O Senhor dos Anéis: Os Anéis de Poder | Conheça Galadriel

    Uma das maiores elfas da Terra-Média, Galadriel superou quase todos os outros em beleza, conhecimento e poder, além de ter sido a portadora de Nenya, um dos três anéis élficos de poder. O autor J.R.R. Tolkien pensava nela, junto com Gil-galad, o rei élfico, como uma das mais poderosas e belas de todos os Elfos que restaram na Terra-Média na Terceira Era.

    PUBLICAÇÃO RELACIONADA | O Senhor dos Anéis: Os Anéis de Poder | Conheça Gil-galad

    Ela era caçula e a única filha de Finarfin, Príncipe dos Noldor e de Eärwen, cujo primo era Lúthien. Seus irmãos mais velhos eram FinrodAngrod Aegnor

    Galadriel era sobrinha de Fëanor, o elfo mais importante do início da Primeira Era e foi a “Senhora” dos bosques de Lothlórien, governando com Celeborn, seu marido.

    NOMES E TÍTULOS

    Os Elfos são famosos por sua longevidade e seres com tantos anos de vida, acabam possuindo muitos nomes e títulos; e com Galadriel não era diferente; entre seus títulos os mais conhecidos eram:

    • Alatáriel;
    • Artanis;
    • Nerwen;
    • Princesa dos Noldor;
    • Senhora de Lórien;
    • Senhora de Lothlórien;
    • Dama da Luz;
    • Senhora da Magia e
    • Senhora dos Galadhrim.

    ORIGEM

    Galadriel nasceu em Valinor nos Anos das Árvores, antes da Primeira Era. Grande parte da história de origem se perdeu com o tempo, e há vários contos distintos contados sobre ela. De acordo com o relato mais antigo, a Senhora de Lórien foi uma participante ansiosa e líder na rebelião dos Noldor e sua fuga de Valinor devido ao seu desejo de um dia governar as terras na Terra-Média.

    Ela estava ansiosa para ver a Terra-Média, após ter ouvido as histórias de Fëanor e queria governar seu próprio reino.

    A PRIMEIRA ERA

    A Dama da Luz passou muito tempo na corte de Thingol Melian em Menegroth, onde foi acolhida por causa de sua relação familiar com o irmão de Thingol, Olwë, que era avô materno de Galadriel. 

    Em Doriath, a Princesa dos Noldor conheceu Celeborn, um parente de Thingol; e nesse período também viajava várias vezes para visitar seu irmão, Finrod, em seu reino de Nargothrond, onde passou a viver.

    A Senhora da Magia não teve nenhum papel nas principais guerras da Primeira Era.

    A SEGUNDA ERA

    Neste período Celeborn e Galadriel viajaram primeiro para Lindon, onde governaram um grupo de Elfos como um feudo, tendo Gil-galad, o Grande Rei dos Noldor como Lorde. Algum tempo depois, eles tiveram uma filha, Celebrían

    A família se mudou para o leste e estabeleceram o reino de Eregion, ou Hollin, que governaram ainda tendo Gil-galad como Lorde. Eregion, que ficava a oeste das Montanhas Nebulosas e perto de Khazad-dûm, era um reino próspero durante este tempo e tinha comércio aberto com os Anões. Além disso, durante este tempo, eles fizeram contato com um assentamento Nandorin no vale do Anduin, mais tarde conhecido como Lothlórien. 

    Após a morte do Rei Amdír, na Guerra da Última Aliança e a partida de seu filho Amroth, Celeborn e Galadriel tornaram-se Senhor e Senhora de Lothlórien.

    Na Segunda Era, o Maia Mairon, “o Senhor dos Presentes”, guiou Celebrimbor e os outros Noldor de Eregion na criação dos Anéis de Poder. E foi quando a Senhora de Lothlórien teve desconfiança imediata em Mairon, o que mais tarde foi justificado quando foi revelado que ele era Sauron.

    PUBLICAÇÃO RELACIONADA | Os Senhor dos Anéis: Os Anéis do Poder | Conheça Celebrimbor

    Galadriel aconselhou Celebrimbor a esconder os anéis, e quando Eregion foi atacado, ela foi incumbida de um dos Três Anéis dos Elfos. Seu anel era Nenya, o Anel da Água.

    Consciente do poder de Sauron e desejando frustrá-lo, a Dama da Luz não usou os poderes de seu anel enquanto o Um Anel estivesse nas mãos de Sauron. No entanto, durante a Terceira Era, quando o Um Anel foi perdido, ela colocou Nenya em bom uso protegendo as fronteiras de seu reino, pois os poderes de seu anel eram proteção, preservação e ocultação do mal.

    A TERCEIRA ERA

    Através do casamento de Celebrían com Elrond, Galadriel era a avó de Elladan, Elrohir Arwen.

    PUBLICAÇÃO RELACIONADA | O Senhor dos Anéis: Os Anéis de Poder | Conheça Elrond

    As histórias contam pouco sobre o casal Senhores de Lothlórien durante muitos séculos na Terceira Era, mas após a formação do Conselho Branco, ela colocou seu poder em oposição a Sauron. 

    Durante a invasão do Balchoth, a Senhora da Magia forneceu ajuda a Eorl, o Jovem e aos Éothéod na forma de uma névoa branca que os protegeu dos males de Sauron em Dol Guldur e da visão de seus inimigos. Isto permitiu que os Éothéod cavalgassem despercebidos à Batalha do Campo de Celebrante. Que vieram posteriormente a se tornarem os Rohirrim.

    A Guerra do Anel

    Durante a Guerra do Anel, Galadriel teve participação estratégica em diversos momentos, sendo o primeiro deles quando hospedou a Sociedade do Anel após a fuga das minas de Moria.

    Uma vez em Caras Galadhon, a anfritiã permitiu que Frodo Bolseiro e Samwise Gamgee espiassem em seu Espelho d’Água, permitindo-lhes vislumbrar possíveis eventos do futuro. Ela, por sua vez, foi testada quando Frodo mais tarde se ofereceu para colocar o Um Anel em seu poder.

    Foi ela quem convocou Gwaihir para resgatar Gandalf do pico de Celebdil; e foi ela quem cuidou da saúde do Maia, vestindo-o de branco, simbolizando seu status como o novo líder da ordem.

    Mais tarde, ela enviou uma mensagem para Aragorn sobre os Caminhos dos Mortos, e mensagens para os Rangers do Norte, levando ao caminho ao sul da Companhia Cinzenta.

    Com o poder de Sauron em crescimento, a própria Lórien foi atacada três vezes, mas os exércitos de Dol Guldur foram repelidos devido à coragem dos Elfos e ao poder do anel de Galadriel.

    É dito que o poder do anel Nenya não poderia ser superado a menos que o próprio Sauron viesse para a batalha. Após a queda do Olho que Nunca Dorme, ela, com Thranduil da Floresta das Trevas e seus aliados élficos, cruzaram o Anduin até Dol Guldur, onde derrubaram suas muralhas e desnudaram seus fossos. 

    Ela então viajou para Minas Tirith para o casamento do Rei Aragorn e Lady Arwen e retornou a Lórien, quando viajou para os Portos Cinzentos e, com os Portadores do Anel restantes, pegou um navio e finalmente retornou às Terras Imortais de onde ela tinha vindo há muito tempo.

    PODERES

    Devido à sua natureza incrivelmente enigmática, mesmo o imensamente habilidoso Saruman e um elfo tão perceptivo quanto Elrond acharam difícil entender seus poderes, e eles trouxeram dúvidas às mentes dos habitantes não-élficos da Terra-Média.

    Ela também possuía a habilidade de se comunicar com os outros através de pensamentos, isso pode ser visto após a destruição do Um Anel, quando Galadriel se comunicou mentalmente com Elrond e Gandalf em sua jornada de volta de Minas Tirith.

    Além de seus poderes mágicos, a Dama da Luz também era muito sábia e inteligente: sendo uma das poucas que não foram enganadas por Sauron na Segunda Era e, portanto, sugeriu a Celebrimbor para esconder os Três Anéis Élficos.

    CURIOSIDADES

    Galadriel é um dos três únicos personagens a aparecer em todos os seis filmes das trilogias de filmes O Hobbit e O Senhor dos Anéis, de Peter Jackson; sendo os outros dois os Maiar Gandalf Sauron.

    PUBLICAÇÃO RELACIONADA – O Senhor dos Anéis: Os Anéis de Poder | Conheça os Maiar

    OUTRAS MÍDIAS

    A personagem criada por Tolkien aparece em diversas mídias e é atualmente uma figura reconhecível na cultura pop, veja abaixo suas as principais adaptações:

    LIVROS

    • A Sociedade do Anel;
    • O Retorno do Rei;
    • O Silmarillion;
    • Contos Inacabados: A História de Galadriel e Celeborn.

    FILMES

    • O Senhor dos Anéis: A Sociedade do Anel;
    • O Senhor dos Anéis: As Duas Torres;
    • O Senhor dos Anéis: O Retorno do Rei;
    • O Hobbit: Uma Jornada Inesperada;
    • O Hobbit: A Desolação de Smaug;
    • O Hobbit: A Batalha dos Cinco Exércitos.

    Galadriel é interpretada por Cate Blanchett (Não Olhe Para Cima) nas duas trilogia de filmes de Peter Jackson.

    GAMES

    The Lord of the Rings: The Battle for Middle-earth.

    TV

    A personagem estará presente na primeira série de TV da franquia e será vivida pela atriz Morfydd Clark (Drácula) em O Senhor dos Anéis: Os Anéis de Poder, que chegará ao serviço de streaming Amazon Prime Video no dia 2 de setembro de 2022.

    Em 2017, a Amazon fechou contrato para adaptar a história de J.R.R. Tolkien para a TV; o acordo diz que a empresa pode contar histórias da Segunda Era da Terra-Média, incluindo momentos como a ascensão de Sauron e a forja dos Anéis de Poder.

    Assista ao primeiro trailer:


    E você, é fã das obras de J.R.R. Tolkien? Qual seu personagem favorito? Conte nos comentários!

    Inscreva-se no YouTube do Feededigno

    Assista às nossas análises de filmes, séries, games e livros em nosso canal no YouTubeClique aqui e inscreva-se para acompanhar todas as semanas nossos conteúdos também por lá!

    Artigos relacionados

    TBT #281 | ‘O Culpado’ é suspense que prenderá do início ao fim

    O Culpado é a nossa indicação do TBT. O longa é um suspense repleto de detalhes que te prenderá do início ao fim.

    Sandman: Conheça Destino, Delírio e Destruição

    A segunda temporada de Sandman apresentará ao grande público os três Perpétuos ausentes da trama até agora, Destino, Delírio e Destruição.

    Filmes inspirados em eventos reais que você vai querer ver para acreditar

    Existem muitas opções disponíveis, mas selecionamos uma lista de 7 filmes inspirados em histórias verdadeiras e que valem a pena.

    TBT #280 | ‘Janela Indiscreta’ é um filme de suspense à frente de seu tempo

    Janela Indiscreta é estrelado por James Stewart e Grace Kelly e é um dos maiores filmes de suspense de seu tempo, brincando sempre com nossa perspectiva do real e irreal.