CRÍTICA – Star Wars Jedi: Survivor (2023, Electronic Arts)

    Star Wars é uma franquia que realizou alguns excelentes jogos durante a sua existência, tornando-se uma marca mundialmente conhecida em diversos espaços. Dentre os seus melhores produtos Jedi: Fallen Order é um deles e, recentemente, sua sequência Star Wars Jedi: Survivor chega para a nova geração.

    O jogo de ação, aventura e com elementos de souslike é desenvolvido pela Respawn Entretainment e publicado pela Electronic Arts, sendo lançado em 28 de abril para PlayStation 5, Xbox Series X | S e PC.

    O anúncio do título ocorreu em meados de 2022, tendo suas primeiras imagens reveladas durante o The Game Awards do mesmo ano. Assim se tornando um dos títulos com uma grande expectativa para este ano.

    SINOPSE

    Os tempos sombrios se aproximam enquanto Cal Kestis procura um porto seguro longe do alcance do Império.

    Cinco anos após os eventos de Star Wars Jedi: Fallen Order, um Cal Kestis mais maduro deve olhar além de seu sabre de luz para encontrar seu destino nas sombras do Império.

    PUBLICAÇÃO RELACIONADA | Star Wars: Conheça Cal Kestis, Jedi de Fallen Order

    ANÁLISE

    Star Wars: Jedi Survivor é título que consegue cumprir com as expectativas, aprimorando as mecânicas de jogo que são conhecidas e acrescentando novas. Desta forma acredito que seja o melhor produto da franquia nesta mídia.

    Começando pelos aspectos de jogabilidade, o novo game não tem uma ampla modificação, mas melhoria que enfatizam a fluidez mecânica em relação ao seu antecessor. Tendo evoluído nos quesitos de exploração de mapa, combate e compreensão do que realizar para acessar novos pontos dos locais disponíveis.

    A navegação do mapa ainda continua caótica em alguns momentos, mas teve uma relativa melhoria com a assistência de navegação. Sendo assim ligeiramente mais fácil de compreender a sua localização e qual o próximo passo a seguir, seja para realizar uma tarefa da história ou uma missão secundária denominada de rumor.

    Ainda sobre as áreas do mapa elas são mais vastas, permitindo a exploração livre e com uma grande diversidade de colecionáveis e tarefas secundárias. Algo que incentiva o jogador a conhecer todos estes locais, garantindo uma extensão de suas horas de jogo, mas não de forma monótona.

    A customização de personagem é muito melhor em relação ao seu antecessor, separada por peças de roupas, cabelo e barba que possuem uma grande variedade, além de se realizar diferentes combinações entre as peças. Além de modificar o BD-1, companheiro de Cal, o sabre de luz também teve novas melhorias de customização, sendo um dos elementos estéticos mais notáveis do jogo.

    As melhorias de luta são interessantes, agora separadas em posturas que podem variar-se entre ataques próximos e a distância. Destaca-se a postura que se usa um blaster, algo completamente novo se tratando de variações de combate na franquia, sendo possível utilizar duas dentre as quatro disponíveis.

    Como experiência, esta é a melhor aventura jogável da franquia, sendo divertido combater Stormtroopes, criaturas gigantes e até mesmo boss fights que são desafiadores. Desta forma, tanto para fãs como gamers, é uma excelente pedida tratando-se de jogos de franquias.

    Em relação aos gráficos, o jogo é visualmente impressionante, com paisagens tão lindas quanto seu antecessor. Mesmo assim alguns problemas acabam sendo recorrentes; como inimigos subitamente sumirem ou algum elemento do personagem simplesmente desaparecer.

    Em aspectos narrativos é uma história muito mais robusta, abordando mais detalhes sobre a Era Imperial, um período que pode ser muito rico e contar diferentes histórias. Cal é um personagem mais maduro e a sua conexão com seus amigos, aqueles que já possui e os que encontra ao longo de sua jornada, é um elemento que abraça o que existe de melhor em Star Wars.

    VEREDITO

    Apesar de um problema gráfico aqui ou ali, Star Wars Jedi: Survivor é o melhor jogo já realizado tratando-se da franquia de sucesso que iniciou-se com os filmes de George Lucas. O título conta com excelentes easter eggs, uma boa jogabilidade, melhorias mecânicas significativas e uma excelente experiência de jogo.

    Nossa nota

    4,0 / 5,0

    Assista ao trailer oficial de divulgação:

    Star Wars Jedi: Survivor está disponível para PlayStation 5, Xbox Series X | S e PC.

    Acompanhe as lives do Feededigno na Twitch

    Estamos na Twitch transmitindo gameplays semanais de jogos para os principais consoles e PC. Por lá, você confere conteúdos sobre lançamentos, jogos populares e games clássicos todas as semanas.

    Curte os conteúdos e lives do Feededigno? Então considere ser um sub na nossa Twitch sem pagar nada por isso. Clique aqui e saiba como.

    Artigos relacionados

    EU CURTO JOGO VÉIO #11 | ‘The Legend of Zelda: Ocarina of Time’ é brilhante clássico atemporal

    The Legend of Zelda: Ocarina of Time é um game de aventura atemporal que merece ser revisitado, independente de quanto tempo passe.

    CRÍTICA: ‘Endless Ocean Luminous’ é um lindo, porém frustrante game de exploração marítima

    Endless Ocean Luminous é o game Nintendo em parceria com a Arika. O game nos coloca no controle de um mergulhador não tão experiente.

    CRÍTICA: ‘Children of the Sun’ é tps com puzzle eletrizante e desafiador

    Children of the Sun é um dos mais curiosos games de tps e puzzle já lançados. Instigante e desafiador do início ao fim, controlamos a Garota.

    CRÍTICA: ‘Another Crab’s Treasure’ é um tesouro dos indies souls-like

    Another's Crab Treasure é o mais novo game da AggroCrabGames, o game é um charmoso souls-like de um caranguejo.