CRÍTICA – Aftersun (2022, Charlotte Wells)

    Aftersun é o longa de estreia da diretora britânica Charlotte Wells. O filme é estrelado por Paul Mescal e Frankie Corio e está disponível na plataforma streaming Mubi.

    SINOPSE

    Em um resort decadente, Sophie, de 11 anos, aproveita o raro tempo com seu pai amoroso e idealista, Calum. Vinte anos depois, as lembranças de Sophie de suas últimas férias se tornam um retrato poderoso e doloroso do relacionamento deles.

    ANÁLISE

    Aftersun

    Aftersun é a estreia da diretora britânica Charlotte Wells que apresenta um drama profundamente sensível e nostálgico que se passa nos anos 90 durante as férias de Sophie na Turquia junto ao seu pai.

    Dito isso, o enredo da trama se desenvolve na relação pai e filha de modo sensível e envolvente entre os atores Frankie Corio e Paul Mescal. O longa trabalha de maneira sensacional essa relação que é bastante envolvente e acaba não sendo piegas.

    Com isso, o longa avança de maneira lenta, mas não perde a qualidade em contar uma bela história. Apesar de o enredo ser construído de forma lenta, essa abordagem é crucial para criação desse laço família.

    Desse modo, temos um enredo que aprecia de forma única o ponto de vista de uma criança sobre o pai e se aprofunda no que culminou o fim do relacionamento entre os pais de Sophie.

    Quanto à parte técnica, o longa trabalha de maneira sútil o passado e presente com uma ótima edição. No mais, a trilha sonora é excelente no longa e sendo incluída nos momentos certos da trama.

    Além disso, o enredo trabalha temáticas como LGBTQIAP+ e o despertar da paixão na adolescência e sobre memórias da infância. Ambos os temas são tratados de maneira bastante sutil e nostálgica.

    Em suma, Aftersun é um ótimo longa de estreia que certamente irá cativar uma onda de cinéfilos que amam filmes que desenvolvem de maneira madura e envolvente a relação entre pai e filha.

    VEREDITO

    Aftersun é uma ótima surpresa, que tem grandes chances de concorrer ao Oscar deste ano.

    Nossa nota

    4,0 / 5,0

    Confira o trailer do filme:

    Inscreva-se no YouTube do Feededigno

    Assista às nossas análises de filmes, séries, games e livros em nosso canal no YouTubeClique aqui e inscreva-se para acompanhar todas as semanas nossos conteúdos também por lá!

    Artigos relacionados

    Superman: Possíveis vilões do novo filme do Homem de Aço

    Superman ganhará um novo filme. Apesar de quase todo o elenco do filme ter sido anunciado, os vilões ainda são mantidos em segredo.

    TBT #272 | ‘O Exterminador do Futuro’ é terror desesperador e ação absoluta

    'O Exterminador do Futuro' foi criado como um temor em relação ao futuro. E se as máquinas dizimassem a humanidade e colocasse nossa única...

    TBT #271 | ‘Dupla Explosiva’ já é clássico de ação com explosões e comédia exagerada

    Dupla Explosiva é clássico de ação repleto de absurdo e estrelas do cinema. Nele, acompanhamos Michael Bryce e Darius Kincaid.

    Duna: Parte Dois consegue a maior estreia desde Barbie, e já se consagra como um dos grandes sucessos de 2024

    Apesar de estarmos no terceiro mês do ano, Duna: Parte Dois conseguiu, em quatro dias desde a sua estreia, tornar-se a maior bilheteria de 2024.