Uma enfermeira que ajudou Thor Odinson (disfarçado de Dr. Donald Blake) e acabou se apaixonando por ele; porém mais que isso, Jane Foster assumiu o Mjolnir quando Thor não era mais considerado digno, assumindo assim os poderes e persona do Deus do Trovão, ao mesmo tempo em que em sua vida mortal lidava com o câncer de mama; posteriormente também se tornou a nova Valquíria.
Criada por Stan Lee e Jack Kirby, a personagem teve sua estreia nas páginas da HQ Journey into Mystery #84, publicada em 1 de setembro de 1962.
Ela apareceu pela primeira vez como a Thor feminina em uma participação especial em Thor: God of Thunder #25 e totalmente em Thor – Vol. 4 #1, ambas publicadas em novembro de 2014.
ORIGEM
Jane era uma enfermeira que trabalhava para o Dr. Donald Blake, com o tempo, ambos estavam romanticamente interessados um no outro, mas nenhum deles falou sobre seus sentimentos por algum tempo. Blake foi proibido de revelar que ele era Thor para Foster a mando de seu pai Odin, o que levou à tensão entre o casal. Suas longas ausências inexplicáveis causaram muito sofrimento para ela.
Eventualmente, a tensão se tornou demais e Blake revelou que ele era Thor e se comprometeu com Jane Foster; por outro lado, Odin, proibiu o Deus do Trovão de se casar com Jane por causa de sua mortalidade e se recusou a torná-la imortal.
Depois que Thor Odinson foi considerado não mais digno de empunhar o Mjolnir, Jane foi telepaticamente atraída para a Lua, onde o martelo do Deus do Trovão jazia. Ao empunhar o mítico martelo, Jane Foster passou por uma transformação física e assumiu os poderes de Thor, tornando-se a Poderosa Thor, Deusa do Trovão.
PODERES E HABILIDADES
Como a Poderosa Thor, Jane empunha o Mjolnir e, como aqueles antes dela, ela recebeu um poder igual ao que já foi possuído por Odinson, incluindo habilidades sobre-humanas como: força, velocidade, resistência e fator de cura.
Além das habilidades físicas, Jane quando está em sua versão Deusa do Trovão também é capaz de controlar o clima com ventos, raios, trovões e chuva; bem como manter um elo místico com o Mjolnir, que inclusive lhe concede a capacidade de compreender e falar qualquer língua.
CURIOSIDADES
Em suas duas primeiras aparições, seu nome era Jane Nelson, que mais tarde mudou para Jane Foster.
Jane foi diagnosticada com câncer de mama e começou uma batalha contra ele. Thor estava lá para ela, especialmente durante a quimioterapia e foi também durante esse período que o filho de Odin perdeu sua dignidade para empunhar o martelo Mjolnir; Jane Foster foi telepaticamente atraída até onde o Mjolnir jazia e ao levantar o martelo, ela passou por uma transformação física e assumiu os poderes de Thor.
EQUIPES
Suas principais conexões são com o próprio Thor Odinson, com Stephen Strange, o Doutor Estranho e com Brunnhild, a líder das Valquírias, mas a personagem já trabalhou em grupos como Vingadores, Tropa Thor, Liga dos Reinos e após se tornar uma Valquíria, Jane passou a fazer parte do grupo feminino Valquírias.
OUTRAS MÍDIAS
Jane Foster aparece em outras mídias além das páginas das HQs, entre elas:
TV
Nas animações:
- Avengers Assemble;
- The Marvel Super Heroes;
- Avengers: Earth’s Mightiest Heroes e
- What If…?.
GAMES
- Marvel Heroes;
- Marvel Puzzle Quest;
- Marvel Future Fight;
- Marvel: War of Heroes;
- LEGO Marvel’s Avengers;
- Marvel Avengers Alliance e
- Marvel Avengers Academy.
CINEMA
Na longa trajetória produzida pela Marvel Studios com seus mais de 20 filmes que juntos formam o Universo Cinematográfico Marvel, Jane Foster foi interpretada pela atriz Natalie Portman e esteve presente nos títulos:
- Thor (2011);
- Os Vingadores (2012) – como cameo;
- Thor: Mundo Sombrio (2013) e
- Vingadores: Era de Ultron (2015) – mencionada.
A atriz retorna para o UCM após nove anos afastada. Agora, Portman empunhará o Mjolnir e se tornará a Poderosa Thor nas telas dos cinemas em Thor: Amor e Trovão, que será lançado no dia 7 de julho de 2022.
Assista ao primeiro trailer:
LEIA TAMBÉM:
Marvel Comics: Conheça outros personagens da editora
Inscreva-se no YouTube do Feededigno
Assista às nossas análises de filmes, séries, games e livros em nosso canal no YouTube. Clique aqui e inscreva-se para acompanhar todas as semanas nossos conteúdos também por lá!