Início FILMES Crítica #52filmsbywomen 20 – Era o Hotel Cambridge (2016, Eliane Caffé)

#52filmsbywomen 20 – Era o Hotel Cambridge (2016, Eliane Caffé)

151
0

Era o Hotel Cambridge é um longa de 2016 dirigido por Eliane Caffé, que mistura ficção e documentário para contar a história dos ocupantes de um prédio histórico no centro de São Paulo. O elenco mistura atores como Suely Franco e José Dumont e moradores da ocupação como a líder Carmen Silva e Isam Ahmad Issa.

hotel cambridge

O primeiro intuito da diretora era explorar a situação de refugiados estrangeiros em território brasileiro, que a levou a focar na ocupação do Hotel Cambridge, onde refugiados de diversos países dividem espaços com brasileiros dos movimentos sociais por moradia. A história dos refugiados ainda é central, atravessadas pelos preconceitos diários sofridos e pelas dificuldades vividas, muitas delas até compartilhadas com os brasileiros que vivem no local, outras praticadas por eles.

Mas Era o Hotel Cambridge não é um filme trágico. Caffé consegue captar a veia pulsante que leva vida ao Hotel Cambridge, o senso de comunidade. Os diálogos e passagens introduzidos como ficção não destoam do tom geral do filme, que é uma obra coesa como poucas que fazem essa mistura de narrativas e estilos. As partes e personagens introduzidas como ficção colaboram para criar identificação com as histórias individuais enquanto as filmagens em documentário oferecem um olhar sobre a realidade das ocupações, um olhar humano e empático. A ficção que se mistura com realidade oferece uma bela fotografia e composições de planos, em especial nas intervenções artísticas orquestradas por Apolo (Dumont). Em contraste, as histórias contadas pelos refugiados que possuem familiares em seus países de origem, a saudade e o medo, são aterrorizantes.

Podemos dizer que Era o Hotel Cambridge é um filme brilhante. A coragem de Eliane Caffé ao trabalhar com tantas variantes é recompensada com um longa igualmente corajoso, atual, que precisa ser visto e discutido, como um retrato de uma situação latente na sociedade brasileira, a crise habitacional, e a recusa de pessoas como Carmem, Paulo, Isam Ahmad e muitos outros em se anularem e a incessante busca pela visibilidade e dignidade que lhes é de direito.

Confira abaixo o trailer de Era o Hotel Cambridge:

Já começou a campanha #52FilmsByWomen? Tem ideia de algum filme para nos indicar? Deixe-nos seus comentários e lembre-se de compartilhar esse post com seus amigos em suas redes sociais! Até domingo que vem com uma nova indicação ?