Início FILMES Artigo Tudo o que você precisa saber sobre Jordan Peele

Tudo o que você precisa saber sobre Jordan Peele

128
0
Tudo o que você precisa saber sobre Jordan Peele

Hunters, série produzida por Jordan Peele, chega ao serviço de streaming Amazon Prime Video no dia 21 de Fevereiro de 2020 e, para celebrar, montamos esse dossiê completinho sobre a vida e obra de Peele!

HISTÓRIA

Jordan Haworth Peele nasceu em Nova Iorque em 21 de Fevereiro de 1979 e foi criado por sua mãe solteira na Upper West Side de Manhattan. De acordo com a revista People, Peele começou a estudar cinema aos 12 anos de idade e costumava ir ao multiplex com sua mãe para assistir e analisar filmes clássicos como E.T. – O extraterrestre, Edward Mãos de Tesoura e Os Fantasmas Se Divertem.

Peele quase se formou no curso de “marionetes” no Sarah Lawrence College, uma escola de artes liberais em Nova Iorque. Em 2018, ele disse à revista Time que escolheu o curso porque “era obcecado por fantoches”, mas também porque achava que fantoches eram algo em que “não achava que poderia falhar”.

Ele frequentou a faculdade por dois anos, mas abandonou os estudos para formar uma dupla de comédia chamada Dois Caras Brancos com sua colega de quarto da faculdade e a futura roteirista do programa Key & Peele, Rebecca Drysdale .

MADtv

De 2003 a 2009, Peele se juntou ao elenco de atores da MADtv, uma série de televisão inspirada na revista americana Mad. Ele e Keegan-Michael Key – que viria a se tornar seu grande parceiro ao longo da carreira – foram demitidos ao mesmo tempo de seus antigos trabalhos, os colocando no elenco de MADtv no mesmo ano. O programa estava procurando apenas um comediante negro na época, mas a química da dupla os levou a serem contratados juntos.

Jordan Peele foi indicado ao Emmy de 2008 por sua música “Sad Fitty Cent“, uma paródia de videoclipe do cantor 50 Cent que, em sua letra, lamentava sua rivalidade com o cantor Kanye West. O ator ficou famoso por suas imitações, que se tornaram marca registrada em sua carreira ao longo dos anos.

KEY & PEELE

Em 2010, Jordan Peele dava novos passos em sua carreira formando uma parceria com o ator Keegan-Michael Key – que ele considera como um irmão. Juntos criaram o Key & Peele, programa em que cada episódio consiste em várias esquetes pré-gravadas estrelando os dois atores. Os temas das esquetes abordavam uma variedade de tópicos da sociedade. A maioria delas tratam sobre cultura popular americana, estereótipos e críticas sociais.

Key & Peele estreou em 31 de Janeiro de 2012 e terminou em 9 de Setembro de 2015, com um total de 53 episódios, ao longo de cinco temporadas. O seriado ganhou um Peabody Award e dois Primetime Emmy Awards. Também foi indicado para vários outros prêmios, incluindo o Writers Guild Award (WGA) e o NAACP Image Award.

Corra! e a primeira vez de Jordan Peele no Oscar

Tudo o que você precisa saber sobre Jordan PeeleUm dos filmes mais aclamados do Oscar 2018, Corra! pode ser considerado um grande sleeper hit. Com lançamento no início de 2017, o longa foi ganhando espaço na temporada de premiações e teve uma campanha sólida que o ajudou a chegar ao Oscar daquele ano. Dessa forma, a obra teve fôlego para ser indicado a quatro categorias (incluindo Melhor Filme) e vencer como Melhor Roteiro Original. Corra! também ganhou o prêmio do WGA de Melhor Roteiro Original e um BAFTA na mesma categoria.

Jordan Peele fez história ao se tornar o primeiro negro a vencer a categoria de Melhor Roteiro Original. Em 2019, Spike Lee foi quem saiu com essa estatueta em mãos por Infiltrado na Klan (co-produzido pelo próprio Peele) e em 2020, Bong Joon-ho com o fenomenal Parasita. A vitória de Corra! abriu uma sequência positiva nessa categoria, trazendo (um pouco) mais de diversidade à premiação.

Corra! é o primeiro filme de Peele como diretor – que decidiu se aposentar da atuação em 2018. Ele optou pelo gênero do terror por se familiarizar com o estilo. Em 2019, em uma entrevista à NPR, o diretor afirmou que, quando criança, tinha um relacionamento de amor e ódio com filmes de terror. Segundo afirmou, ele gostava de assisti-los, mesmo que ficasse aterrorizado. Jordan Peele disse ainda que uma das razões pelas quais faz filmes de terror é para superar seus próprios medos, fazendo com que se sinta mais forte e mais corajoso.



NÓS (Us)

Após o massivo sucesso de Corra!, Jordan Peele trouxe outro longa desafiador para as telonas. Nós, estrelado por Lupita Nyong’o, conta a história de uma família que se vê frente a frente com seus doppelgänger (cópias de si mesmos).

Dirigido e roteirizado por Peele, Nós se tornou uma das maiores aberturas da história dos EUA para um filme original de terror, atingindo 71 milhões de dólares no seu fim de semana de estreia. O recorde anterior pertencia ao longa Um Lugar Silencioso com bilheteria de 50 milhões de dólares.

Ao contrário de Corra!, Nós não teve fôlego para as premiações televisionadas desse ano, sendo completamente ignorado pela Academia. Muito se deve à época de lançamento – no início de 2019 – e ao pouco tempo de votação para o Oscar desse ano.

PUBLICAÇÃO RELACIONADA – As principais dúvisas sobre a votação da Academia

Mesmo sem vencer os prêmios televisionados – e sendo esnobada pelo Oscar -, Lupita foi uma das atrizes mais premiadas na temporada entre as associações de críticos, vencendo inclusive o CFCA Award, HCA Award e o New York Film Critics Circle Awards.



Mais projetos de Jordan Peele que merecem ser vistos

Após dirigir Corra! e Nós e produzir Infiltrado na Klan, Jordan Peele ganhou mais espaço em Hollywood. Isso o credenciou a arriscar mais produzindo novos projetos. É o caso do novo The Twilight Zone (conhecida no Brasil como Além da Imaginação) e da série original do Youtube Weird City.

A série é uma divertida mistura de horror, comédia e ficção científica. Weird City se passa em uma cidade distópica do futuro com cada episódio explorando personagens e cenários surreais de um mundo habitado por uma população de cidadãos desiludidos. A produção conta em seu elenco com grandes nomes como Awkwafina, Dylan O’Brien, Sara Gilbert, Gilian Jacobs, Michael Cera, Rosario Dawson, Laverne Cox e Ed O’Neill.

Já a nova versão de The Twilight Zone para a CBS – com distribuição pela Amazon Prime Video – é uma revitalização da série clássica que já caiu na graça dos fãs. Com ótima recepção da crítica, o projeto de Jordan Peele já foi renovado para a segunda temporada. O elenco conta com nomes como Seth Rogen, Zazie Beetz, Morena Baccarin, Jacob Tremblay e Taissa Farmiga.

Hunters (série original da Amazon Prime Video) protagonizada por Al Pacino, e o remake de O Mistério de Candyman, clássico cult de 1992 e considerado por Peele como um marco para a representação negra no gênero do terror, são os seus grandes lançamentos para 2020. Em ambos os casos, ele não é o diretor, mas atua como produtor executivo.

O Mistério de Candyman será lançado em 12 de Junho deste ano e irá revisitar a história clássica dos anos 1990. Jordan Peele irá co-escrever o roteiro em parceria com Win Rosenfeld, e Nina DaCosta será a diretora. O longa conta a história de uma estudante cuja pesquisa sobre folclore moderno evoca espíritos dos mortos.

POST RELACIONADO | Hunters: Tudo que sabemos sobre a série da Amazon

Por sua vez, Hunters é inspirada em fatos reais e segue uma equipe de caçadores de nazistas na cidade de Nova Iorque em 1977. O grupo descobre que centenas de fugitivos nazistas estão vivendo na América, fazendo o que qualquer esquadrão de vigilantes faria: uma sangrenta busca por vingança e justiça. No elenco da série estão confirmados Logan Lerman, Al Pacino, Josh Radnor e Jerrika Hinton.



Curte o nosso trabalho?

Se sim, sabe que ser um site independente no Brasil não é fácil. Nossa equipe que trabalha – de forma colaborativa e com muito amor – para trazer conteúdos para você todos os dias, será imensamente grata pela sua colaboração. Conheça mais da nossa campanha no Apoia.se e nos ajude com sua contribuição.

Comentários