Início QUADRINHOS Artigo Agatha Harkness: Conheça a poderosa bruxa da Marvel

Agatha Harkness: Conheça a poderosa bruxa da Marvel

Conheça Agatha Harkness, a poderosa bruxa da Marvel

Agatha Harkness é uma personagem da Marvel Comics muito conhecida por ser retratada como uma das bruxas originais dos julgamentos em Salem, Massachusetts. Sua primeira aparição foi na HQ Fantastic Four #94 em janeiro de 1970 e foi criada por Stan Lee e Jack Kirby.

ORIGEM

Agatha surgiu como a babá de Franklin Richards, filho de Sue Storm e Reed Richards. A então “babá” em certo momento se defendeu e derrotou um grupo de vilões conhecidos como Os Quatro Terríveis que tinham como missão sequestrar Franklin.

Após esse acontecimento, a mesma revelou para o Quarteto Fantástico que era uma bruxa. Em uma futura batalha contra o Aniquilador, Agatha Harkness ajudou o Quarteto Fantástico a derrotar o vilão desempenhando um grande papel na luta.

Mais tarde Harkness foi revelada como membro da anteriormente desconhecida Nova Salem, Colorado, uma colônia de bruxas da qual ela havia sido a líder. Nicholas Scratch (seu filho) estava por trás de todo um esquema que causaria a morte de Agatha.

Scratch havia assumido o controle da cidade e convencido seus habitantes de que Agatha Harkness havia traído os segredos da comunidade trabalhando para o Quarteto Fantástico. Ela foi sequestrada e levada de volta para a comunidade, junto com Franklin, para que pudesse ser julgada. Logo o Quarteto Fantástico os seguiu e entrou em conflito com Os Sete de Salem (netos de Agatha e filhos de Nicholas Scratch).

O Quarteto Fantástico os derrotou e libertou Harkness. No processo, a maldade de Scratch foi revelada à comunidade de Nova Salem e ele foi banido para outra dimensão.

PODERES E HABILIDADES

Agatha Harkness era uma das bruxas mais poderosas da Marvel. Ela afirmou ter idade suficiente para se lembrar da queda de Atlantis, há mais de 10.000 anos atrás, e ganhou imortalidade através da magia proibida; porém a idade de Agatha reduz sua capacidade de realizar tarefas físicas extenuantes.

Agatha tem a habilidade de manipular forças mágicas para uma série de efeitos, incluindo teletransporte, projeção de energia e derivação de energia extra-dimensional invocando entidades ou objetos de poder existentes em dimensões tangenciais à da Terra por meio da recitação de feitiços.

Harkness também tem as habilidades de mesmerismo, projeção de pensamento, projeção de ilusão, intelecto avançado e um vasto conhecimento da tradição mágica.

EQUIPES E PARCERIAS

Os Sete de Salem: Brutacus, Vakume,Thornn, Reptilla, Gazelle, Vertigo e Hydron.

Eventualmente, Os Sete de Salem assumiram novamente o controle da comunidade de Nova Salem e sua primeira missão foi capturar Agatha Harkness e matá-la queimando-a na fogueira, mas ao ser morta, Agatha havia tornado sua presença conhecida para Wanda Maximoff no que parecia ser uma forma astral pós-morte.

PUBLICAÇÃO RELACIONADA | Conheça Wanda Maximoff, a Feiticeira Escarlate

Em uma batalha que se seguiu entre a Feiticeira Escarlate e Os Sete de Salem, todas as energias da comunidade foram atraídas para a Vertigem dos Sete, que perdeu o controle deles. Wanda conseguiu capturar parte da energia e canalizá-la para longe, mas a cidade inteira ainda foi dizimada.

Seguindo dicas da forma astral de Agatha, Wanda Maximoff canalizou a energia restante para engravidar de seus filhos.

Mais tarde, Harkness ressurgiu, viva e bem, como se nada tivesse acontecido, quando os filhos pequenos de Wanda começaram a exibir um comportamento estranho (desaparecendo por breves períodos de tempo) e a Feiticeira Escarlate tornou-se instável após o desmantelamento de seu marido, Visão; porém, Agatha Harkness não deu nenhuma explicação para seu retorno.

PUBLICAÇÃO RELACIONADA | Conheça Visão, o sintozoide da Marvel

Depois que Mephisto afirmou que os filhos de Wanda Maximoff eram na verdade fragmentos de sua própria alma e os reabsorveu, Agatha foi a responsável por apagar a memória de Wanda, fazendo-a se esquecer de seus filhos, em uma tentativa de ajudá-la a lidar com o trauma.

PUBLICAÇÕES RELACIONADAS:

Conheça Wiccano, o filho da Feiticeira Escarlate

Conheço Célere, um dos gêmeos de Wanda Maximoff

Após algum tempo, Harkness teve que devolver essas memórias para Wanda, quando a mesma se tornou um peão em uma trama complexa de Immortus. Além disso, Agatha ainda ajudou os Vingadores a derrotar o vilão.

CURIOSIDADES

Agatha Harkness tem um familiar mágico chamado Ebony, um gato de estimação com a habilidade de sentir a presença de outros seres místicos e se transformar em uma pantera grande e feroz; mas o sacrificou para ganhar poderes precognitivos.

Agatha é tão velha, que se lembra de coisas que aconteceram 500 anos antes de Atlantis afundar, em 10.500 a.C.

OUTRAS MÍDIAS

Agnes (Kathryn Hahn) com seu coelho chamado… Scratch!

Harkness apareceu em alguns episódios do desenho animado X-Men: Evolution e apareceu uma única vez na tem série animada The Avengers: United They Stand.

Nada foi confirmado ainda, mas acredita-se que Agnes, a vizinha intrometida de Wanda (Elizabeth Olsen) e Visão (Paul Bettany) na série WandaVision seja na verdade Agatha Harkness, a personagem está sendo interpretada pela atriz Kathryn Hahn.

Antes de ir embora, veja isso: Conheça nossa página especial com tudo sobre WandaVision, série original do Disney+.

Curte nosso trabalho? Que tal nos ajudar a mantê-lo?

Ser um site independente no Brasil não é fácil. Nossa equipe que trabalha – de forma colaborativa e com muito amor – para trazer conteúdos para você todos os dias, será imensamente grata pela sua colaboração. Conheça mais da nossa campanha no Apoia.se e nos ajude com sua contribuição.

Artigo anteriorHenry Cavill: Conheça o ator e seus 10 melhores trabalhos
Próximo artigoCRÍTICA – Destruição Final: O Último Refúgio (2020, Ric Roman Waugh)
Oi, meu nome é Matheus e amo muito tudo que envolve heróis, poderes e afins. Sou extrovertido e dedicado em tudo que me interessa.