Brendan Fraser: Conheça o ator e seus melhores trabalhos

    Brendan James Fraser é um ator americano-canadense conhecido por seus papéis principais em blockbusters, comédias, e filmes dramáticos. Muito conhecido pela franquia de filmes A Múmia, o ator passou anos sumido dos holofotes de Hollywood e agora retorna como um dos favoritos ao Oscar na categoria de Melhor Ator, por sua atuação em A Baleia.

    INFÂNCIA

    Fraser, o caçula de quatro meninos, nasceu em dezembro de 1968, em Indianápolis, Indiana, filho dos pais canadenses Carol Mary e Peter Fraser. Sua mãe era conselheira de vendas e seu pai era um ex-jornalista que trabalhava como oficial do serviço estrangeiro canadense para o Escritório de Turismo do Governo. Brendan Fraser tem ascendência irlandesa, escocesa, alemã, tcheca e franco-canadense.

    A família de Fraser mudou-se frequentemente durante sua infância, morando em Eureka, Califórnia; Seattle, Washington; Ottawa, Ontário; Países Baixos e Suíça. Durante as férias em Londres, assistiu ao seu primeiro espetáculo de teatro profissional no West End, o que deu início ao seu interesse pela atuação.

    Ele começou a atuar em uma pequena faculdade de atuação na cidade de Nova Iorque e planejava estudar para um Mestrado em Belas Artes em Atuação pela Southern Methodist University, mas parou em Hollywood no caminho e decidiu permanecer lá para trabalhar no cinema.

    FAMÍLIA

    Brendan Fraser e Jeanne Moore no Tapete Vermelho do BAFTA 2023. (Foto: Jeff Spicer/Getty Images)

    Brendan conheceu a atriz Afton Smith em um churrasco na casa de Winona Ryder no verão de 1993. Eles se casaram em 27 de setembro de 1998 e tiveram três filhos: Griffin Arthur Fraser (nascido em 2002), Holden Fletcher Fraser (nascido em 2004) e Leland Francis Fraser (nascido em 2006).

    Em 2007, o casal anunciou que havia decidido se divorciar.

    Brendan está agora em um relacionamento com Jeanne Moore, uma maquiadora e cabeleireira profissional que mora em Los Angeles e Nova Iorque. Enquanto o casal mantém seu relacionamento em grande parte privado, o casal costuma ser visto junto em tapetes vermelhos e outros eventos.

    CARREIRA

    Brendan Fraser teve sua descoberta em 1992, quando apareceu na comédia O Homem da Califórnia e no drama School Ties. Em 1997, ele estrelou a comédia George, o Rei da Floresta, e então estrelou como Rick O’Connell na trilogia A Múmia, começando em 1999.

    Outros papéis incluíram Deuses e Monstros (1998), Crash – No Limiete (2004), Endiabrado (2000) e Viagem ao Centro da Terra – O Filme (2008).

    Infelizmente, a carreira de Brendan parou no final dos anos 2000, devido a vários problemas de saúde, perdas pessoais e uma agressão sexual supostamente cometida contra ele em 2003 por Philip Berk, então presidente da Associação de Imprensa Estrangeira de Hollywood.

    Em meados da década de 2010, voltou à TV, com papéis em The Affair and Trust. Felizmente, sua carreira teve uma grande reversão na sorte após aparições em Nem Um Passo em Falso, de Steven Soderbergh e A Baleia, de Darren Aronofsky , em 2022. Seu papel neste último foi ovacionado pela crítica especializada e lhe rendeu uma indicação ao Oscar de Melhor Ator.

    OS MELHORES TRABALHOS DE BRENDAN FRASER

    CÓDIGO DE HONRA (1992)

    Em Código de Honra, Fraser vive David Greene, um jogador de futebol que ganha uma bolsa de estudos para frequentar uma das melhores escolas preparatórias na década de 50. Judeu, ele precisa esconder as suas crenças e teme que seus professores e colegas sejam anti-semitas.

    Suas habilidades no campo fazem com que ele rapidamente se torne popular, mas seu segredo não permanece escondido por muito tempo. Ao descobrirem que David é judeu, seus amigos se voltam contra ele e ele sofre com ameaças violentas e bullying.

    SONHEI CONTIGO (1997)

    Fletcher McBracken é um artista de rua que tem uma premonição. Ele sonha com a mulher com quem supostamente deve casar, assim como seu pai e seu avô também sonharam. Na busca pela garota misteriosa, ele viaja para Los Angeles e reconhece Rosalyn que, por sua vez, almeja casar com um homem rico.

    Quando ela descobre que Fletcher, na verdade, é pobre, ela já está apaixonada por ele. Porém, será que o romance dos dois vai dar certo? Você terá que assistir para descobrir!

    A MÚMIA (1999)

    É impossível falar sobre a carreira de Brendan Fraser sem citar A Múmia, filme de 1992. Com uma bilheteria de mais de US $ 416 milhões, o filme se tornou um verdadeiro clássico do cinema e é aclamado até os dias atuais, mesmo 23 anos após sua estreia.

    A aventura influenciou muitos filmes lançados recentemente, como Uncharted e Jungle Cruise, sendo pioneira no gênero de caças a tesouros.

    O RETORNO DA MÚMIA (2001)

    Com o sucesso de bilheteria de A Múmia já era esperada uma sequência para o filme, e apesar de não ser uma obra-prima da Sétima Arte, o longa é importante para o cinema ao reforçar o carisma de Brendan Fraser como “a versão cômica do Indiana Jones” e uma dos piores trabalhos de CGI ao termos Dwayne Jhonson como o Escorpião Rei; bom, se bem que certamente ele já passou o título de pior CGI do cinema.

    SINOPSE

    Em Londres, dentro de uma sombria câmara do Museu Britânico, está para renascer uma antiga força do terror. É 1933, o ano do Escorpião. Faz dez anos desde que o corajoso Rick O’Connell (Brendan Fraser) e a egiptóloga Evelyn (Rachel Weisz) lutaram por suas vidas contra Imhotep (Arnold Vosloo), um inimigo com 3.000 anos. Agora Rick e Evelyn estão casados e moram em Londres, juntamente com seu filho, Alex (Freddie Boath), que tem oito anos. Vários eventos culminam com a descoberta do corpo de Imhotep ressuscitado, graças à ajuda da reencarnação de sua amada do antigo Egito, Anck-Su-Naman (Patricia Velazquez), que matou e morreu por ele. Assim, a múmia volta a vagar pela Terra, determinada em concretizar sua busca pela imortalidade. Porém, outra força também está à solta no mundo, o Escorpião Rei (Dwayne Johnson), que nasceu dos obscuros rituais do misticismo egípcio e é ainda mais poderoso que Imhotep.

    CRASH – NO LIMITE (2004)

    Dirigido pelo cineasta e roteirista canadense Paul Haggis, o vencedor do Oscar de Melhor filme no ano de 2006 nos mostra histórias de alguns moradores de Los Angeles, de variadas origens étnicas que acabam sendo interligados por um acontecimento que gera enormes tensões aos envolvidos.

    Além de Fraser, grandes estrelas participam do elenco: Sandra Bullock, Matt Dillon, Thandiwe Newton, Terrence Howard, Jennifer Esposito e mais!

    SINOPSE

    Jean Cabot (Sandra Bullock) é a rica e mimada esposa de um promotor, em uma cidade ao sul da Califórnia. Ela tem seu carro de luxo roubado por dois assaltantes negros. O roubo culmina num acidente que acaba por aproximar habitantes de diversas origens étnicas e classes sociais de Los Angeles: um veterano policial racista, um detetive negro e seu irmão traficante de drogas, um bem-sucedido diretor de cinema e sua esposa, e um imigrante iraniano e sua filha.

    O ÚLTIMO GOLPE (2014)

    Dirigido por Michael Caleo e estrelado por Amber Valletta, Brendan Fraser e Michael Keaton.

    SINOPSE

    Ao apaixonar-se por Belisa (Amber Valletta), noiva de Jamie (Brendan Fraser), seu colega de trabalho , o cínico vendedor Ted Riker (Michael Keaton) redescobre o prazer da vida. Enquanto isso, Jamie, recém-chegado do meio oeste, descobre que a vida em Nova Iorque não é tão fácil quanto ele imaginou.

    NEM UM PASSO EM FALSO (2021)

    Dirigido por Steven Soderbergh (Onze Homens e um Segredo), Nem Um Passo em Falso foi um dos primeiros trabalhos da retomada de carreira de Brendan Fraser depois de anos afastado das grandes produções. Com um elenco incrível, o filme mergulha no submundo do crime com uma pegada um pouco diferente dos clássicos das histórias de máfia.

    Na trama, um grupo de criminosos é contratado para roubar um documento. Só que o trabalho dá errado e eles precisam descobrir quem os contratou e o porquê disso tudo – sob o risco de morrerem sem nem saberem os motivos.

    E embora não seja um dos protagonistas, o retorno de Fraser é bem marcante.

    A BALEIA (2022)

    A Baleia

    Após o eletrizante Mãe! (2017), Darren Aronofsky co-produziu longas que geraram burburinho, como Enfermeiro da Noite para a Netflix. Mas nada se compara ao que o diretor conseguiu ao lado de Brendan Fraser em A Baleia. O longa da A24 é baseado na peça homônima escrita por Samuel D. Hunter, além de estrelado pelo adorado ator da franquia A Múmia, dos anos 2000; que nos leva nesta produção por uma viagem tocante, emocionalmente estafante e dramática.

    SINOPSE

    Em A Baleia, acompanhamos a história de um professor de inglês e seu relacionamento fragilizado com sua filha, Ellie (Sadie Sink). Charlie (Brendan Fraser) é um professor de inglês recluso, que vive com obesidade severa e luta contra um transtorno de compulsão alimentar. Ele dá aulas online, mas sempre deixa a webcam desligada, com medo de sua aparência. Apesar de viver sozinho, ele é cuidado pela sua amiga e enfermeira, Liz (Hong Chau).

    PUBLICAÇÃO RELACIONADA | CRÍTICA – A Baleia (2023, Darren Aronofsky)


    Inscreva-se no YouTube do Feededigno

    Assista às nossas análises de filmes, séries, games e livros em nosso canal no YouTubeClique aqui e inscreva-se para acompanhar todas as semanas nossos conteúdos também por lá!

    Artigos relacionados

    Lançamentos Netflix: Veja o que chega em dezembro

    Dezembro já está chegando e nada melhor que ficar por dentro dos próximos lançamentos Netflix! Veja as produções da gigante do streaming.

    Lançamentos Netflix: Veja o que chega em novembro

    Novembro já está chegando e nada melhor que ficar por dentro dos próximos lançamentos Netflix! Veja as produções da gigante do streaming.

    Lançamentos Netflix: Veja o que chega em outubro

    Outubro já está chegando e nada melhor que ficar por dentro dos próximos lançamentos Netflix! Veja as produções da gigante do streaming.

    Maggie Smith: Conheça a atriz e seus 10 melhores trabalhos

    Muito conhecida por seu papel na franquia Harry Potter ao interpretar a Profª Minerva McGonagall, Maggie Smith faleceu hoje, aos 89 anos.