Conheça Albert Julian Rothstein, o Esmaga-Átomo

    Albert Julian Rothstein que é mais conhecido por seu alter ego Esmaga-Átomo (Atom Smasher, no original) é um personagem da DC Comics criado por Roy Thomas, Jerry Ordway e Mike Machlan.

    A primeira aparição do personagem como Albert Rothstein foi na HQ All Star Squadron #25 – The Infinity Syndrome!, publicada em setembro de1983, quando utilizava o alter ego Nuklon; como Esmaga-Átomo sua primeira aparição foi na HQ JSA Secret Files and Origins #1, publicada em agosto de 1999.

    ORIGEM

    Albert é neto do vilão Terrance Curtis, conhecido como Cyclotron, de quem ele herdou seus poderes e também é afilhado de Al Pratt, conhecido como Elektron, o Átomo da Era de Ouro da DC, fundador da Sociedade Justiça da América. Albert Rothstein sempre tentou manter os legados de seus familiares, já que ele tinha os superpoderes de seu avô e a moralidade de seu padrinho, com isso ele eventualmente se tornou um dos membros fundadores da Corporação Infinito, uma equipe de super-heróis composta pelos filhos e protegidos da SJA.

    Foi na Corporação Infinito que ele descobriu que seus poderes iam além de apenas super força, na época ele era reconhecido como Nuklon porém com o passar do tempo ele passou a ser chamado de Esmaga-Átomo ou apenas Átomo.

    PODERES E HABILIDADES

    Ainda jovem, Albert já tinha um corpo diferente dos outros jovens “normais”. Em seu DNA havia um elemento químico chamado Tório que lhe fornecia energia atômica e seu corpo era basicamente blindado.

    Quando começou a compreender melhor seus poderes, ele passou a ser considerado um dos heróis mais poderosos da Terra. Ele tem super força, consegue modificar a estrutura molecular do seu corpo e sua densidade corporal; além de ter sua velocidade e resistência aprimoradas, ele é poliglota e um aviador experiente.

    Albert também era capaz de atravessar paredes, mas esse poder foi usado apenas na época em que era o Nuklon.

    EQUIPES

    Quando ainda atendia pelo nome de Nuklon, Albert Rothstein fez parte da Liga da Justiça da América. Ele era retratado como um homem judeu muito religioso, que até mesmo evitava relacionamentos amorosos. Além de Nuklon, essa equipe era composta por Metamorfo, Manto Negro, Mulher-Maravilha, Flash, Fogo e Gavião Negro. Fazendo parte da Sociedade Justiça da América, Albert adotou o nome Esmaga-Átomo e passou por uma repaginada de visual. Ele passou a usar um capuz azul bem parecido com o do seu padrinho e formou amizades íntimas com dois outros membros; Sourtney Whitmore, a Stargirl, e com o Adão Negro, apesar de Esmaga-Átomo inicialmente suspeitar do ex-vilão e seus esforços para buscar redenção como membro da SJA.

    Entre outros grupos que o herói fez parte podemos mencionar: Corporação Infinito, Liga da Justiça da América, Esquadrão Suicida, O Conglomerado, entre outros.

    CURIOSIDADES

    Durante uma missão em Kahndaq, o país natal do Adão Negro, Esmaga-Átomo matou o ditador do país e ao voltar aos Estados Unidos foi julgado por suas ações e se declarou culpado de todas as acusações. Enquanto estava na prisão, ele foi abordado pela fundadora do Esquadrão Suicida, Amanda Waller, e recrutado como parte de uma nova formação da equipe.

    OUTRAS MÍDIAS

    Esmaga-Átomo em cena do trailer do filme Adão Negro.

    GAMES

    Apesar do herói não ser um personagem jogável, ele pode ser visto ao lado de fora do Salão da Justiça lutando no fundo contra Giganta no cenário do jogo Injustice: Gods Among Us.

    TV

    Esmaga-Átomo fez várias aparições na série animada Liga da Justiça Sem Limites como membro da Liga da Justiça; o personagem teve sua primeira versão live action na série de TV The Flash. Ele é um meta-humano da Terra 2 enviado por Zoom para matar Barry Allen. Aqui Albert Rothstein é interpretado pelo ex-lutador do WWE, Adam Copeland.

    CINEMA

    Albert estará no filme do Adão Negro que chegará aos cinemas em outubro de 2022, o filme protagonizado por Dwayne Johnson está sendo dirigido por Jaume Collet-Serra e o personagem será interpretado pelo ator Noah Centineo.


    LEIA TAMBÉM:

    DC Comics: Conheça outros personagens da editora

    Inscreva-se no YouTube do Feededigno

    Assista às nossas análises de filmes, séries, games e livros em nosso canal no YouTubeClique aqui e inscreva-se para acompanhar todas as semanas nossos conteúdos também por lá!

    Artigos relacionados

    CRÍTICA – Mickey e o Oceano Perdido (2021, Panini)

    Mickey e o Oceano Perdido é um quadrinho francês publicado originalmente em 2018 pela editora Glénat, veja o que achamos da versão nacional.

    Bill Raio Beta: Conheça o Korbinita digno do Rompe Tormentas

    Conheça Bill Raio Beta, um dos personagens que é do universo cósmico da Marvel e que faz parte das histórias do Poderoso Thor.

    Peaky Blinders: Relembre a linha do tempo histórica da série

    Conheça os principais acontecimentos históricos da série Peaky Blinders, desde a 1ª temporada até a 5ª; a 6ª temporada já está disponível.

    Hércules: O Príncipe do Poder na Marvel Comics

    O personagem Hércules é uma adaptação do herói grego para a Marvel Comics, saiba tudo sobre o Príncipe do Poder, filho de Zeus!