Namora: Conheça a Rainha de Atlântida

    Reconhecida pelos Agentes de Atlas como sendo tão poderosa quanto Namor, o Príncipe Submarino, Namora já figurou em grandes eventos do Universo Marvel começando sua carreira no início dos anos 1940.

    PUBLICAÇÃO RELACIONADA | Namor: Conheça o Príncipe Submarino 

    Namora foi destaque durante a Idade de Ouro dos Quadrinhos e mais tarde reapareceu na Idade Moderna. Durante a Idade de Ouro, ela teve sua própria minissérie de 3 edições em 1948, e muitas aparições em outros títulos, especialmente Sub-Mariner, título de Namor, até 1955.

    Criada por Ken Bald e Syd Shores, sua primeira aparição foi na HQ Blonde Phantom #14 – Horror At Haunted Castle!, publicada pela Timely em maio de 1947.

    ORIGEM

    Seu nome original é Aquaria Nautica Neptunia, é filha de um homem atlante e uma mulher da superfície. Semelhante ao seu primo Namor, ela é uma híbrida: metade humana, metade atlante. Como resultado dessa natureza, ela tem uma composição genética mutante que concede habilidades muito maiores do que qualquer uma de suas linhagens genéticas puras. Ela, como seu primo, é uma mutante com um gene X.

    Quando seu pai foi morto por habitantes da superfície caçadores de tesouros, ela mudou completamente seu nome para Namora, o termo atlante para “Filha Vingadora”, já que Namor significa “Filho Vingador”.

    Evolução da Personagem

    Era de Ouro

    A Atlante teve sua própria série de quadrinhos: Namora, que decorreu de agosto à dezembro de 1948. Enquanto este título durou apenas três edições, ela apareceu regularmente com Namor na Marvel Mystery Comics e também na Sub-Mariner até que a série terminou em 1955.

    Idade de Prata

    A personagem não foi vista novamente por 16 anos até que ela fez uma breve aparição em flashback na série Sub-Mariner #33, publicada em janeiro de 1971. 

    Idade do Bronze

    Sua morte foi estabelecida em Sub-Mariner #50, publicada em junho de 1972, onde seu corpo congelado é mostrado a Namor e sua morte é retratada como flashback na edição seguinte.

    Era Moderna

    Namora fez seu retorno permanente na minissérie Agents of Atlas, iniciada em 2006, em uma história de realidade alternativa de What If?, iniciada em 1977. Ela continuou como membro da equipe Agentes de Atlas em seus sucessivos reinícios.

    Ela também aparece em Incredible Hulk #107 à #112 (2007), Giant-Size Marvel Adventures: Avengers #1 (2007), World War Hulk #2 (2007), Spider-Man Family #4 (2007) e Incredible Hercules #121 e #122 (2008).

    Ao longo da sua existência, a Namora esteve envolvida em todo o tipo de aventuras dentro e fora do mar. No entanto, é possível que a conquista mais importante da ‘vingadora’ tenha sido clonar a si mesma. Em uma das séries da Marvel antes dos anos sessenta; é até estabelecido que Namora é na verdade Namorita, o clone que ela fez passar por sua filha e que tomou seu lugar depois que Aquaria foi envenenada pela supervilã Llyra.

    PODERES E HABILIDADES

    De acordo com os quadrinhos, Namora tem vários poderes que a tornam uma ameaça potencial para seus inimigos, incluindo sua força sobre-humana, voo e pele dura o suficiente para suportar tiros. Além de Adaptação Fisiológica Anfíbia, Longevidade Estendida e Telepatia.

    EQUIPES

    Os eventos que levaram à Guerra Civil trariam Namora à tona em busca de vingança. Ela descobriu que seu clone Namorita havia sido assassinada em batalha. Este seria apenas o começo. Quando o Hulk começou seus ataques – mais tarde conhecido como “Guerra Mundial Hulk” – Namora se juntaria a Amadeus Cho e sua equipe, incluindo Anjo e Hércules para ajudar Hulk na batalha. Este grupo desorganizado seria conhecido como os Renegados.

    Posteriormente, Namora voltou à ação com a equipe Agente de Atlas de Jimmy Woo, por lealdade e respeito a Jimmy por resgatá-la. Ela os ajudou a enfrentar Norman Osborn durante seu Reinado Sombrio no comando da Segurança Nacional e, posteriormente, a combater algumas das várias operações da Atlas que cobrem o globo.

    Vingadores

    Foi recentemente revelado que Namora foi um dos primeiros membros da Iniciativa Vingadores em 1959. Ela faz parte de uma equipe que foi recrutada por Nick Fury para uma missão envolvendo o Caveira Vermelha. Os outros membros da equipe incluem Sergei Kravinoff (seu namorado na época), Dente de Sabres, Dominic Fortune, Ernst Sablinova e Ulysses Bloodstone (pai de Elsa Bloodstone). As razões exatas para Fury reunir essa equipe não foram reveladas.

    CURIOSIDADES

    Existe uma Namora da Terra-2189 que na verdade é a contraparte de Namor nesse mundo, e tem as mesmas habilidades e antecedentes que ele. Esta não é uma versão alternativa de Namora.

    A segunda Namora apareceu pela primeira vez em Exiles #46, foi criada por Tony Bedard e Mizuki Sakakibara, foi associada aos viajantes multiversais chamados Exilados.

    OUTRAS MÍDIAS

    CINEMA

    Com a chegada de Namor ao Universo Cinematográfico Marvel em Pantera Negra: Wakanda Para Sempre (2022) abre as portas para a chegada de todos os tipos de personagens diretamente de Atlântida. No longa, Namora é interpretada por Mabel Cadena que fará sua estreia no UCM.

    Pantera Negra: Wakanda Para Sempre chegou hoje aos cinemas.

    LEIA TAMBÉM:

    Marvel Comics: Conheça outros personagens da editora


    Inscreva-se no YouTube do Feededigno

    Assista às nossas análises de filmes, séries, games e livros em nosso canal no YouTubeClique aqui e inscreva-se para acompanhar todas as semanas nossos conteúdos também por lá!

    Artigos relacionados

    Ícones do Big Brother Brasil: Celebrando os vencedores excepcionais

    Enquanto esperamos para saber quem será o novo vencedor do reality show, vamos relembrar os vencedores mais marcantes do Big Brother Brasil!

    Do Magnavox Odyssey ao Xbox Series X: Conheça a história do videogame

    Você é fã de games? Então confira a evolução dos videogames na linha do tempo com os principais consoles já lançados até hoje!

    X-23: 5 HQs essenciais para conhecer a personagem

    No vasto universo dos quadrinhos da Marvel, poucos personagens cativarem os leitores tanto quanto X-23. Veja as melhores HQs da personagem!

    5 vilões que dominaram os quadrinhos nos anos 90

    Cada um desses vilões, com suas histórias específicas nos anos 90, contribuiu para a evolução narrativa dos quadrinhos. Saiba quem são eles!