Início FILMES Artigo Tudo o que você precisa saber sobre Babu Santana

Tudo o que você precisa saber sobre Babu Santana

605
0
Tudo o que você precisa saber sobre Babu Santana

Conhecido pelo grande público por seu papel na cinebiografia de Tim Maia, Babu Santana invadiu os lares de todos os brasileiros na edição de número 20 do Big Brother Brasil.

Entretanto, mesmo com toda a projeção, muitas pessoas ainda não conhecem a carreira do Babu a fundo e, por isso, nos montamos esse Dossiê bem bacana do ator!

Você pode conferir este conteúdo no vídeo abaixo; lembre-se de se inscrever no nosso canal.

HISTÓRIA

Alexandre da Silva Santana nasceu em 1979 no Rio de Janeiro, passando boa parte da sua infância e juventude na Favela do Vidigal. Vindo de família simples, Babu passou a ter interesse pelas artes ainda muito jovem e ingressou no grupo de teatro Nós do Morro em 1997.

A ONG Nós no Morro existe desde 1986 lá no Vidigal e tem como objetivo proporcionar o acesso à arte e à cultura para crianças, jovens e adultos.

De acordo com Babu, ele sempre admirou muito atores e atrizes quando era pequeno. Seu pai trabalhava como segurança em um teatro onde aconteciam vários programas da Globo. Além do pai, ele tinha um casal de tios que o incentivava a ir ao cinema e ao teatro e, graças a eles, o jovem Babu pegou gosto pela profissão.

Eu tinha esse desejo oprimido por conta da minha realidade. Não era normal na década de 80 um negro ser ator, tinha pouquíssimos, contava nos dedos. Além disso, era uma profissão muito temida pela família pela instabilidade. Eu estudava no Colégio Divina Providência e, aos 12 anos, participei da minha primeira peça. A ex-mulher do meu tio trabalhava no projeto Nós do Morro, e um dia ela me levou para ver a peça ‘Abalou’, um musical funk de 1995. Eu fiquei encantado, apaixonado e assisti dezenas de vezes a peça. Acabei fazendo o teste e entrando para o grupo.”

Mesmo já trabalhando como ator, Babu exerceu várias outras funções para conseguir se manter na área. Ele já foi pedreiro, camelô de praia, aderecista de escola de samba e até eletricista.

Nunca deixou de lutar para se manter na profissão e sempre afirma em entrevistas que não acredita até hoje que um jovem negro nos anos 80 conseguiu se tornar um ator profissional.

A CARREIRA DE BABU

Babu tem mais de 20 anos de carreira, contando projetos na TV, cinema e teatro. Em 2001 ele teve seu primeiro trabalho na televisão que foi uma ponta na novela Malhação.

Já no cinema, seus primeiros projetos foram os longas Cidade de Deus, interpretando o personagem Grande e em Uma Onda no Ar, interpretando Roque.

Cidade de Deus dispensa apresentações. É um dos maiores filmes do cinema nacional. Já o filme Uma Onda no Ar não é tão conhecido, mas possui uma temática bem interessante. O longa conta a história da Rádio Favela, rádio comunitária criada na favela Aglomerado da Serra, em Belo Horizonte, durante os anos 80. O personagem de Babu é um dos principais da trama.

Depois dos primeiros papéis, Babu conseguiu seu primeiro destaque em premiações interpretando o personagem Bujiú no filme Estômago de 2007. O longa rendeu ao ator o Prêmio Especial do Júri no Festival de Cinema do Rio de Janeiro e o de Melhor Ator Coadjuvante no Grande Prêmio de Cinema Brasileiro.

Estômago, por si só, é um filme brasileiro super aclamado, vencendo vários prêmios em festivais nacionais e internacionais. Só no Grande Prêmio de Cinema Brasileiro ele levou, além de melhor ator coadjuvante, os prêmios de Melhor Filme por voto popular e Melhor Diretor.

Sete anos após ser premiado com o seu primeiro Grande Otelo, Babu regressava aos holofotes das premiações brasileiras interpretando um ícone da nossa cultura, o cantor Tim Maia.

Esse é até hoje o trabalho mais conhecido e referenciado do ator. Pelo seu papel, Babu ganhou o seu segundo Grande Otelo, dessa vez como Melhor Ator.

A cinebiografia foi super bem recebida aqui no Brasil e até foi transmitida em duas partes pela Globo.  

Em 2016, Babu foi escalado para dividir os holofotes com Lázaro Ramos no filme Mundo Cão. No longa, ator interpreta o personagem Santana, que é responsável por recolher das ruas cachorros perigosos. Ele acaba mexendo com o cachorro do personagem de Lázaro Ramos e dai começa toda a confusão.

Já em 2017 o Babu participou do filme Café com Canela. O filme se passa no interior da Bahia e ele interpreta o personagem Ivan.

Em 2018 o Babu participou do longa Praça Paris, um drama luso-brasileira da Imovision. No longa, ele interpreta um pastor. Esta foi uma das últimas produções do ator antes dele entrar na casa do Big Brother Brasil.

O próximo lançamento que o ator participará é o filme Intervenção que, a princípio, tem data de estreia para Setembro desse ano. O longa mostra a realidade das Unidades de Polícia Pacificadoras (UPPs) do Rio de Janeiro e como é o convívio delas com cidadãos ainda reféns do tráfico e da milícia nas comunidades.

PRECONCEITO

Como já elencamos, a carreira de Babu Santana como ator é imensa e rendeu inúmeros prêmios importantes. Porém, mesmo com todo esse histórico, ele mesmo fala que é muito difícil fechar grandes contratos para filmes e séries.

É quase impossível não comparar esse tipo de situação com a de outros atores premiados, pois normalmente, quando um ator ganha um grande prêmio e fica em evidência no mercado, ele começa a trabalhar um projeto atrás do outro, ganhando cada vez mais notoriedade.

O Babu comentou um pouco sobre como é complicado o mercado do cinema e TV no Brasil – principalmente para pessoas negras –  lá no BBB. Ele mencionou que, durante muito tempo, teve depressão e que sempre fica indagando sobre o que ele construiu até aqui.

Mesmo com todos esses prêmios e 20 anos de carreira, ele vive hoje em uma casa simples e divide o aluguel com sua companheira e um amigo. Devido às dívidas que ele contraiu, o Babu topou entrar no programa e busca conseguir mudar de vida.

A gente aqui torce para que, com a notoriedade que o BBB está proporcionando e a liberdade que ele tem para falar abertamente sobre sua história de vida, que o Babu consiga mais oportunidades e que todo mundo possa aproveitar o talento dele nas telonas.

Tudo o que você precisa saber sobre Babu Santana



Curte nosso trabalho? Que tal nos ajudar a mantê-lo?

Ser um site independente no Brasil não é fácil. Nossa equipe que trabalha – de forma colaborativa e com muito amor – para trazer conteúdos para você todos os dias, será imensamente grata pela sua colaboração. Conheça mais da nossa campanha no Apoia.se e nos ajude com sua contribuição.