TBT #207 | Velozes e Furiosos (2001, Rob Cohen)

    Velozes e Furiosos é uma das franquias mais famosas do cinema. Mas não pela qualidade de seus longas, mas pelas cenas de ação absurdas e incessantes, que lançam nossos personagens por tramas que giram em torno – do que já se tornou uma piada entre os fãs da franquia – da família.

    O primeiro filme da franquia alçou Paul Walker e Vin Diesel ao estrelato, e foi um dos longas pelos quais os dois mais ficaram marcados ao longo de suas carreiras. A produção conta uma história de ação na qual um policial infiltrado precisa prender ladrões de carga, mas as linhas entre bem e mal são mais complexas do que os personagens imaginam em um primeiro momento.

    SINOPSE

    Brian O’Conner (Paul Walker) é um policial que se infiltra no submundo dos rachas de rua para investigar uma série de furtos. Enquanto tenta ganhar o respeito e a confiança do líder Dominic Toretto (Vin Diesel), ele corre o risco de ser desmascarado.

    ANÁLISE

    Velozes e Furiosos

    Olhando para trás, é possível entender que o longa foi um dos muitos retratos de uma época, ainda que fraco se o compararmos com os padrões do cinema atual, o longa fez com que muitos se inspirassem nele. Longas como Carga Explosiva (2002), Uma Saída de Mestre (2003) e xXx (2005) nos lançaram por sequências de ação incessantes na tentativa de repetir o sucesso de arrecadação de Velozes e Furiosos. Ouso dizer também que até uma das mais famosas franquias de corrida dos videogames, Need For Speed, foi inspirada no longa dirigido por Rob Cohen.

    No longa, acompanhamos a vida do policial infiltrado Bian O’Conner, que recebe uma missão difícil, se infiltrar na gangue de Dominic Toretto e derrubá-los por dentro.

    O longa se caracteriza por mostrar não apenas indivíduos à margem da lei, mas também por mostrar algo que se tornou bem comum de se ver fora das telas em um período dos anos 2000, os rachas, pegas – as corridas ilegais.

    Com uma história que culmina em um arco que deixa muito em aberto, testemunhamos o início de uma parceria entre Diesel e Paul Walker que se estendeu até o 7º filme da franquia, o último de Walker em vida.

    Os dois atores, pareciam fazer parte de uma família dentro e fora dos cinemas. Fazendo parcerias e tendo atuado juntos em diversos momentos de suas carreiras, Walker e Diesel mudaram de certa forma o cinema de ação com suas sequências que desafiavam a física, e a realidade.

    VEREDITO

    Com sequências de ação menores do que as que viriam a fazer parte da franquia no futuro, Velozes e Furiosos nos lança por uma trama de respeito mostrando que família vai além do sangue.

    A franquia Velozes e Furiosos está disponível no Star+ e conta com todos os filmes na plataforma.

    Nossa nota

    4,5 / 5,0

    Confira o trailer do longa:

    Inscreva-se no YouTube do Feededigno

    Assista às nossas análises de filmes, séries, games e livros em nosso canal no YouTubeClique aqui e inscreva-se para acompanhar todas as semanas nossos conteúdos também por lá!

    Artigos relacionados

    Filmes inspirados em eventos reais que você vai querer ver para acreditar

    Existem muitas opções disponíveis, mas selecionamos uma lista de 7 filmes inspirados em histórias verdadeiras e que valem a pena.

    TBT #280 | ‘Janela Indiscreta’ é um filme de suspense à frente de seu tempo

    Janela Indiscreta é estrelado por James Stewart e Grace Kelly e é um dos maiores filmes de suspense de seu tempo, brincando sempre com nossa perspectiva do real e irreal.

    Planeta dos Macacos: O Reinado | Conheça os personagens

    Planeta dos Macacos: O Reinado está disponível nos cinemas. Conheça os personagens principais dessa nova aventura!

    TBT #279 | ‘Família do Bagulho’ é comédia sobre absurdos que diverte

    Família do Bagulho diverte, e é o TBT dessa semana. O longa diverte e mostra o quão absurda a trama pode ser se encarada levemente.