Sharon Carter, que também é muito conhecida como Agente 13, é uma personagem da Marvel Comics que teve sua primeira aparição na HQ Tales of Suspense #75 em março de 1966.
A personagem foi criada por Stan Lee e Jack Kirby.
ORIGEM
Sharon morava na Virgínia e era filha de Harrison e Amanda Carter, uma família rica dos Estados Unidos. Nas HQs, Sharon Carter é conhecida por ser a sobrinha de Margaret “Peggy” Carter.
Peggy foi uma agente durante a Segunda Guerra Mundial e, após a suposta “morte” do Capitão América, foi viver junto com os pais de Sharon.
A personagem cresceu ouvindo histórias de guerra e aventuras entre Steve Rogers e Peggy Carter, ela cresceu obcecada com a ideia de se tornar uma lutadora, assim como sua tia, o que a fez se alistar para a S.H.I.E.L.D., e logo na sua primeira missão começou a ser chamada pelo codinome Agente 13.
Foi também em sua primeira missão, que Sharon teve que interceptar cargas roubadas da Hydra, que ela encontrou com o Capitão América, que por sua vez ficou estupefato. Steve Rogers achava que estava diante de Peggy, mas só depois a personagem lhe revelou sua história.
Nos anos seguintes, ela se tornou uma agente de alto nível da S.H.I.E.L.D., sendo designada para várias missões ao lado do Capitão América; e foi nesse período que eles se apaixonaram.
PODERES E HABILIDADES
A Agente 13, relata em uma conversa que sua tia, Peggy, foi a responsável por lhe fornecer o seu primeiro coldre e arma. Mais tarde ela foi treinada pela S.H.I.E.L.D. e se tornou uma excelente combatente corpo a corpo e atiradora.
Carter possui força humana normal para uma mulher de sua idade, altura e constituição física que pratica exercícios intensivos regulares.
Sharon várias vezes usou um traje branco na maioria de suas histórias, após os anos 2000 esse traje foi desenvolvido por Tony Stark, e apresenta certa resistência a choques elétricos.
A S.H.I.E.L.D. era responsável por fornecer suas armas, logo, a personagem foi treinada para usar qualquer tipo de arma convencional ou de alta tecnologia.
Sharon Carter já recebeu um escudo de energia bem parecido com o do Capitão América, assim como um bastão e uma variedade de outras armas.
EQUIPES
A Agente 13 ajudou a formar e liderar a chamada Força Feminina da S.H.I.E.L.D., um esquadrão feminino de agentes, que provou-se muito eficaz no combate à vilania.
Logo depois, Sharon pediu demissão da S.H.I.E.L.D. para tirar férias e passar mais tempo com Steve Rogers. Não voltando ao serviço ativo por algum tempo.
O relacionamento entre Carter e Rogers sempre foi turbulento; mas ela serviu como parte da equipe de Vingadores Secretos de Steve Rogers, que resolveu deixar o manto de Capitão América com Bucky Barnes.
Sharon e Steve mais tarde compareceram ao funeral de Peggy Carter, e os dois lutariam contra a as ameaças: Bravo, Rainha Hydra e Barão Zemo.
Em outras situações de combate, a Agente 13 já teve a ajuda de Agatha Harkness, Shuri, Sam Wilson, Bucky e vários outros heróis em diversas missões.
CURIOSIDADES
A personagem já foi a Diretora Executiva da S.H.I.E.L.D. durante a ausência de Nick Fury, se tornando a primeira mulher diretora da agência secreta.
Após um tempo, Fury toma a direção na agência de forma forçada e Sharon se torna uma agente de campo mais uma vez, reportando-se diretamente ao novo Diretor Executivo como uma oficial de ligação especificamente designada para apoiar e relatar as atividades do Capitão América.
Na iniciativa de tirar o Capitão América da prisão após os atos do falso Capitão da Hydra, a Agente 13 se junta as Filhas da Liberdade e usa a tão famosa armadura Patriota de Ferro.
OUTRAS MÍDIAS
Sharon Carter é bastante conhecida por muitos leitores de HQs, porém, ela está em jogos como Ultimate Spider-Man e Marvel Heroes.
Além desses jogos, ela é uma personagem jogável em games como LEGO Marvel’s Avengers e Future Fight e chegou a estar disponível nos jogos Marvel’s Avengers Academy e Avengers Alliance 2.
Ela esteve em Marvel Super Heroes e na série animada dos anos 90 do Homem-Aranha.
Nos cinemas ela também aparece no filme de 1990, Capitão América, interpretada por Kim Gillingham.
Suas aparições mais recente são nos filmes do Universo Cinematográfico Marvel onde ela é interpretada pela atriz Emily VanCamp que teve sua primeira aparição em Capitão América: O Soldado Invernal (2014) e teve um pouco mais de destaque em Capitão América: Guerra Civil (2016).
VanCamp irá novamente interpretar Sharon Carter na série original do Disney+: Falcão e o Soldado Invernal que estreia no dia 19 de março de 2021.
Curte nosso trabalho? Que tal nos ajudar a mantê-lo?
Ser um site independente no Brasil não é fácil. Nossa equipe que trabalha – de forma colaborativa e com muito amor – para trazer conteúdos para você todos os dias, será imensamente grata pela sua colaboração. Conheça mais da nossa campanha no Apoia.se e nos ajude com sua contribuição.