Início QUADRINHOS Artigo Conheça Sam Wilson, o Falcão

Conheça Sam Wilson, o Falcão

Conheça Sam Wilson, o Falcão

Samuel Thomas Wilson ou mais conhecido como Falcão é um herói da Marvel Comics membro dos Vingadores que foi criado por Stan Lee e Gene Colan; e teve sua estreia na HQ Capitão América #117, em setembro de 1969.

ORIGEM

Sam Wilson nasceu no Harlem, em Nova Iorque, filho de Darlene e Paul Wilson, um pastor proeminente. Sam era o caçula de três irmãos: a mais velha chamada Sarah e um irmão do meio chamado Gideon

A infância de Sam começou feliz, durante a qual ele descobriu que tinha uma afinidade natural com pássaros. Ele começa a treinar pombos e tem o maior pombal do Harlem. Em sua adolescência, no entanto, ele encontra o racismo pela primeira vez que o deixa frustrado, cansado e desapontado.

Aos 16 anos, Sam Wilson se recusa a ir à igreja, acreditando que a fé de seus pais – profundamente religiosos – pode estar errada. Para sua surpresa, em vez de lutar, eles lhe fornecem livros sobre diferentes religiões e teologia comparada. Na noite seguinte, no entanto, o pai de Sam é morto tentando acabar com uma briga na vizinhança. Dois anos depois, sua mãe é baleada e morta por um assaltante a um quarteirão de seu apartamento.

Consumido pela tristeza e “zangado com o mundo”, Sam Wilson tornou-se um respeitado voluntário da comunidade e assistente social para tentar melhorar sua comunidade.

No caminho para o Rio de Janeiro, seu avião caiu e ele foi encontrado pelo Caveira Vermelha que usando o Cubo Cósmico, o Caveira deu a Sam sua comunicação telepática com pássaros e criou sua persona Snap, transformando-o no lutador ideal para enfrentar o Capitão América, mas Steve Rogers foi capaz de tirar Sam Wilson do controle do Caveira Vermelha e juntos derrotaram o vilão.

PODERES E HABILIDADES

O único superpoder de Sam Wilson é a conexão telepática que ele mantém com os pássaros, atualmente é capaz de ter o mesmo vínculo com outros pássaros. Além de ser capaz de comandar os pássaros verbalmente e/ou telepaticamente, e pode obter informações sensoriais deles.

Nos anos 70 ele começou a voar usando uma armadura especialmente construída e equipada com asas, feita pelo Pantera Negra.

Essa mesma armadura havia sido destruída em uma batalha na HQ Capitão América e o Falcão #2, mas T’Challa lhe forneceu outra, com asas mais modernas feitas de fibra de vibranium, que podem ser configuradas em diversas formas diferentes.

Falcão também é dotado de um grande intelecto, tanto na área tecnológica como química, sendo que Tony Stark já disse mais de uma vez que ele era um hacker brilhante.

É um excelente instrutor de pássaros e pequenos roedores.

Foi treinado na ginástica e no combate corpo-a-corpo pelo Capitão América.

EQUIPES

Ao ser nomeado líder dos super-agentes da S.H.I.E.L.D., Sam deixa de ser parceiro do Capitão América e como um dos poucos super-heróis negros ativos, foi recrutado para juntar-se aos Vingadores por Henry Peter Gyrich, mas ressentido por ser usado como um símbolo, parou na primeira oportunidade.

Durante a Guerra Civil, o Falcão ajudou o Capitão América a rastrear o Soldado Invernal. Ele foi o primeiro a se juntar com o Capitão América contra a Lei de Registro de Super-Humanos e teve um papel de liderança nos Vingadores Secretos.

Após o assassinato de Steve Rogers pelos esquemas do Caveira Vermelha, o Falcão se registrou no governo e foi feito responsável pelo Harlem, apesar de ele ter permanecido em contato com os Novos Vingadores.

Mais tarde Sam Wilson se uniu novamente aos Vingadores na iniciativa de Tony Stark para expandir a equipe e se tornarem maior.

Falcão também já fez parte de equipes como: Defensores, Fundação do Futuro e Thor Corps.

CURIOSIDADES

Sam Wilson foi o primeiro personagem negro a não ter sua raça mencionada diretamente em seu codinome e o primeiro a ganhar uma figura de ação, em 1970. Sem contar que ele é considerado o primeiro super-herói afro-americano do Universo Marvel.

Super-herói brasileiro?

Inicialmente, especulava-se que Falcão seria um super-herói brasileiro pelo fato de seu primeiro uniforme ser das cores verde e dourado. E em uma de suas missões, Sam diz para Steve Rogers que já esteve no Brasil e que estava de férias no Rio de Janeiro.

Tal hipótese não é tão absurda, pois como se sabe, nos anos 60 houve uma grande campanha publicitária para lançar os super-heróis da Marvel no Brasil.

Talvez Stan Lee, como o grande homem de negócios que foi tenha em algum momento resolvido ajudar a campanha e criar um super-herói com uma ligação com o nosso país.

O novo Capitão América

Após uma luta que Steve Rogers ficou gravemente ferido e descobriu que o soro do Super Soldado não estava mais em seu organismo, o mesmo desistiu de ser o Capitão América e passou o seu manto para Sam.

A primeira missão de Sam Wilson como o novo Capitão América o colocou na mira da Hidra, e Sam acabou sendo confrontado por vários dos inimigos mais letais do Capitão como resultado de uma armadilha.

Na ocasião, Misty Knight o salvou e revelou que a Hidra se infiltrou em inúmeras equipes da comunidade de super-heróis.

OUTRAS MÍDIAS

Anthony Mackie como Sam Wilson, no UCM.

Falcão já apareceu em vários desenhos animados, games e filmes, entre eles temos: 

TV 

  • Avengers: United They Stand;
  • The Super Hero Squad;
  • Earth’s Mightiest Heroes;
  • Avengers Assemble;
  • Marvel Disk Wars e
  • Marvel Future Avengers.

GAMES

  • Marvel Super Hero Squad
  • Marvel HeroesAvengers Alliance;
  • Disney Infinity 2.0: Marvel Super Heroes;
  • Lego Marvel Super Heroes;
  • Marvel Future Fight;
  • Lego Marvel’s Avengers;
  • Marvel Avengers Academy e
  • Marvel Ultimate Alliance 3: The Black Order.

CINEMA

No Universo Cinematográfico Marvel, Falcão é interpretado pelo ator americano Anthony Mackie e já apareceu nos filmes: 

Em 2021 Mackie, ao lado de Sebastian Stan, vai estrear uma série no Disney+ chamada O Falcão e o Soldado Invernal.

Curte nosso trabalho? Que tal nos ajudar a mantê-lo?

Ser um site independente no Brasil não é fácil. Nossa equipe que trabalha – de forma colaborativa e com muito amor – para trazer conteúdos para você todos os dias, será imensamente grata pela sua colaboração. Conheça mais da nossa campanha no Apoia.se e nos ajude com sua contribuição.