O Senhor dos Anéis: Os Anéis de Poder | Conheça Gil-galad

    Gil-galad era um elfo noldorin filho do elfo Orodreth e detinha a mais alta autoridade entre os elfos que governava, sendo o último Alto Rei dos Noldor na Terra-Média e era respeitado tanto pelos Noldor quanto pelos Sindar.

    O Senhor dos Altos Elfos formou a Última Aliança de Elfos e Homens ao lado do Rei Elendil; liderando os elfos à guerra contra o maia Sauron durante este tempo.

    PUBLICAÇÃO RELACIONADA – O Senhor dos Anéis: Os Anéis de Poder | Conheça os Maiar

    NOMES E TÍTULOS

    Os elfos são famosos por sua longevidade e seres com tantos anos de vida, acabam possuindo muitos nomes e títulos; e com Gil-galad não era diferente; entre seus títulos os mais conhecidos eram:

    • Alto Rei dos Elfos do Oeste;
    • Alto Rei dos Noldor;Artanáro;
    • Ereinion;
    • Finellach;
    • Senhor de Eriador;
    • Senhor dos Altos Elfos;
    • Rei de Lindon;
    • Rei dos Altos Elfos;
    • Rei dos Eldar;
    • Rodnor.

    ORIGEM

    Gil-galad nasceu em Eldamar como filho de Orodreth e neto de Angrod Eldalótë, ligando-o assim à Casa de Finarfin. Ele ainda era jovem durante os tempos do Exílio dos Noldor e batalhas como Dagor Bragollach e Nírnaeth Arnoediad. Seu pai governou Minas Tirith, mas pouco antes de sua queda pelas forças de Sauron, Orodreth enviou sua esposa e filho para os Portos das Falas aos cuidados Círdan, o Armador

    A PRIMEIRA ERA

    Com Círdan, Gil-galad viveu até que Morgoth destruiu os portos após a Batalha das Lágrimas Incontáveis, e Gil-galad e Círdan escaparam para a Ilha de Balar com o resto dos Falathrim.

    Após a morte de Turgon durante a Queda de Gondolin, Gil-galad recebeu a Realeza dos Noldor e quando os Filhos de Fëanor cometeram o Terceiro Fratricídio, o Senhor de Eriador recebeu a notícia do saque dos Portos do Sirion, mas ele chegou tarde demais para impedir os fëanorianos, que fugiram depois que a batalha acabou. No entanto, os sobreviventes se juntaram a Gil-galad e foram com ele para Balar, onde lhe contaram sobre o cativeiro de Elrond e Elros

    Após a Guerra da Ira, os Filhos de Fëanor restantes desapareceram da história. Maedhros cometeu suicídio, enquanto Maglor desapareceu sem deixar rastro, deixando Elrond e Elros sozinhos. Portanto, em algum momento Gil-galad recebeu Elrond em suas fileiras como seu arauto, depois que este escolheu ser um dos elfos.

    PUBLICAÇÃO RELACIONADA – O Senhor dos Anéis: Os Anéis de Poder | Conheça Elrond

    A SEGUNDA ERA

    No ano 1 da Segunda Era, Gil-galad permaneceu na Terra-Média e estabeleceu um reino em Lindon, que era geograficamente forte e seguro contra inimigos. No auge, seu reino se estendia para o leste até as Montanhas Nebulosas e as partes ocidentais de Greenwood, embora a maioria dos Eldar permanecesse em Lindon e no refúgio de Elrond em Valfenda.

    O Rei de Lindon tinha uma aliança com os Homens do Oeste, especialmente com Tar-AldarionOs Fiéis e Elendil. Gil-galad reinou como Alto Rei dos Noldor durante a Segunda Era e durante este tempo recebeu as sementes de mellyrn, árvores de Tar-Aldarion, Rei de Númenor. Mas as sementes não cresceriam em sua terra, então ele as deu a Galadriel antes que ela deixasse Lindon. Ela carregou essas sementes por um longo tempo, finalmente plantando-as em Lindórinand. Quando eles cresceram lá, foi renomeado para Laurelindórenan. 

    PUBLICAÇÃO RELACIONADA – O Senhor dos Anéis: Os Anéis de Poder | Conheça Galadriel

    Em algum momento, Gil-galad e Elrond foram abordados por um estranho chamado Annatar, que se chamava o Senhor dos Presentes. Com bela aparência, conversa envolvente e oferendas cativantes, Gil-galad percebeu que Annatar não era o que parecia. Portanto, se recusou a fazer negócios com o estranho e enviou uma mensagem a todos os elfos para que o evitassem.

    No entanto, Annatar foi recebido em Eregion, onde ensinou aos elfos como fazer os Anéis do Poder. Mas a desconfiança de Gil-galad foi comprovada, pois Annatar era Sauron disfarçado, e os anéis eram ferramentas para seus planos de dominar a Terra-Média. 

    Juntando-se ao exército de Gondor liderado por Anárion, o Exército da Última Aliança confrontou as forças de Sauron na Batalha de Dagorlad, uma longa e sangrenta batalha que acabou resultando na vitória da Aliança. Os elfos e os homens então passaram para Mordor e sitiaram Barad-dûr por sete anos.

    Eventualmente Sauron emergiu e Gil-galad e Elendil duelaram com o Lorde das Trevas. Durante sua luta, Gil-galad e Elendil infligiram feridas mortais suficientes no Lorde das Trevas para destruir seu corpo, mas ao custo de terem recebido feridas terríveis em troca. Este sacrifício permitiu que Isildur cortasse o Anel do dedo de Sauron; mas Gil-galad recebeu ferimentos graves e pereceu. 

    Gil-galad era conhecido por ter esposa, nem filhos, então o reinado dos Noldor terminou na Terra-Média e Círdan foi a partir de então o Senhor dos Portos Cinzentos e Lindon.

    Mais tarde, o Reino dos Altos Elfos foi confiado por Celebrimbor com dois dos três Anéis Élficos: Vilya (Anel de Ar) e Narya (Anel de Fogo); que Gil-galad passou para seu arauto Elrond e seu tenente Círdan antes de sua morte.

    A TERCEIRA ERA

    Gil-galada não chegou até a Terceira Era.

    PODERES

    Seus poderes são desconhecidos.

    CURIOSIDADES

    A famosa arma de Gil-galad era uma lança chamada Aeglos que ninguém podia resistir. 

    OUTRAS MÍDIAS

    Gil-galad é um personagem importante na mitologia tolkiana e esteve presente em algumas mídias.

    LIVROS

    • O Silmarillion;
    • Contos Inacabados;
    • História da Terra-Média;
    • A sociedade do Anel.

    FILMES

    O Alto Rei dos Elfos do Oeste apareceu no longa O Senhor dos Anéis: A Sociedade do Anel, sendo interpretado por Mark Ferguson. Infelizmente, a cena da morte de Gil-galad foi deletada, porém ele faz uma breve aparição quando luta contra vários orcs com sua lança Aeglos. E também aparece brevemente como um dos três portadores de anéis élficos originais (junto com Galadriel e Círdan) usando o Anel Vilya.

    GAMES

    Gil-galad ainda não teve uma aparição nos games da franquia O Senhor dos Anéis.

    TV

    O personagem estará presente na primeira série de TV da franquia e será vivido pelo ator Benjamin Walker (Abraham Lincoln: Caçador de Vampiros) em O Senhor dos Anéis: Os Anéis de Poder, que chegará ao serviço de streaming Amazon Prime Video no dia 2 de setembro de 2022.

    Em 2017, a Amazon fechou contrato para adaptar a história de J.R.R. Tolkien para a TV; o acordo diz que a empresa pode contar histórias da Segunda Era da Terra-Média, incluindo momentos como a ascensão de Sauron e a forja dos Anéis de Poder.

    Assista ao primeiro trailer:


    Inscreva-se no YouTube do Feededigno

    Assista às nossas análises de filmes, séries, games e livros em nosso canal no YouTubeClique aqui e inscreva-se para acompanhar todas as semanas nossos conteúdos também por lá!

    Artigos relacionados

    Johanna Constantine: Quem é a personagem de Sandman?

    Criada por Neil Gaiman, a personagem Lady Johanna Constantine está presente nas HQs de Sandman e agora na série da Netflix inspirada na obra.

    A Casa do Dragão: Conheça Rhaenys Velaryon

    Conheça a Princesa Rhaenys Targaryen, conhecida como A Rainha Que Nunca Existiu. A personagem em A Casa do Dragão será vivida por Eve Best.

    Alto Evolucionário: Quem é o vilão de Guardiões da Galáxia Vol. 3?

    Alto Evolucionário foi criado por Stan Lee e Jack Kirby, estreou na HQ Thor #134 - Os Criadores de Pessoas, publicada em novembro de 1966.

    Paper Girls: 10 curiosidades sobre a série

    Em desenvolvimento desde 2019, a série Paper Girls estreia em julho de 2022 no catálogo do Prime Video. Conheça algumas curiosidades!