Início EVENTOS Cinemão: Mostra gratuita de cinema para adultos e crianças do RJ

Cinemão: Mostra gratuita de cinema para adultos e crianças do RJ

253
0
Cinemão promove intervenção de cinema em bairros populares do Rio de Janeiro

 

Pensando em uma maneira de ocupar bairros populares com o cinema, o Cinemão resolveu realizar pela primeira vez, duas mostras simultâneas que acontecerão nos meses de Março e Abril na cidade, a Mostra Cinemão Z.O e Mostra Cinemão Infantil

Mostra Cinemão Z.O. acontecerá exclusivamente na Zona Oeste do Rio de Janeiro. E pela primeira vez o Cinemão promoverá uma “Curadoria Interativa”, onde os moradores escolherão os filmes que desejam assistir dentro da cartela de filmes que serão disponibilizados. Os moradores da Zona Oeste terão a oportunidade de assistir no fim de semana filmes premiados de animação, documentário e ficção, que serão exibidos em praça pública num super telão inflável. A cartela de filmes conta com 80 títulos de longa metragem (disponibilizados pela Ancine) e, inclusive, com o longa metragem que acaba de entrar em cartaz nos cinemas: Hibridos: Os Espiritos do Brasil, de Vicent Moon e Priscila Telmon, curtas infantis, como  Meu Amigo NietzscheO Balãozinho Azul, ambos de Faustón Silva, entre outros também fazem parte da cartela.

A mostra inicia na comunidade do Cesarão (Santa Cruz) no sábado, dia 24, e em Barra de Guaratiba, no dia 25. Em Abril, a mostra acontece em uma escola de Vargem Grande, dia 6, na Urucânia dia 14 e termina no dia 15, em Paciência.

Cid César Augusto, produtor e exibidor Cinemão, diz:

“Os bairros populares precisam de intervenção de saúde, educação, saneamento, transporte, segurança e também de cultura. Ocupar espaços públicos e populares com o cinema é, em si, um grandioso ato da indústria audiovisual. O cinema vai encontrar com uma parcela da população que mais sofre nesta cidade.”

Ao mesmo tempo a Mostra Cinemão Infantil exibirá filmes com temática infantil/classificação livre. A primeira exibição acontece no dia 24 de Março, às 19h, na Areninha Gilberto Gil, em Realengo

Logo após, no dia 12 de Abril, a mostra segue para a Cidade das Crianças – Santa Cruz, Museu do Pontal – Recreio, dia 22, seguindo para a Praça Manoel de Nóbrega, no Catumbi no dia 28 e termina dia 29/04 no Conjunto IAPC, no Cachambi.

“A Mostra Cinemão Infantil é um programa pra toda família e conta com uma curadoria especial de curtas. Tem filme de ficção, animação e documentário. É uma ótima oportunidade para a criança ter contato com todos os gêneros do cinema”

Conheça um pouco mais do Cinemão:

O Cinemão é uma rede exibidora popular. É uma sala de cinema móvel. Trata-se de uma carro aparelhado para exibição de filmes, equipado com projetor de alta performance, super telão inflável, sistema de som, cadeiras e pipoqueira; o projeto, em atividade desde 2010, protagoniza o maior número de intervenções cinematográficas em espaços públicos no Rio de Janeiro.

O objetivo principal é democratizar e promover o cinema brasileiro de forma prática, gratuita e eficiente. O projeto exibe uma produção nacional (curtas e longas de todos os gêneros) de forma democrática e acessível, atendendo a toda e qualquer população. Também faz parte deste projeto a realização de oficinas de audiovisual para crianças e adolescentes. E a partir de acordos com distribuidores nacionais, o Cinemão funciona como uma importante janela para democratização do cinema brasileiro. 

Com o intuito de difundir ainda mais as realizações propostas e atuar no processo de formação de plateias para o cinema nacional, tanto as exibições dos filmes quanto as oficinas possuem entrada franca em todas as suas atividades.

Confira a programação com locais e horários:

Mostra Cinemão Z.O. 

Dia 24/03, sábado, às 19h
Conjunto Habitacional Otacílio Câmara – Cesarão (Campo do Carecão)
Santa Cruz

Dia 25/03, domingo, às 19h
Praça Doutor Raul Capello Barrozo
Barra de Guaratiba

Dia 06/04, sexta-feira, às 19h
E.M. Professor Teófilo Moreira da Costa: Rua Esperança, 387
Vargem Grande

Dia 14/04, sábado, às 19h
Campo da Rua Quinze
Urucânia

Dia 15/04, domingo, às 19h
Praça do Ponto Chic
Paciência

Entrada gratuita
Classificação livre

Mostra Cinemão Infantil

Dia 24/03, sábado, às 19h
Areninha Gilberto Gil, na Av. Marechal Fontenele, 5000
Realengo

Dia 12/04, quinta-feira, às 10h
Cidade das Crianças, na Rodovia Rio-Santos, Km 1
Santa Cruz

Dia 22/04, domingo, às 19h
Museu Casa do Pontal, localizado na
 Estrada do Pontal, 3295
Recreio

Dia 29/04, domingo, às 19h
Conjunto IAPC do Catumbi

Entrada gratuita
Classificação livre

A Mostra Cinemão Z.O. tem patrocínio da RioFilme e Secretaria Municipal de Cultura.

E aí, já atualizou sua agenda cultura? Não deixe de compartilhar essa dica com seus amigos! E lembre-se também de nos acompanhar nas principais redes sociais para mais novidades culturais 😉

Facebook – Twitter – Instagram – Pinterest