10 filmes que retratam a vida de grandes filósofos

    Os filósofos têm a função de investigar e questionar a essência e a natureza do universo, do homem e de fatos, por meio de análises, reflexões e críticas. Além disso, eles buscam a compreensão teórica de conceitos, como os de espaço, tempo e verdade.

    Se essa área te interessa vale a pena conferir a lista que separamos. São 10 filmes referente à biografia de grandes filósofos. Eles são considerados estudiosos de problemas fundamentais relacionados à existência, aos valores morais e estéticos. São os questionadores de dogmas, da mente e da linguagem humana. Geralmente, essas pessoas são movidas pela curiosidade e levantam grandes indagações refletindo em mudanças sociais, religiosas, políticas e existenciais.

    Ficou curioso para saber mais sobre esses Mestres da Filosofia? Então confira a lista! 

    Sócrates (1971)

    10 filmes que retratam a vida de grandes filósofos

    A cinebiografia trata uma parte da vida de Sócrates, um filósofo ateniense do período clássico da Grécia Antiga. É reconhecido como um dos fundadores da filosofia ocidental. Seus primeiros estudos e pensamentos discorrem sobre a essência da natureza e da alma humana.

    O filme mostra o final da vida de Sócrates (470 – 399 a.C.), seu julgamento e sua condenação à morte, além de célebres diálogos socráticos, como “Apologia“, “Críton” e “Fédon“.

    Pascal (1972)

    10 filmes que retratam a vida de grandes filósofos

    O diretor Roberto Rossellini acompanha a trajetória de Pascal, dos 17 anos até sua morte precoce, mostrando seus célebres estudos de Matemática e Geometria, incluindo a criação da primeira calculadora mecânica; seus trabalhos revolucionários sobre o vácuo, os fluidos e a pressão atmosférica; sua relação com o Jansenismo e a concepção de suas principais obras filosófico-religiosas.

    Com austeridade, ternura e realismo, Rossellini realizou um filme de extrema beleza sobre os conflitos religiosos e filosóficos de um personagem histórico fascinante.

    Cartesio – René Descartes (1974)

    10 filmes que retratam a vida de grandes filósofos

    Penso, logo existo“. Com certeza você já ouviu essa frase, criado pelo filósofo e matemático francês, Descartes. Ele foi o fundador do pensamento cartesiano, sistema que deu origem à Filosofia Moderna.

    No filme contém trechos inteiros de algumas das obras fundamentais do pensador, que visa a autonomia do pensamento racional diante da fé. Naquela época, todo esforço racionalista tinha de ser negociado com as autoridades religiosas. Diante disso, a trama mostra como Descartes precisa provar que a razão é sustentável por si só.

    A Vida de Galileu (1975)

    10 filmes que retratam a vida de grandes filósofos

    Sob a direção de Joseph Losey, a produção A Vida de Galileu, do American Film Theatre, apresenta o típico mosaico brechtiano que funde teatro e imediatismo através de um drama pessoal extremamente cinematográfico que opõe a responsabilidade pública à dúvida individual.

    Desafiado por um novo estudante, o tutor e teórico Galileu se utiliza da emergente tecnologia telescópica e descobre provas irrefutáveis da noção herética de que a Terra não é o centro do universo. Porém numa sociedade rígida guiada pela aliança entre a aristocracia e o clérigo e já debilitada pela Peste e pela Reforma, a ciência é uma ameaça e o iluminismo, um luxo.

    Posto diante da morte pelas mãos da Inquisição ou a retratação ao um Papa tão hipócrita quanto poderoso, Galileu deve escolher entre sua própria vida e a incansável curiosidade científica pela qual havia rejeitado sua família, amigos e a própria saúde.

    Foucault Por Ele Mesmo (2003)


    Filósofo, teórico social, professor e crítico literário. Foucault fala como as relações entre poder e conhecimento são usadas para obter controle social. Embora muitas vezes seja citado como um pós-estruturalista e pós-modernista, ele se classificava como crítico da modernidade.

    O documentário é uma coletânea de entrevistas com críticos, historiadores e filósofos contemporâneos que buscam construir novas formas de pensar os mecanismos de dominação da sociedade a partir das ideias de Foucault e suas contraditórias produções intelectuais. Com isso, é possível relacionar pensamentos, carreira e vida pessoal do filósofo.

    Amantes do Café Flore – Simone de Beauvoir e Sartre (2006)

    O filme, baseado em fatos reais, aborda a vida e a relação amorosa ente a escritora Simone de Beauvoir Jean-Paul Sartre, um teórico existencialista. Trata-se de uma boa oportunidade para conhecer essas personalidades com seus dilemas, angústias e desconstruções cotidianas, além de poder compreender o momento histórico do filme.

    Quando Nietzche Chorou (2006)

    O filósofo alemão é tido como um dos mais influentes e importantes filósofos modernos do século XIX. Suas obras pautavam-se em críticas à cultura, religião e a filosofia ocidentais. Ele ainda defendia a liberdade de qualquer tipo de controle cultural e moral.

    O filme conta a história de um encontro fictício entre Nietzche e o médico Josef Breuer. Nietzsche é ainda um filósofo desconhecido, pobre e com tendências suicidas. Em busca de tratamento para a depressão, a consulta vira uma verdadeira aula de psicanálise. Os dois terão que mergulhar em si próprios, em um processo de autoconhecimento.

    A Batalha pelo Império – Confúcio (2010)

    Confúcio foi um pensador e filósofo chinês. Suas ideias salientaram a moralidade pessoal e governamental, os procedimentos corretos nas relações sociais, a justiça e a sinceridade. Tais ensinamentos representam muito mais um sistema de ética e política do que uma religião.

    O filme retrata a história dramática do lendário filósofo na idade da guerra no Estado chinês, durante a qual incontáveis batalhas foram travadas para unificar os reinos. Para salvar o estado o rei recorre a Confúcio, que os livram de uma guerra perpétua. No entanto, os centros políticos do Estado passam a se sentir ameaçados pelo filósofo e o exila. Após anos indo de um estado para outro, Confúcio não perder os seus ideais de paz e harmonia.

    Hannah Arendt (2012)

    Alemã de origem judaica, Hannah Arendt (1906 – 1975) foi uma filósofa-política do século XX. Ela defendia o conceito de pluralismo, liberdade e igualdade no âmbito político. 

    O filme aborda o julgamento de Adolf Eichmann, um colaborador de Hitler e coordenador dos campos de concentração. Hannah Arendt acompanhou o julgamento e escreveu uma série de artigos sobre o caso. No entanto, as publicações e o conceito de “banalidade do mal” defendidos por ela provocam uma série de controvérsias sobre os envolvidos nos crimes de guerra.

    O Jovem Karl Marx (2017)

    Karl Marx foi um filósofo, sociólogo e jornalista e revolucionário socialista. Seus trabalhos versam sobre história, filosofia, economia e sociologia e, invariavelmente, seu nome está associado às teorias sobre comunismo, socialismo e revolução.

    O filme começa aos 26 anos de Marx, quando é exilado junto com sua esposa, Jenny. Em Paris, de 1844, ele conheceu Friedrich Engels, filho de um industrialista que investigou o nascimento da classe trabalhadora britânica. O encontro desses dois teóricos, pilares de uma corrente de pensamento que perdura até hoje, entre a repressão política e tumultos, lideram o início do movimento operário em meio a era moderna.


    Inscreva-se no YouTube do Feededigno

    Assista às nossas análises de filmes, séries, games e livros em nosso canal no YouTubeClique aqui e inscreva-se para acompanhar todas as semanas nossos conteúdos também por lá!

    Artigos relacionados

    Séries e filmes coreanos para assistir na Netflix nos próximos meses

    A Netflix terá lançamentos para todos os gostos nos próximos meses: a maior e melhor variedade de conteúdo coreano disponível!

    Capitão América: Admirável Mundo Novo | Confira o primeiro trailer

    A Marvel Studios compartilhou o teaser trailer de Capitão América: Admirável Mundo Novo, apresentando Anthony Mackie como o Capitão América!

    Filmes subestimados que valem a pena assistir

    Infelizmente, alguns filmes acabam não recebendo a atenção e o reconhecimento que merecem e esses filmes acabam sendo subestimados.

    As melhores séries de médicos que você precisa assistir

    Desde que a TV se tornou popular, as séries de médicos sempre foram classificadas entre os tipos de programas favoritos dos espectadores.