Início SÉRIE Artigo Cidade Invisível: Conheça as lendas do folclore brasileiro na série

Cidade Invisível: Conheça as lendas do folclore brasileiro na série

Cidade Invisível foi uma das grandes surpresas na Netflix, pois trouxe uma boa história com lendas brasileiras. Traremos aqui hoje uma lista com as criaturas míticas da série.

PUBLICAÇÃO RELACIONADA | CRÍTICA – Cidade Invisível (1ª temporada, 2021, Netflix)

A lista abaixo possui alguns spoilers da série, ou seja, leia por sua conta em risco!

BOTO COR-DE-ROSA

Cidade Invisível

De origem indígena, o Boto Cor-de-Rosa é um ser que se transforma em um homem nas noites de lua cheia com o intuito de atrair mulheres inocentes. Depois de engravidá-las, ele vai embora de volta para o rio, assumindo novamente seu corpo animal.

Em Cidade Invisível, o Boto é vivido por Victor Sparapane, sendo chamado de Manaus, fazendo uma alusão ao Estado do Amazonas, local onde a lenda do Boto nasceu.

CORPO-SECO

Cidade Invisível

O Corpo-Seco é uma lenda brasileira sinistra, pois se trata de uma pessoa que foi tão cruel em vida que teve seu corpo rejeitado pelo Céu e pelo Inferno, vagando eternamente pela Terra sem rumo. Na trama de Cidade Invisível, existiram algumas modificações, uma vez que o Corpo-Seco é um espírito possessor que está perseguindo outras criaturas em busca de vingança após ser morto pelo Curupira.

No seriado, Eduardo Chagas interpreta o vilão em vida com seu personagem chamado Antunes, um caçador sem escrúpulos.

CUCA

Cuidado com a Cuca! Alessandra Negrini dá vida a uma das lenas mais icônicas do folclore brasuca. A bruxa com corpo de jacaré vem buscar as crianças levadas e aparece a cada sete anos depois de um sono profundo. Ela possui cânticos assustadores que servem para que os pequenos durmam logo sem desobedecer seus pais.

Na série, ela é uma das criaturas mais poderosas, visto que lidera os outros seres místicos. A vilã já havia ganho notoriedade por ser uma das principais personagens do Sítio do Pica-Pau Amarelo de Monteiro Lobato, sendo bastante importante para as histórias do autor.

CURUPIRA

Com os pés virados para trás, cabelo de fogo e uma força notável, o Curupira é um dos seres mitológicos brasileiros mais poderosos e é um dos mais interessantes de Cidade Invisível.

Protetor das florestas, foi responsável por assassinar Antunes com sua lança. Desde então vive como indigente no Rio de Janeiro. O Curupira é interpretado por Fábio Lago, mais conhecido como Baiano em Tropa de Elite.

IARA

Cidade Invisível

Iara ou Yara é uma bela mulher guerreira que sofria muito com a inveja de seus irmão, visto que ela era muito imponente em sua tribo. Após tentar matá-la, sem sucesso no combate, os irmãos de Iara acabam sendo mortos pela jovem guerreira. Ao saber do embate, o pai de Iara a joga no mar para morrer.

Entretanto, os peixes acabaram salvando-a, lhe transformando em uma sereia. Seu canto atrai os homens para a morte e, caso consigam escapar dos encantos dela, eles ficam loucos em estado de choque eterno, somente sendo curados por um pajé. Jéssica Corés interpreta a personagem na série.

SACI-PERERÊ

Cidade Invisível

Com uma perna só, gorro, cachimbo e muitas travessuras, o Saci-Pererê é uma das maiores lendas do folclore nacional, pois sua fama é conhecida em todo o país. 

No seriado da Netflix, a sua adaptação é curiosa, uma vez que o Saci é um garoto de rua que usa uma prótese na perna. O gorro foi substituído por uma bandana, algo bastante criativo.

O Saci é um personagem bastante conhecido também por conta das histórias de Monteiro Lobato, assim como a Cuca, por exemplo. Ele é interpretado por Wesley Guimarães e seu nome é Isac, um anagrama para Saci.

TUTU MARAMBÁ

Tutu Marambá ou Tutu na série é o personagem mais intrigante, visto que sua origem não é especificamente brasileira. Da espécie dos bichos papões, o Tutu Marambá vem da África, sendo uma espécie de porco do mato.

Todavia, ele não tem uma forma definida, algo bastante curioso e ousado para a escolha do personagem. Em diversos momentos os espectadores acreditaram que a criatura interpretada por Jimmy London fosse o Boitatá, mas foi confirmado que ele era o monstro africano.

Cidade Invisível está disponível no catálogo da Netflix e ainda não temos uma previsão para a segunda temporada, embora tenha muito material, aguardamos a segunda temporada para termos ainda mais diversão. 

E vocês, gostaram da série? Comentem!

Confira o trailer:

Curte nosso trabalho? Que tal nos ajudar a mantê-lo?

Ser um site independente no Brasil não é fácil. Nossa equipe que trabalha – de forma colaborativa e com muito amor – para trazer conteúdos para você todos os dias, será imensamente grata pela sua colaboração. Conheça mais da nossa campanha no Apoia.se e nos ajude com sua contribuição.