Família Shazam! Conheça a família de heróis da DC

    A Família Shazam!, conhecido originalmente como Família Marvel, é um grupo de heróis da DC Comics que foi criada pelo escritor Otto Binder e pelo artista Marc Swayze na revista em quadrinhos Capitão Marvel #18, publicada em 1942.

    O grupo fez com que Shazam! (na época Capitão Marvel) fosse o primeiro herói a ter ajudantes “derivados”, que compartilhavam da sua aparência e poderes.

    PUBLICAÇÃO RELACIONADA | De Capitão Marvel à Shazam! Saiba tudo sobre o personagem da DC Comics

    ORIGEM

    A Família Shazam! é formada por membros da família adotiva de Billy Batson que compartilham da aparência e poderes derivados de Shazam! e juntos são vistos como ajudantes para o herói. É possível ver várias versões desses heróis nas HQs da DC, porém a mais interessante e atual é a formação apresentada nos Novos 52, que também foi utilizada como base para o primeiro filme live action do herói.

    PUBLICAÇÃO RELACIONADA | CRÍTICA – Shazam (2019, David Sandberg)

    INTEGRANTES

    Billy Batson é o mais conhecido e na versão dos Novos 52 ele é um garoto de 15 anos que já passou por diversos lares adotivos. Sua vida muda quando vai para a casa de Victor e Rosa Vázquez, onde conhece seus novos irmãos: Mary Bromfield, Freddy Freeman, Pedro Peña, Eugene Choi e Darla Dudley.

    Billy ao dizer a palavra mágica Shazam adquire a sabedoria de Salomão, a força de Hércules, a resistência de Atlas, o poder de Zeus, a coragem de Aquiles e a velocidade Mercúrio.

    Mary Bromfield é a irmã adotiva de Billy que fugiu de um lar abusivo e foi adotada pelos Vázquez. Ela descobre o segredo de Billy e também ganha poderes semelhantes aos de seu irmão e um uniforme vermelho ao gritar a mesma palavra mágica transformando-se em Mary Marvel.

    Na Era Dourada dos Quadrinhos ela tinha um conjunto diferente de patronos do Shazam, que contribuíram para seus poderes; eles eram a graça de Selene, a força de Hipólita, a habilidade de Ariadne, a rapidez de Zéfiro, a beleza de Aurora e a sabedoria de Minerva.

    Freddy Freeman antes dos Novos 52 era apenas um amigo de Billy Batson que na Era Dourada foi atacado e deixado inválido pelo vilão Capitão Nazista, e recebeu o poder de se tornar um Shazam para salvar sua vida. Sempre que ele fala a palavra mágica, Freddy se torna uma versão adolescente do Shazam! diferentemente de seus irmãos que se tornam adultos.

    Seu uniforme é azul e seus poderes são uma porção dos poderes de Billy.

    Eugene Choi que tem descendência coreana é um adolescente muito inteligente que demonstra ter afinidade com tecnologia e games. Em sua transformação veste um uniforme cinza.

    Ele possui uma porção dos poderes do Shazam! com uma habilidade adicional de controlar e manipular tecnologia com o pensamento.

    Pedro Peña é um garoto tímido, tem origem mexicana e possui todos os poderes do Shazam!, ele usa um uniforme verde e tem super força superior a força de seus irmãos.

    Darla Dudley é a irmã uma pré-adolescente afro-americana que foi abandonada pelos pais e adotada pelos pais adotivos de Billy. Darla ao contrário do resto da Família Shazam!, continua com a mesma idade em sua forma superpoderosa com seu uniforme roxo, tem suas habilidades de velocidade amplificadas; tornando-a mais rápida que os outros.

    CURIOSIDADES

    Antes de ser publicada pela DC Comics, as histórias da Família Shazam! eram publicadas pela Fawcett Comics. Como a Marvel Comics registrou sua própria revista em quadrinhos, chamada Captain Marvel, em 1967, a DC não poderia promover e comercializar títulos com esse nome. Desde 1972, a DC usa a marca registrada Shazam! para seus títulos de quadrinhos com os personagens da Família Marvel.

    Em 2011, a DC mudou oficialmente o nome do Capitão Marvel para Shazam!, tornando Família Shazam! o nome oficial da versão heroica dos irmãos adotivos de Billy Batson.

    PUBLICAÇÃO RELACIONADA | Shazam: As 10 principais histórias do personagem que você deve ler

    OUTRAS MÍDIAS

    A Família Shazam! aparece no desenho animado Shazam!, de 1981 e fazem uma aparição em um dos episódios de Batman: Os Bravos e Destemidos.

    Toda a Família Shazam! está presente no filme Shazam produzido pela New Line Cinema e pela Warner Bros. Pictures.
    O elenco do primeiro filme voltará em seus respectivos papéis em Shazam: Fury of the Gods (ainda sem título nacional), que tem data de estreia marcada para 16 de dezembro de 2022.

    As versões live action conta com os seguintes atores:

    • Asher Angel (Billy Batson) e Zachary Levi (Shazam!);
    • Grace Fulton (Mary Bromfield) e Michelle Borth (Mary Marvel);
    • Jack Dylan Grazer (Freddy Freeman) e Adam Brody (versão Shazam!);
    • Jovan Armand (Pedro Peña) e D. J. Cotrona (versão Shazam!);
    • Ian Chen (Eugene Choi) e Ross Butler (versão Shazam!);
    • Faithe Herman (Darla Dudley) e Meagan Good (versão Shazam!).

    Inscreva-se no YouTube do Feededigno

    Assista às nossas análises de filmes, séries, games e livros em nosso canal no YouTubeClique aqui e inscreva-se para acompanhar todas as semanas nossos conteúdos também por lá!

    Artigos relacionados

    CRÍTICA – Mickey e o Oceano Perdido (2021, Panini)

    Mickey e o Oceano Perdido é um quadrinho francês publicado originalmente em 2018 pela editora Glénat, veja o que achamos da versão nacional.

    Bill Raio Beta: Conheça o Korbinita digno do Rompe Tormentas

    Conheça Bill Raio Beta, um dos personagens que é do universo cósmico da Marvel e que faz parte das histórias do Poderoso Thor.

    Peaky Blinders: Relembre a linha do tempo histórica da série

    Conheça os principais acontecimentos históricos da série Peaky Blinders, desde a 1ª temporada até a 5ª; a 6ª temporada já está disponível.

    Hércules: O Príncipe do Poder na Marvel Comics

    O personagem Hércules é uma adaptação do herói grego para a Marvel Comics, saiba tudo sobre o Príncipe do Poder, filho de Zeus!