Do Magnavox Odyssey ao Xbox Series X: Conheça a história do videogame

    Confira a evolução dos videogames na linha do tempo com os principais consoles já lançados.

    Desde os primórdios do entretenimento digital até a era dos consoles de última geração, a história do videogame é uma jornada incrível que moveu milhares de apaixonados durante muitos anos – mais precisamente desde 1972, com a criação do primeiro console.

    Com o passar do tempo, a indústria do videogame continua a surpreender com novas tecnologias como realidade virtual, jogos hospedados na nuvem e inteligência artificial.

    A história do videogame é uma narrativa de inovação, competição e evolução constante. Dos primeiros pixels ao realismo impressionante dos dias de hoje, cada era trouxe novas experiências e desafios. 

    Mas, afinal, quando foi o primeiro start? Aperte o play na leitura para entender tudo sobre essa trajetória digital e as transformações dos consoles na linha do tempo!

    A evolução dos videogames

    O nascimento dos pixels: Magnavox Odyssey

    A história do videogame começou em 1972 com o Magnavox Odyssey, o primeiro console doméstico comercializado. Desenvolvido por Ralph Baer, esse modesto sistema exibia gráficos simples em preto e branco, mas marcou o início de uma revolução.

    Seu jogo mais famoso era o ping-pong, e, além de ser alimentado por bateria, ele vinha com dados e planilhas de pontuação, pois o jogador precisava anotar tudo manualmente. Apesar disso, o Odyssey teve 350 mil unidades vendidas.

    Os Arcades

    A década de 1970 viu a ascensão dos arcades e a fundação da Atari com jogos como Pong, que trouxe o ping-pong digital para os salões de fliperama. Logo depois, o lançamento do Atari 2600 como primeiro console doméstico popular revolucionou a indústria de games, com Space Invaders, Donkey Kong e Pac-Man.

    A era dos consoles da quinta geração

    Em 1980, a Nintendo foi lançada no Japão, e a partir daí uma série de outros consoles renomados foram ganhando destaque durante a década de 80 e 90, como: Super Nintendo, Mega Drive, Game Boy, PlayStation, Nintendo 64, Sega Saturn e muitos outros. 

    O motivo disso foi a democratização da internet e suas funcionalidades de conexão, como o Windows 95 e os CDs.

    Em relação aos jogos, o PlayStation, da Sony, lançou o inovador Final Fantasy VII, em 1997, enquanto a Nintendo trouxe Super Mario 64, e a Sega, o Sonic.

    Os videogames a partir dos anos 2000

    Do início dos anos 2000 até os dias atuais, presenciamos o lançamento dos consoles da sexta, sétima, oitava e nona geração. Eles são reconhecidos pelos avanços tecnológicos, como experiência imersiva 4K, realidade aumentada e muitas outras inovações.

    Dentre os principais, podemos citar: o PlayStation, da versão 2 até a mais atual e avançada 5; o Wii U; os Nintendo Switch OLED e Lite; e os famosos Xbox, da Microsoft, em seus modelos Xbox 360, Xbox One e Xbox Series X | S.

    Inscreva-se no YouTube do Feededigno

    Assista às nossas análises de filmes, séries, games e livros em nosso canal no YouTubeClique aqui e inscreva-se para acompanhar todas as semanas nossos conteúdos também por lá!

    Artigos relacionados

    EU CURTO JOGO VÉIO #43 | ‘Tom Clancy’s The Division’ o apocalipse continua vivo

    The Division é um dos games da franquia de Tom Clancy que nos leva por uma América destruída. Depende de nós seguir diante a destruição.

    CRÍTICA: ‘Clair Obscur: Expedition 33’ transforma o fim da vida em arte e entrega o RPG mais inesquecível do ano

    Clair Obscur: Expedition 33 surpreende por sua proposta narrativa e desafia por sua jogabilidade intensa. Confira o que achamos do game.

    5 principais sinais de alerta no comércio de skins de CS2

    Uma vasta economia virtual há muito tempo se formou em torno das skins no CS2, mas cuidados são necessários para não cair em armadilhas!

    Confira os lançamentos de games de maio!

    Maio chega repleto de games para o PC. Confira os principais lançamentos do mês para todas as plataformas.