Benedict Cumberbatch: Conheça o ator e seus melhores trabalhos

    Benedict Timothy Carlton Cumberbatch, mais conhecido como Benedict Cumberbatch, é um ator britânico famoso por suas atuações como Sherlock Holmes, Stephen Hawking, Alan Turing e Doutor Estranho. Atualmente ele é casado com a diretora de ópera Sophie Hunter e pai de três filhos: Christopher Carlton, Hal Auden e Finn.

    Nascido em 1976, Cumberbatch concorre na categoria de Melhor Ator do Oscar 2022 por seu trabalho em Ataque dos Cães. Conheça a história do ator, curiosidades da sua vida profissional e seus melhores trabalhos.

    HISTÓRIA DE BENEDICT CUMBERBATCH

    Nascido em Londres no dia 19 de julho de 1976, Benedict Cumberbatch é filho de Wanda Ventham e Timothy Carlton Congdon Cumberbatch (mais conhecido por Timothy Carlton, seu nome artístico). O sangue da atuação corre nas veias de Ben desde que nasceu, pois sua mãe é atriz e seu pai, ator. Além da carreira dos genitores, a família de Cumberbatch é bastante conhecida no Reino Unido por conta da trajetória de outros membros em importantes fatos históricos.

    Henry Carlton Cumberbatch, avô de Benedict, foi um comandante da marinha britânica que lutou nas duas Guerras Mundiais. Ele é considerado um herói de guerra e recebeu diversas condecorações, entre elas: British War Medal, Victory Medal, Africa Star e Italy Star. Além do avô, o bisavô Henry Arnold Cumberbatch e o tataravô Robert William Cumberbatch foram diplomatas. Henry trabalhou como cônsul no Líbano, enquanto Robert esteve no Império Russo, e ambos também atuaram na Turquia.

    Vindo de uma família tradicional no país, Benedict Cumberbatch iniciou seus estudos aos oito anos em um internato somente para meninos. Após, estudou na Brambletye School e na escola de artes Harrow School, onde ele atuou e também pintou. Foi membro do principal clube dramatúrgico de Harrow, o Rattigan Society, onde se envolveu com diversas peças de William Shakespeare.

    Foto de quando Benedict Cumberbatch era criança
    Metaweb / CC-BY / Ranker.com

    Sua estreia como ator aconteceu aos 12 anos, quando interpretou uma personagem feminina: Titania, a Rainha das Fadas, na comédia shakespeariana Sonho de uma Noite de Verão (A Midsummer Night’s Dream, no idioma original). Nos seus primeiros anos estudando artes cênicas, o professor Martin Tyrell afirmou que Benedict Cumberbatch era o melhor estudante com o qual já havia trabalhado. No entanto, ele também alertou o jovem ator a respeito da carreira artística ser muito desafiadora.

    Esse alerta fez com que ele tirasse um ano para repensar qual carreira seguir. Além de ser ator, Benedict Cumberbatch cogitava se graduar em Direito como uma forma de valorizar o esforço que sua família fez para que ele tivesse educação de qualidade. Durante o período sabático, o britânico morou em Darjeeling, na Índia, onde deu aulas de inglês como voluntário em um monastério budista tibetano.

    No entanto, ele percebeu que a carreira no Direito seria tão competitiva quanto nas artes. Então sua paixão por ser ator falou mais alto, e ele se matriculou na Manchester University. Seu aprendizado não parou por aí. Após a universidade em Manchester, Benedict Cumberbatch continuou seus estudos na London Academy of Music and Dramatic Art, a escola de dramatização mais antiga do Reino Unido. Ao concluí-los, ele já contava com um agente.

    Notoriedade cedo na carreira

    Entre 2000 e 2004, Benedict Cumberbatch trabalhou em 11 produções, quase todas para televisão, exceto o filme Morte ao Rei (2002). Foi no décimo primeiro trabalho que a história começou a mudar. E o nome Stephen a fazer parte da sua carreira. E interpretar pessoas muito inteligentes a fazer parte da sua rotina…

    Em 2004, Cumberbatch interpretou Stephen Hawking pela primeira vez. Seu debut como o famoso cientista foi no filme para televisão A História de Stephen Hawking, trabalho pelo qual foi indicado à categoria de Melhor Ator no BAFTA Awards 2005. Não venceu, mas antes foi vencedor na mesma categoria do Monte-Carlo TV Festival 2004.

    Benedict Cumberbatch teve a oportunidade de encontrar Stephen Hawking duas vezes antes de interpretá-lo
    Copyright Polyband

    Para desempenhar o papel, o ator britânico teve a oportunidade de se encontrar duas vezes com o cientista. Todo o envolvimento foi útil não apenas pelo reconhecimento recebido, como também para viabilizar interpretações futuras de Stephen Hawking.

    Seis anos depois, Benedict Cumberbatch novamente o interpretou, dessa vez apenas como locutor no documentário O Universo de Stephen Hawking (2010). Logo em seguida, em 2012, foi o narrador da minissérie Stephen Hawking’s Grand Design, ambas produções desenvolvidas pelo Discovery Channel.

    Sherlock e a ascensão de Cumberbatch

    Criada em 2010 por Mark Gatiss e Steven Moffat, Sherlock é uma das produções de maior sucesso da BBC. Grande parte do sucesso se deve às atuações magistrais de Benedict Cumberbatch como Sherlock Holmes, e de Martin Freeman como Dr. John Watson.

    Baseado na obra de Sir Arthur Conan Doyle, o seriado de quatro temporadas é detentor de 93 prêmios e 183 nomeações, segundo o IMDb, plataforma na qual possui nota 9,1 / 10 e é considerada a 19ª série mais bem avaliada até hoje. O Metacritic também não fica muito atrás, onde Sherlock tem avaliação 88 pelos críticos e selo must-watch.

    Benedict Cumberbatch foi nomeado para dezenas de prêmios por sua atuação como Sherlock Holmes. Somente considerando Emmy e BAFTA Awards ele foi indicado sete vezes entre 2011 e 2017, sendo vencedor do Primetime Emmy Awards 2014.

    Dono de uma voz versátil e marcante

    Além dos trabalhos como Stephen Hawking já mencionados, Benedict Cumberbatch é reconhecido por sua voz versátil e marcante. Não é à toa que deu voz a Hawking duas vezes. Mas a dobradinha não aconteceu apenas com o notável cientista.

    Cumberbatch foi a voz de Necromancer na trilogia O Hobbit, enquanto deu vida (e não apenas voz) ao dragão Smaug nos dois últimos filmes. Sobre seu trabalho como Smaug, em entrevista à revista The New Yorker ele se mostrou descontente por divulgarem que ele foi “apenas” a voz do dragão. “Foi divulgado que eu dublo Smaug, e eu pensei: Que inferno. Minha voz, minhas emoções. Eu trabalhei duro para criar esse dragão”, afirmou, e aqui deixo a tradução sem linguajar impróprio.

    Conheça a vida e a filmografia de Benedict Cumberbatch, ator famoso por interpretar personagens como Stephen Hawking e Sherlock Holmes
    Reprodução / Making of oficial de O Hobbit

    Em 2013, ao visitar os estúdios da Fox para uma reunião, Benedict Cumberbatch acabou por acaso dublando dois personagens para o episódio Love Is a Many Splintered Thing, de Os Simpsons. Um deles foi o fictício primeiro ministro do Reino Unido; e o outro foi ninguém mais, ninguém menos que Severus Snape, de Harry Potter, interpretado originalmente por Alan Rickman.

    A jornalista e crítica de cinema Caitlin Moran certa vez descreveu a voz de Cumberbatch como “um jaguar escondido em um violoncelo”, destacando que ela parece ter se originado a partir da sintetização das vozes de “Ian McKellen, Sir Patrick Stewart e Alan Rickman realizando um concurso de elocução em um poço”.

    2013, um ano memorável para Cumberbatch

    Em 2013, quatro dos cinco filmes em que Benedict Cumberbatch atuou foram indicados ao Oscar: 12 Anos de Escravidão (vencedor em três categorias, entre elas a de Melhor Filme); Além da Escuridão: Star Trek; Álbum de Família; e O Hobbit: A Desolação de Smaug. O ator pode não ter sido o grande responsável pelas nomeações, mas indica que ele escolhe bem seus projetos ou, no mínimo, dá sorte para as produções.

    Benedict Cumberbatch e o Oscar

    Ainda não chegou a hora de Benedict Cumberbatch se consagrar como melhor ator no Oscar. Isso pode mudar agora em 2022, pois ele concorre na categoria por seu trabalho em Ataque dos Cães (The Power of the Dog), filme original da Netflix.

    Apesar disso, ele já participou de cinco filmes indicados à categoria principal da premiação: Desejo e Reparação (2007), Cavalo de Guerra (2011), 12 Anos de Escravidão (2013), O Jogo da Imitação (2014), 1917 (2019) e Ataque dos Cães (2021). Desses, 12 Anos de Escravidão sagrou-se vencedor.

    MELHORES TRABALHOS DE BENEDICT CUMBERBATCH

    A História de Stephen Hawking (2004)

    Sinopse: O filme mostra a vida do físico britânico Stephen Hawking (Benedict Cumberbatch) a partir do diagnóstico de sua doença degenerativa, aos 21 anos de idade, acompanhando suas conquistas e descobertas, que revolucionaram a ciência contemporânea.

    Sherlock (2010 a 2017)

    Sinopse da primeira temporada: Dr. John Watson retorna da guerra e é obrigado a procurar um lugar onde morar em Londres. É aí que conhece o detetive Sherlock Holmes (Benedict Cumberbatch). Ambos se unem para solucionar uma série de assassinatos que parecem suicídios.

    Trilogia O Hobbit (2012, 2013 e 2014)

    Sinopse de O Hobbit: Uma Jornada Inesperada (2012) – Como a maioria dos hobbits, Bilbo Bolseiro leva uma vida tranquila até o dia em que recebe uma missão do mago Gandalf. Acompanhado por um grupo de anões, ele parte numa jornada até a Montanha Solitária para libertar o Reino de Erebor do dragão Smaug (Benedict Cumberbatch).

    Sinopse de O Hobbit: A Desolação de Smaug (2013) – Ao lado de um grupo de anões e de Gandalf, Bilbo segue em direção à Montanha Solitária, onde deverá ajudar seus companheiros a retomar a Pedra de Arken. O problema é que o artefato está perdido em meio a um tesouro protegido pelo temido dragão Smaug.

    Leia mais sobre a franquia O Senhor dos Anéis

    Sinopse de O Hobbit: A Batalha dos Cinco Exércitos (2014) – O dragão Smaug lança sua fúria ardente contra a Cidade do Lago que fica próxima da montanha de Erebor. Bard consegue derrotá-lo, mas, rapidamente, sem a ameaça do dragão, inicia-se uma batalha pelo controle de Erebor e sua riqueza. Os anões, liderados por Thorin, adentram a montanha e estão dispostos a impedir a entrada de elfos, anões e orcs. Bilbo Bolseiro e Gandalf tentam impedir a guerra.

    Além da Escuridão: Star Trek (2013)

    Sinopse: Os tripulantes da Enterprise descobrem uma força terrorista dentro da sua própria organização. O capitão Kirk desafia as regras da Frota Estelar e lidera uma missão para capturar uma arma de destruição em massa.

    Nesse filme, Benedict Cumberbatch interpreta Khan.

    PUBLICAÇÃO RELACIONADA: CRÍTICA | Star Trek: Além da Escuridão (2013, J.J. Abrams)

    12 Anos de Escravidão (2013)

    Sinopse: Em 1841, Solomon Northup é um negro livre, que vive em paz ao lado da esposa e filhos. Um dia, após aceitar um trabalho que o leva a outra cidade, ele é sequestrado e acorrentado. Vendido como se fosse um escravo, Solomon precisa superar humilhações físicas e emocionais para sobreviver. Ao longo de 12 anos, ele passa por dois senhores, Ford (Benedict Cumberbatch) e Edwin Epps, que exploram seus serviços.

    O Jogo da Imitação (2014)

    Sinopse: Em 1939, a recém-criada agência de inteligência britânica MI6 recruta Alan Turing (Benedict Cumberbatch), um aluno da Universidade de Cambridge, para entender códigos nazistas, incluindo o “Enigma”, que criptógrafos acreditavam ser inquebrável. A equipe de Turing, incluindo Joan Clarke, analisa as mensagens de “Enigma”, enquanto ele constrói uma máquina para decifrá-las. Após desvendar as codificações, Turing se torna herói. Porém, em 1952, autoridades revelam sua homossexualidade, e a vida dele vira um pesadelo.

    Doutor Estranho (2016)

    Sinopse: Após sua carreira ser destruída, um brilhante, porém arrogante, cirurgião ganha uma nova chance em sua vida quando um feiticeiro o treina para se tornar o Mago Supremo.

    PUBLICAÇÃO RELACIONADA | Conheça Stephen Strange, o Doutor Estranho

    Patrick Melrose (2018)

    Sinopse: Patrick Melrose (Benedict Cumberbatch) é um aristocrata que vive atormentado por seus traumas do passado. Sua infância foi marcada por uma família desestruturada, a começar por seu pai abusivo, e repleta de brigas. Anos depois, Patrick ainda precisa beber para esquecer essas lembranças cruéis.

    Cumberbatch foi eleito Melhor Ator no BAFTA Awards 2019 por sua atuação como Patrick Melrose nessa minissérie de TV.

    O Mauritano (2021)

    Sinopse: A história real da luta de Mohamedou Ould Slahi pela liberdade após ficar preso injustamente por mais de uma década. Já sem esperanças, ele conhece a advogada de defesa Nancy Hollander, que entra no caso disposta a fazer justiça. Junto a seu associado Teri Duncan, Nancy reunirá provas inéditas que ajudarão a tirar Slahi de trás das grades.

    Em O Mauritano, Benedict Cumberbatch interpreta Stuart Couch.

    Ataque dos Cães (2021)

    Sinopse: Um fazendeiro durão trava uma guerra de ameaças contra a nova esposa do irmão e seu filho adolescente ― até que antigos segredos vêm à tona.

    PUBLICAÇÃO RELACIONADA | CRÍTICA – Ataque dos Cães (2021, Jane Campion)

    Inscreva-se no YouTube do Feededigno

    Assista às nossas análises de filmes, séries, games e livros em nosso canal no YouTube. Clique aqui e inscreva-se para acompanhar todas as semanas nossos conteúdos também por lá!

    Artigos relacionados

    NOITES SOMBRIAS #73 | Ranking de Monstros de Stranger Things

    Stranger Things trouxe muitos monstros icônicos que fazem parte do seu Mundo Invertido. Confira nossa lista do pior ao melhor deles.

    Stranger Things enlouquece fãs ao som de Metallica

    A 4ª temporada - Parte 2 de Stranger Things já está disponível no catálogo da Netflix e com ela o sucesso do Metallica: Master of Puppets!

    TBT #183 | Platoon (1986, Oliver Stone)

    Platoon, de Oliver Stone sem dúvida está na lista dos fãs de filmes de guerra. Veja nossa clássica indicação de TBT!

    CRÍTICA – Amor & Gelato (2022, Brandon Camp)

    Amor & Gelato é a nova aposta de filme de romance da Netflix. Baseado no livro homônimo de Jenna Evans, o longa é dirigido por Brandon Camp.