Início QUADRINHOS Artigo Visão: Conheça o sintozoide da Marvel

Visão: Conheça o sintozoide da Marvel

Visão: Conheça o sintetizoide da Marvel, que será destaque em WandaVision

O Visão é um super androide e membro dos Vingadores que foi criado por Roy Thomas, Stan Lee e John Buscema e teve sua estreia na HQ The Avengers #57 – Behold… the Vision, em outubro de 1968.

ORIGEM

Visão foi criado pelo robô e também vilão Ultron, ele é um tipo de androide que por vezes é chamado de “Sintozoide”. Ultron envia seu novo servo para levar Os Vingadores em uma armadilha. E a Vespa é a primeira a encontrar o Sintozóide, e descreve-o como uma “visão” ao tentar escapar do tal.

Adotando o nome, Visão é convencido pelos Vingadores a se voltar contra Ultron. Depois de aprender como Ultron o criou, usando os padrões cerebrais do então falecido Simon Williams (Magnum), o personagem se torna um membro da equipe.

Inicialmente, a equipe acreditava que o corpo do Visão havia sido criado a partir do androide Tocha Humana. Mais tarde Os Vingadores descobrem que o Senhor do Tempo, Immortus, usou o poder do Cristal da Eternidade para dividir o androide Tocha Humana em duas entidades – um corpo permaneceu como o Tocha Humana, enquanto Ultron reconstruiu o outro como o Visão.

Toda essa separação de alma era um plano do Senhor do Tempo para que Visão tivesse um relacionamento com a Feiticeira Escarlate que a impediria de ter filhos, já que seu nível de poder significava que qualquer filho que ela pudesse ter poderia ameaçar os seres cósmicos do Universo Marvel.

Tudo sobre WandaVision, série do Universo Marvel original do DIsney+

O plano de Immortus falha e os frutos desse relacionamento são os gêmeos William e Thomas.

Visão já foi montado e desmontado várias vezes por Ultron, Doutor Hank Pym e outras divindades místicas do Universo Marvel, em uma dessas vezes ele recupera suas emoções, adotando novos padrões cerebrais do falecido cientista Alex Lipton e ganha um novo corpo que se assemelha ao seu original. Além disso, os padrões cerebrais de Simon Williams gradualmente ressurgem e se fundem com os padrões de Lipton, restaurando totalmente sua capacidade de sentir emoções.

PODERES E HABILIDADES

Visão além de ter um intelecto ao nível de gênio com vasta quantidade de informações armazenados em seu cérebro/computador as quais ele pode acessar a qualquer momento, também é capaz de analisar rapidamente grandes quantidades de dados.

Possui super força, sentidos aguçados, scanners ópticos, manipulação holográfica, vigor e fisiologia sobre humana. Seu corpo é feito de nanites que lhe permite se reconstruir ou se regenerar a partir de um único átomo de nanites presentes nos manos-robôs que compõe seu corpo.

Joia Solar na testa da Visão absorve a energia solar ambiente para fornecer a energia necessária para que ele funcione, e ele também é capaz de descarregar essa energia como feixes ópticos; com isso, ele pode disparar feixes de radiação infravermelha e de microondas. 

Em casos extremos, ele pode descarregar esse mesmo poder através da própria Joia Solar, que amplifica seus efeitos destrutivos consideravelmente, embora ao custo de perder a maioria de seus recursos.

Além de ser capaz de manipular a densidade do próprio corpo e voar, Visão pode ler e controlar mentes e absorver conhecimento da mente das pessoas, bem como manipulação tecnológica, que lhe permite invadir e ter acesso a qualquer rede ou sistema.

Visão também tem uma habilidade que ainda não foi muito explorada, o sintozoide tem a incrível capacidade de se transformar em qualquer coisa desde que tenha tido contato visual, fazendo dele um oponente formidável.

EQUIPES

O personagem é comum mente associado aos Vingadores, mas também já fez parte de diversas equipes como: 

  • Arma X
  • Defensores;
  • Guardiões da Galáxia;
  • Guardiões Galáticos;
  • Vingadores da Costa Oeste
  • Vingadores de Ferro;
  • Vingadores Mortos.

Entre outras equipes.

No período que sua programação estava avariada, o viajante do tempo conhecido como Rapaz de Ferro veio ao presente e baixou o programa do Visão, integrando em sua armadura e usando para rastrear a nova geração de Vingadores. Ao transformar sua armadura em um novo Visão, o Rapaz de Ferro a deixa no presente enquanto retorna ao futuro.

Esse novo Visão pertenceu aos Jovens Vingadores em Young Avengers #10 (2005).

CURIOSIDADE

Mesmo que todos associem Visão à Feiticeira Escarlate – com quem teve dois filhos – quando se trata de relacionamento; após os eventos de Guerras Secretas, o personagem se purifica de todas as suas emoções devido ao sofrimento de alucinações de seu passado.

Visão muda-se para os subúrbios e decide começar uma nova família. Usando padrões cerebrais dados voluntariamente a ele por Wanda, ele cria uma esposa sintozoide chamada Virginia e dois filhos chamados Viv Vin.

Após a morte acidental de Vin e o suicídio de VirgíniaVisão segue como integrante ativo dos Vingadores Viv juntou-se à equipe chamada de Campeões.

OUTRAS MÍDIAS

Nos desenhos animados Visão é um dos vários Vingadores que fazem pequenas aparições no série do Quarteto Fantástico (1994), The Avengers: United They Stand, onde é dublado por Ron Rubin, The Avengers: Earth’s Mightiest Heroes, dublado por Peter Jessop, aparece no especial de televisão Lego Marvel Super Heroes: Avengers Reassembled, dublado por JP Karliak e é destaque no episódio “A Friend in Need“, da série Vingadores Unidos, onde é dublado por David Kaye e faz parte dos Poderosos Vingadores.

Nos games, Visão está presente em Marvel: Ultimate Alliance e como personagem jogável nos jogos Capitão América e Os Vingadores, Marvel: Avengers Alliance, Marvel: Contest of Champions, e Marvel Puzzle Quest.

Nos filmes do Universo Cinematográfico Marvel, Visão é interpretado pelo ator Paul Bettany e sua primeira aparição na tela grande foi no filme Vingadores: Era de Ultron (2015).

Seguindo no UCM, o personagem apareceu também nos filmes Capitão América: Guerra Civil (2016) e Vingadores: Guerra Infinita (2018).

Sua próxima aparição será na série do Disney+WandaVision que tem previsão de estreia em janeiro de 2021.

Curte nosso trabalho? Que tal nos ajudar a mantê-lo?

Ser um site independente no Brasil não é fácil. Nossa equipe que trabalha – de forma colaborativa e com muito amor – para trazer conteúdos para você todos os dias, será imensamente grata pela sua colaboração. Conheça mais da nossa campanha no Apoia.se e nos ajude com sua contribuição.