Início FILMES Crítica #52filmsbywomen 27 – She’s Beautiful When She’s Angry (2014, Mary Dore)

#52filmsbywomen 27 – She’s Beautiful When She’s Angry (2014, Mary Dore)

119
0
shes beautiful when shes angry

She’s Beautiful When She’s Angry (Ela é Linda Quando Está Com Raiva, em tradução literal) é um documentário de 2014 dirigido por Mary Dore. O filme traça a linha histórica dos movimentos de liberação feminina nos Estados Unidos, iniciados sob a luz dos movimentos por direitos humanos nos anos 60.

O documentário apresenta entrevistas e imagens de arquivos de nomes importantes da segunda onda do movimento feminista nos Estados Unidos como Roxanne Dumbar-Ortis, Alta Gerrey, e Susan Brownmiller. Iniciando-se no momento de fervor e clamor por mudança social, os primeiros encontros com o propósito de discutir questões femininas ocorrem no início dos anos 60, informados por uma necessidade de mudar as relações entre os sexos e as desigualdades operantes.

A estrutura do documentário, com entrevistas, arquivo, algumas leituras dramáticas de passagens importantes da literatura feminista da época e algumas reconstruções de cenas históricas mantém uma interessante variação narrativa, aliada a uma vibrante trilha sonora que caminha bem entre os tons dos temas tratados, o longa se informa e entretém. She’s Beautiful When She’s Angry acompanha os desenvolvimentos dos movimentos em diversos estados e comunidades, e como suas peculiaridades atravessavam a narrativa central de liberação feminina. Sem uma linguagem muito acadêmica o filme é capaz de explorar o porque o movimento feminista não é único, e como é necessária a interação entre os movimentos sociais de classe, movimentos raciais e movimentos anti-homofobia.

She’s Beautiful When She’s Angry é um excelente documentário, necessário para quem busca entender mais sobre a necessidade do feminismo e movimentos de resistência e luta social. É assustador olhar como muitos dos problemas e pautas então apresentados ainda são lutas diárias hoje, mas é enriquecedor olhar para a história dessas lutas, quanto já foi alcançado e como o trabalho dessas mulheres colabora para desenhar as conquistas que temos hoje.

Confira o trailer oficial:

O documentário She’s Beautiful When She‘s Angry está disponível na Netflx. E aí tem já conferiu nossas indicações anteriores da campanha #52FilmsByWomen?

Comentários