O Senhor dos Anéis: Os Anéis de Poder | Conheça Elrond

    O Meio-elfo Elrond, Senhor de Valfenda, foi um dos poderosos governantes élficos da antiguidade que viveu na Terra-Média desde a Primeira Era até o início da Quarta Era. E foi o pai de Elladan, Elrohir Arwen Undómiel, a eventual esposa de Aragorn.

    NOMES E TÍTULOS

    Os Elfos são famosos por sua longevidade e seres com tantos anos de vida, acabam possuindo muitos nomes e títulos; e com Elrond não era diferente; entre seus títulos os mais conhecidos eram:

    • Sindarin;
    • Senhor de Valfenda;
    • Portador do Anel de Vilya;
    • Vice-regente e arauto de Gil-galad;
    • Mestre Elrond.

    ORIGEM

    Elrond era filho de Eärendil Elwing; e bisneto de Lúthien. Ele nasceu no refúgio dos Portos do Sirion em Beleriand no final da Primeira Era, pouco antes de seu saque pelos Filhos de Fëanor.

    A PRIMEIRA ERA

    Elrond e seu irmão gêmeo Elros foram capturados e criados por Maglor, filho de Fëanor. Embora no início não houvesse grande amor entre eles, eventualmente Maglor teve pena deles e os valorizou, e eventualmente passou a amá-los. No final da Primeira Era e da Guerra da Ira, os Filhos de Fëanor estavam novamente trabalhando sozinhos, sugerindo que a essa altura Elrond e Elros haviam deixado seu cativeiro nominal e viajado para Lindon.

    Elrond e Elros tiveram a escolha no final da Primeira Era para seguirem entre Homens ou Elfos. Elros escolheu o Destino dos Homens e se tornou Elros Tar-Minyatur, o primeiro Rei de Númenor. Elrond escolheu ficar entre os Elfos e permaneceu em Lindon como capitão e arauto de Gil-Galad, o Grande Rei dos Noldor.

    A SEGUNDA ERA

    Foi durante os dois anos após a Primeira Guerra entre os Elfos e Sauron que Elrond fundou Rivendell, aos pés das Montanhas Nebulosas, como um santuário e fortaleza. Nos quatro anos seguintes Rivendell foi cercado pelas forças do Maia Sauron.

    PUBLICAÇÃO RELACIONADA – O Senhor dos Anéis: Os Anéis de Poder | Conheça os Maiar

    Com a chegada dos númenorianos, o exército que sitiava Valfenda foi pego entre as forças de Gil-galad e Elrond e destruído. Elrond permaneceu em Valfenda e sediou o primeiro Conselho Branco, com a presença de Galadriel, no qual foi decidido que a casa de Elrond, a Última Casa Agradável, continuaria sendo a última fortaleza a oeste das Montanhas Sombrias, e que os Três Anéis dos Elfos então ocupados por Gil-galad e Galadriel permaneceriam escondidos.

    PUBLICAÇÃO RELACIONADA – O Senhor dos Anéis: Os Anéis de Poder | Conheça Galadriel

    Foi neste período que Gil-galad deu Vilya, o Anel Azul para Elrond e também quando Elrond conheceu Celebrían, filha de Celeborn e Galadriel.

    Perto do fim da Segunda Era, Elrond cavalgou ao lado de Gil-galad na Última Aliança de Elfos e Homens, que partiu de Valfenda para Mordor. O Senhor de Valfenda foi o arauto de Gil-galad durante a guerra contra Sauron na aliança que incluía Elfos de Lothlórien, Homens de Arnor e Gondor e Anões provavelmente liderados por Durin IV, que juntos derrotaram o exército de Sauron na Batalha de Dagorlad e sitiou Barad-dûr por sete anos. 

    Eventualmente, o próprio Sauron foi derrotado por Elendil e Gil-galad, permitindo que Isildur cortasse o Um Anel do dedo de Sauron e o reivindicasse para si.

    Ao descobrir que Isildur havia reivindicado o Um Anel, Elrond pediu ao filho mais velho de Elendil que jogasse o Anel nas chamas da Montanha da Perdição, mas a sedução do Anel fez Isildur recusar. Reivindicando o Anel de Poder como um pagamento em ouro pelas mortes de seu pai e irmão, e Elrond sem compreender completamente a natureza do Um Anel, reconheceu a reivindicação.

    A TERCEIRA ERA

    Nos últimos anos, Senhor de Valfenda foi fundamental para abrigar os herdeiros de Isildur enquanto a linhagem durou, o mais famoso desses filhos dos homens foi Aragorn II, a quem ele acolheu e criou como seu depois que seu pai Arathorn II morreu. Elrond, prevendo o difícil futuro do menino, deu-lhe o nome de Estel, que significa esperança em sua língua. Aragorn cresceu em Imladris sem saber de sua linhagem real até que Elrond lhe disse quando atingiu sua idade adulta.

    Ele também era um membro do Conselho Branco, que era frequentemente realizado em Valfenda, e era um grande amigo do Maia Gandalf, o Cinzento.

    Ao saber que Aragorn e Arwen ficaram noivos, Elrond ficou triste, pois sabia que sua filha havia feito a escolha de se tornar mortal e, portanto, decretou que por tal preço ela poderia se casar com ninguém menos que o Rei de Arnor e Gondor.

    A Guerra do Anel

    Após a partida de Frodo Bolseiro com o Um Anel do Condado, Elrond enviou cavaleiros para ajudar a guiá-lo até suas terras; um deles, Glorfindel, encontrou Frodo com sucesso e o ajudou a chegar à Valfenda. Ali realizou-se o Conselho no qual foi decidido tentar destruir o Um Anel e formação da Sociedade do Anél.

    Cinco meses depois, Elrond enviou seus filhos Elladan e Elrohir com os Rangers do Norte para Rohan e através de seus filhos, Elrond aconselhou Aragorn a seguir o Caminhos dos Mortos.

    O Portador do Anel de Vilya permaneceu em Valfenda até a destruição do Um Anel e de Sauron, após o fim da Guerra do Anel ele foi para Minas Tirith para entregar o Cetro de Annúminas ao Rei Elessar e acompanhar sua filha Arwen Undómiel até o altar para casar-se com seu amor.

    Ao final da Terceira Era, o Senhor de Valfenda deixou a Terra-Média para atravessar o mar com os outros Portadores do Anel, para nunca mais voltar.

    PODERES

    Embora não se saiba o quão poderoso Elrond era comparado a outros Lordes Elfos, ele certamente tinha um grande potencial, principalmente por ser descendente da angelical Maia Melian e o portador do Anel de Poder Vilya. 

    Uma demonstração notável incluiu Elrond convocando uma grande inundação no rio Bruinen para varrer os Nazgûl. 

    Elrond também estava familiarizado com a habilidade de entrar na mente dos outros; após a destruição do Um Anel, o Senhor de Valfenda se comunicou mentalmente com Galadriel e Gandalf.

    CURIOSIDADES

    O Lorde Meio-elfo foi um dos líderes mais incorruptíveis da Terra-Média. Aragorn especulou que entre os poucos capazes de resistir completamente ao poder da fala do Maia Saruman estavam Elrond, Galadriel e Gandalf. 

    Elrond também rejeitou e se opôs a Sauron quando este ofereceu parceria aos Elfos.

    OUTRAS MÍDIAS

    O personagem criado por Tolkien aparece em diversas mídias e é atualmente uma figura reconhecível na cultura pop, veja abaixo suas as principais adaptações:

    LIVROS

    • O Hobbit;
    • A Sociedade do Anel;
    • O Retorno do Rei;
    • O Silmarillion;
    • Contos Inacabados de Númenor e da Terra-Média;
    • A História da Terra-Média.

    FILMES

    Elrond é interpretado por Hugo Weaving (trilogia Matrix) em ambas as trilogia de filmes de Peter Jackson, sendo que na trilogia O Hobbit o ator aparece apenas no primeiro e no terceiro filme.

    GAMES

    The Lord of the Rings Online.

    TV

    O personagem estará presente na primeira série de TV da franquia e será vivido pelo ator Robert Aramayo (Game of Thrones) em O Senhor dos Anéis: Os Anéis de Poder, que chegará ao serviço de streaming Amazon Prime Video no dia 2 de setembro de 2022.

    Em 2017, a Amazon fechou contrato para adaptar a história de J.R.R. Tolkien para a TV; o acordo diz que a empresa pode contar histórias da Segunda Era da Terra-Média, incluindo momentos como a ascensão de Sauron e a forja dos Anéis de Poder.

    Assista ao primeiro trailer:


    E você, é fã das obras de J.R.R. Tolkien? Qual seu personagem favorito? Conte nos comentários!

    Inscreva-se no YouTube do Feededigno

    Assista às nossas análises de filmes, séries, games e livros em nosso canal no YouTubeClique aqui e inscreva-se para acompanhar todas as semanas nossos conteúdos também por lá!

    Artigos relacionados

    TBT #183 | Platoon (1986, Oliver Stone)

    Platoon, de Oliver Stone sem dúvida está na lista dos fãs de filmes de guerra. Veja nossa clássica indicação de TBT!

    CRÍTICA – Amor & Gelato (2022, Brandon Camp)

    Amor & Gelato é a nova aposta de filme de romance da Netflix. Baseado no livro homônimo de Jenna Evans, o longa é dirigido por Brandon Camp.

    Thor: Amor e Trovão | Conheça o elenco do filme

    Agora falta pouco para Thor: Amor e Trovão chegar aos cinemas! Confira neste artigo quem são os personagens e atores envolvidos na produção.

    Dragon Ball: Os 10 melhores episódios para assistir no Globoplay

    Após mais de 10 anos sem a TV Globinho, Dragon Ball chegou ao Globoplay. Confira a lista com os 10 melhores episódios.