Início QUADRINHOS Artigo Conheça Stephen Strange, o Doutor Estranho | Feededigno

Conheça Stephen Strange, o Doutor Estranho | Feededigno

Conheça Stephen Strange, o Doutor Estranho

O Mestre da Barganha, Mago Supremo ou mais conhecido como Doutor Estranho foi criado por Stan Lee e Steve Ditko, Dr. Stephen Vincent Strange fez sua primeira aparição na HQ Strange Tales #110 em Julho de 1963.

ORIGEM

Conheça Stephen Strange, o Doutor EstranhoStephen é filho de Eugene e Beverly Strange, nasceu em 1930 durante as férias do casal na Filadélfia. Sendo filho mais velho de três; tem uma irmã chamada Donna que nasceu em 1932 na fazenda da família no Nebraska e o caçula, Victor.

Aos onze anos, Stephen ajudou Donna quando ela estava ferida, uma experiência que desenvolveu seu interesse na medicina e com o passar dos anos, culminou em sua entrada na Faculdade de Nova Iorque como um estudante de medicina.

Mais tarde, enquanto passava as férias em casa para o seu décimo nono aniversário, Stephen estava nadando com Donna quando ela sofreu uma cãibra. Depois de uma busca frenética, Stephen a encontrou já afogada. A experiência deixou-o com uma sensação de fracasso pessoal que corroeu seu idealismo médico.

Depois de alguns anos, Stephen Strange se tornou um brilhante cirurgião e com o grande sucesso, o mesmo adquiriu uma enorme arrogância. Após a morte de sua mãe, Stephen se tornou mais arrogante, egoísta, ganancioso, frio e insensível, o interesse de Strange em seus pacientes em geral começava e terminava em suas contas.

Dois anos após a morte de sua mãe, o pai de Strange também adoeceu. Já prejudicado pela perda da mãe (embora nunca admitisse), Stephen estava incapacitado de enfrentar outra tragédia, e se recusou a visitar o seu pai em leito de morte.

Dias depois, Victor, indignado, confrontou Stephen em seu apartamento sobre a aparente falta de luto. Após o confronto, Victor saiu correndo e foi morto atropelado por um carro, e Stephen com a culpa o perturbando, colocou o corpo do irmão caçula em uma câmara criogênica, esperando que avanços futuros poderiam reanimá-lo.

Por volta dos 33 anos de idade, Stephen Strange sofreu um acidente de carro que danificou os nervos de suas mãos afetando o movimento, impedindo de continuar na profissão de médico cirurgião.

Com sua carreira cirúrgica terminada e muito vaidoso para aceitar cargos como consultor ou assistente, Strange esgotou sua fortuna com vários tipos de tratamento, não importando se fossem ineficazes.

Em questão de meses, o cirurgião tornou-se um desamparado e teve que realizar uma série de procedimentos médicos suspeitos para sobreviver e pagar suas contas.

Após ouvir rumores sobre um Ancião místico, Strange penhorou suas últimas posses e comprou uma passagem para o Tibete. Strange encontrou o palácio Tibetano do Ancião, mas o feiticeiro idoso se recusou a curá-lo, ao invés disso, ofereceu aulas de misticismo.

Strange recusou, mas não pôde ir embora devido a uma repentina tempestade de neve. Enquanto esperava a tempestade passar, Stephen Strange testemunhou o aprendiz do Ancião, o Barão Mordo, atacar o professor por ciúmes, com esqueletos convocados misticamente, os quais o velho facilmente dissipou.

Espantado com estas exibições de magia, Strange passou por uma mudança de ideologia. Percebeu que o único modo de impedir Mordo era aprender a magia, então, aceitou a oferta do Ancião.

Satisfeito com a aceitação de Stephen Strange de modo altruísta, o Ancião removeu as restrições místicas, explicando que ele estava ciente da traição de Mordo mas preferiu mantê-lo por perto, a fim de o controlar e possivelmente mudá-lo.

O Ancião sabia que Strange tinha potencial para servir como Mago Supremo antes mesmo de seu primeiro encontro com ele. Assim, o Ancião planejou fazer de Strange seu sucessor. Então, Strange passou anos sob a tutela do Ancião, aprendendo a controlar os poderes místicos, do seu interior e do mundo, e a invocar os poderes dos Principados.

Os Principados são seres poderosos, como Dormammu, Satannish e Vishanti, os quais residem em seus próprios reinos místicos.

PODERES E HABILIDADES

Conheça Stephen Strange, o Doutor EstranhoComo dito anteriormente, Doutor Estranho estava predestinado a se tornar um grande mago e assim foi feito, ele é classificado como um dos mais poderosos feiticeiros do mundo.

Strange usa a energia mística invocada por feitiços e encantamentos ou pelo poder dos seres divinos de manipular as forças do universo, incluindo a projeção da energia mística como proteções ou uma matriz dispersa de energia aparecendo como eletricidade, manipulando matéria e várias energias (físicas ou espirituais), transmutação da matéria, controlando os elementos, abrindo ou selando portais místicos para outros reinos, teletransporte ou viagem dimensional, distorção da realidade e controle sobre a dimensão, invisibilidade e intangibilidade através da projeção astral, vastos poderes mentais como telepatia e telecinesia, comunicação com as entidades espirituais, além de ver o futuro ou o passado.

Fora os seus poderes citados acima, Stephen Strange também é portador de algum itens mágicos que lhe concedem ainda mais poderes. São eles:

  • Olho de Agamotto: Serve como um “protetor” de Stephen, revelando ilusões, dispensando magia e gera rajadas de energias de grande força;
  • Capa da Levitação: Quase indestrutível, esta capa permite que seu utilizador possa voar;
  • Livro de Vishanti: Stephen o consulta várias vezes, para relembrar feitiços e encantamentos;
  • Esfera de Agamotto: já que ele é um super-herói, utiliza este artefato mágico para localizar problemas no mundo e em outras dimensões.

FRAQUEZAS

Stephen como qualquer outro herói ou heroína tem algumas fraquezas… Apesar de todo seu treinamento místico e marcial, Stephen Strange continua sendo um ser humano, e como tal, pode ser afetado e/ou morto por balas, gases tóxicos e ataques de energia, entretanto ele pode se curar com feitiços.
Mesmo sendo um grande mago, Stephen depende de gestos e palavras mágicas para usar sua magia e pode correr perigo caso fique mudo ou com as mãos imobilizadas.

EQUIPES

O Doutor Eatranho já participou dos Defensores, A Ordem, Filhos da Meia-Noite e Novos Vingadores. Lutou ao lado do Homem-Aranha e já foi salvo por Thor quando foi manipulado por Loki.

Agora, mais envolvido com a comunidade de super-heróis, tornou-se um consultor especial para as principais super-equipes, como o Quarteto Fantástico, os X-Men e os Vingadores.

Stephen também fez parte de um grupo de super-heróis que uniram forças e secretamente trabalharam por trás das cortinas de quase todos os grandes eventos do Universo Marvel, formado por Tony Stark, Reed Richards, Namor, Raio Negro, Charles Xavier e o próprio Doutor Estranho.

LEIA TAMBÉM:

Quem são os Illuminati da Marvel? A equipe secreta de super-heróis

OUTRAS MÍDIAS

Na televisão, Stephen Strange apareceu em vários desenhos animados como Homem-Aranha e seus amigos, X-Men: A Série Animada, Homem-Aranha: A Série Animada, Vingadores Unidos, Os Agentes de S.M.A.S.H. e Lego Marvel Super Heroes.

Nos games, já apareceu em jogos como The Amazing Spider-Man vs. The Kingpin, Lego Marvel: Super Heroes e como personagem jogável em Marvel: Ultimate Alliance, Marvel Super Hero Squad Online, Marvel: Avengers Alliance e Marvel Avengers: Battle for Earth.

No cinema, apareceu em vários filmes do Universo Cinematográfico Marvel e foi interpretado pelo ator Benedict Cumberbatch desde o primeiro filme solo do personagem.

Cumberbatch foi confirmado para o segundo filme solo do personagem, intitulado Doutor Estranho no Multiverso da Loucura que está previsto para Março de 2022.

LEIA TAMBÉM:

Doutor Estranho 2 pode apresentar ser mais poderoso que Manopla do Infinito



Curte nosso trabalho? Que tal nos ajudar a mantê-lo?

Ser um site independente no Brasil não é fácil. Nossa equipe que trabalha – de forma colaborativa e com muito amor – para trazer conteúdos para você todos os dias, será imensamente grata pela sua colaboração. Conheça mais da nossa campanha no Apoia.se e nos ajude com sua contribuição.