos Titãs – Volume 4 (2021, Panini)

    Ataque dos Titãs se tornou nos últimos anos uma quase fixação para esse que vos escreve. O conteúdo trazido até este momento se baseia na leitura dos primeiros volumes do mangá, tendo críticas dos Volumes 1, 2 e 3 disponíveis aqui. Ao longo dos primeiros dois volumes, fomos ambientados ao mundo e suas ameaças, bem como aos personagens que acompanharemos ao longo desta aventura. O terceiro volume do mangá passou a nos ambientar às funções que nossos heróis e seus grupos passarão a desempenhar ao longo de toda a história. No Volume 4, a história ganhou novas dinâmicas e cresceu exponencialmente.

    Ao nos apresentar as repercussões dos acontecimentos dos três primeiros volumes e ao passado de alguns dos membros da 104ª Esquadrão de Treinamento, e importantes aspectos para a relação dos personagens no futuro.

    SINOPSE

    O novo plano de retomada da Muralha Rose sofre com um imprevisto, e Armin terá que se apressar no resgate de Eren. E uma breve volta ao passado mostra cenas da época do início do treinamento de Eren e seus companheiros.

    ANÁLISE

    Volume 4

    Com um início ambientado logo após o fim do Volume 3, o 4º volume do mangá nos permite entender melhor não apenas a relação e o treinamento dos futuros integrantes dos mais diversos Esquadrões que virão a proteger a Ilha Paradis. Enquanto somos apresentado ao passado e alguns personagens que anteriormente só vislumbramos, agora conhecemos melhor algumas motivações de Reiner Braun, Bertolt Hoover, Annie Leonhart, Jean Kirstein, Marco Bott e muitos outros.

    A apresentação de novos personagens assim como suas motivações nos fazem entender e preparam o terreno para sua participação no futuro. A presença de Eren, assim como a apresentação de quem é Levi ao final do capítulo 18, nos preparam para a força da natureza que o personagem é para a trama.

    Ainda que sejam sentidos quase que em sua totalidade, os efeitos da invasão e tentativa de retomada da Muralha Rose são sentidos o tempo todo. Com Eren atuando como a única alternativa de colocar um fim à entrada dos Titãs à Muralha agora com um enorme buraco de entrada, o mangá continua a partir do momento em que a humanidade descobre ter uma alternativa à ofensiva titânica que coloca em risco suas vidas.

    Sem ter um maior aprofundamento do mundo, apenas dos personagens, as brilhantes ilustrações de Hajime Isayama ao longo de seu volume 4 nos lança pelo mais profundo vazio do que é ser humano em uma realidade opressiva e regida por um sistema totalitário controlador.

    VEREDITO

    Ainda que o mangá seja brilhante, a edição lida produzida pela Panini contou com problemas de impressão, e rasgos na capa – que estava lacrada quando a comprei. O primeiro passo para definir a sobrevivência da humanidade foi tomado, mas o futuro reserva uma surpresa pela qual a humanidade não está pronta.

    Nossa nota

    4,5 / 5,0

    Em breve traremos a resenha dos próximos volumes do mangá!

    Autor: Hajime Isayama, Ryo Suzukaze, Satoshi Shiki, Thores Shibamoto

    Páginas: 192

    Ano de Publicação: 2021

    Editora: Panini

    Curte o nosso trabalho?

    Se sim, sabe que ser um site independente no Brasil não é fácil. Nossa equipe que trabalha – de forma colaborativa e com muito amor – para trazer conteúdos para você todos os dias, será imensamente grata pela sua colaboração. Conheça mais da nossa campanha no Apoia.se e nos ajude com sua contribuição.

    Nota do público
    Obrigado pelo seu voto

    Artigos relacionados

    Conheça os vampiros mais marcantes da cultura pop

    Os vampiros conquistaram seu lugar de destaque na cultura pop; esses seres sedutores e sombrios continuam a cativar a imaginação do público.

    85 anos da Marvel: Do sucesso dos quadrinhos à gigante da indústria cinematográfica

    Há 85 anos, a Marvel Comics estreava no mundo das HQs e dos super-heróis. Conheça a história de uma das marcas mais famosas da cultura pop!

    Rhino: Conheça o vilão presente no live-action de Kraven, o Caçador

    Aleksei Sytsevich também conhecido como Rhino tem uma força e durabilidade incríveis e inimigo de longa data do Homem-Aranha e do Hulk.

    Quando Doutor Destino se Torna Herói: A história do Infame Homem de Ferro

    Embora O Infame Homem de Ferro esteja sendo mencionado sobre o retorno de Robert Downey Jr. como Doutor Destino, a trama é inversa. Entenda!