Início QUADRINHOS Artigo Visão: Conheça o sintozoide da Marvel

Visão: Conheça o sintozoide da Marvel

Visão: Conheça o sintetizoide da Marvel, que será destaque em WandaVision

O Visão é um super androide e membro dos Vingadores que foi criado por Roy Thomas, Stan Lee e John Buscema e teve sua estreia na HQ The Avengers #57 – Behold… the Vision em Outubro de 1968.

ORIGEM

Visão foi criado pelo robô e também vilão Ultron, ele é um tipo de androide que por vezes é chamado de “Sintozoide”. Ultron envia seu novo servo para levar Os Vingadores em uma armadilha. E a Vespa é a primeira a encontrar o Sintozóide, e descreve-o como uma “visão” ao tentar escapar do tal.

Adotando o nome, Visão é convencido pelos Vingadores a se voltar contra Ultron. Depois de aprender como Ultron o criou, usando os padrões cerebrais do então falecido Simon Williams (Magnum), o personagem se torna um membro da equipe.

Inicialmente, a equipe acreditava que o corpo do Visão havia sido criado a partir do androide Tocha Humana. Mais tarde Os Vingadores descobrem que o Senhor do Tempo, Immortus, usou o poder do Cristal da Eternidade para dividir o androide Tocha Humana em duas entidades – um corpo permaneceu como o Tocha Humana, enquanto Ultron reconstruiu o outro como o Visão.

Toda essa separação de alma era um plano do Senhor do Tempo para que Visão tivesse um relacionamento com a Feiticeira Escarlate que a impediria de ter filhos, já que seu nível de poder significava que qualquer filho que ela pudesse ter poderia ameaçar os seres cósmicos do Universo Marvel.

PUBLICAÇÃO RELACIONADA | Conheça Wanda Maximoff, a Feiticeira Escarlate

O plano de Immortus falha e os frutos desse relacionamento são os gêmeos William e Thomas.

PUBLICAÇÃO RELACIONADA | Conheça Wiccano, o filho de Wanda e Visão

Visão já foi montado e desmontado várias vezes por Ultron, Doutor Hank Pym e outras divindades místicas do Universo Marvel, em uma dessas vezes ele recupera suas emoções, adotando novos padrões cerebrais do falecido cientista Alex Lipton e ganha um novo corpo que se assemelha ao seu original. Além disso, os padrões cerebrais de Simon Williams gradualmente ressurgem e se fundem com os padrões de Lipton, restaurando totalmente sua capacidade de sentir emoções.

PODERES E HABILIDADES

Visão além de ter um intelecto ao nível de gênio com vasta quantidade de informações armazenados em seu cérebro/computador as quais ele pode acessar a qualquer momento, também é capaz de analisar rapidamente grandes quantidades de dados.

Possui super força, sentidos aguçados, scanners ópticos, manipulação holográfica, vigor e fisiologia sobre humana. Seu corpo é feito de nanites que lhe permite se reconstruir ou se regenerar a partir de um único átomo de nanites presentes nos manos-robôs que compõe seu corpo.

Joia Solar na testa da Visão absorve a energia solar ambiente para fornecer a energia necessária para que ele funcione, e ele também é capaz de descarregar essa energia como feixes ópticos; com isso, ele pode disparar feixes de radiação infravermelha e de microondas. 

Em casos extremos, ele pode descarregar esse mesmo poder através da própria Joia Solar, que amplifica seus efeitos destrutivos consideravelmente, embora ao custo de perder a maioria de seus recursos.

Além de ser capaz de manipular a densidade do próprio corpo e voar, Visão pode ler e controlar mentes e absorver conhecimento da mente das pessoas, bem como manipulação tecnológica, que lhe permite invadir e ter acesso a qualquer rede ou sistema.

Visão também tem uma habilidade que ainda não foi muito explorada, o sintozoide tem a incrível capacidade de se transformar em qualquer coisa desde que tenha tido contato visual, fazendo dele um oponente formidável.

EQUIPES

O personagem é comum mente associado aos Vingadores, mas também já fez parte de diversas equipes como: 

  • Arma X
  • Defensores;
  • Guardiões da Galáxia;
  • Guardiões Galáticos;
  • Vingadores da Costa Oeste
  • Vingadores de Ferro;
  • Vingadores Mortos.

Entre outras equipes.

No período que sua programação estava avariada, o viajante do tempo conhecido como Rapaz de Ferro veio ao presente e baixou o programa do Visão, integrando em sua armadura e usando para rastrear a nova geração de Vingadores. Ao transformar sua armadura em um novo Visão, o Rapaz de Ferro a deixa no presente enquanto retorna ao futuro.

Esse novo Visão pertenceu aos Jovens Vingadores em Young Avengers #10 (2005).

CURIOSIDADE

Mesmo que todos associem Visão à Feiticeira Escarlate – com quem teve dois filhos – quando se trata de relacionamento; após os eventos de Guerras Secretas, o personagem se purifica de todas as suas emoções devido ao sofrimento de alucinações de seu passado.

Visão muda-se para os subúrbios e decide começar uma nova família. Usando padrões cerebrais dados voluntariamente a ele por Wanda, ele cria uma esposa sintozoide chamada Virginia e dois filhos chamados Viv Vin.

Após a morte acidental de Vin e o suicídio de VirgíniaVisão segue como integrante ativo dos Vingadores Viv juntou-se à equipe chamada de Campeões.

OUTRAS MÍDIAS

Nos desenhos animados Visão é um dos vários Vingadores que fazem pequenas aparições no série do Quarteto Fantástico (1994), The Avengers: United They Stand, onde é dublado por Ron Rubin, The Avengers: Earth’s Mightiest Heroes, dublado por Peter Jessop, aparece no especial de televisão Lego Marvel Super Heroes: Avengers Reassembled, dublado por JP Karliak e é destaque no episódio “A Friend in Need“, da série Vingadores Unidos, onde é dublado por David Kaye e faz parte dos Poderosos Vingadores.

Nos games, Visão está presente em Marvel: Ultimate Alliance e como personagem jogável nos jogos Capitão América e Os Vingadores, Marvel: Avengers Alliance, Marvel: Contest of Champions, e Marvel Puzzle Quest.

Nos filmes do Universo Cinematográfico Marvel, Visão é interpretado pelo ator Paul Bettany e sua primeira aparição na tela grande foi no filme Vingadores: Era de Ultron (2015).

Seguindo no UCM, o personagem apareceu também nos filmes Capitão América: Guerra Civil (2016) e Vingadores: Guerra Infinita (2018).

Sua próxima aparição será na série do Disney+WandaVision que tem previsão de estreia em janeiro de 2021.