CRÍTICA – Barões da Pisadinha (2021, Amazon Music)

    O mini documentário dos Barões da Pisadinha estreia na Amazon Music e no YouTube no dia 29 de junho. Com duração de 30 minutos, a produção conta alguns pontos da trajetória de sucesso da dupla nordestina.

    SINOPSE

    Rodrigo e Felipe revisitam a cidade onde cresceram e revelam detalhes sobre a trajetória de sucesso. Além da participação dos dois artistas, familiares e pessoas que marcaram sua história também dão entrevista e revelam os bastidores da carreira, de quando ainda tocavam em bares e palcos improvisados.

    ANÁLISE

    Barões da Pisadinha é um fenômeno do mercado fonográfico brasileiro. Com mais de 1 bilhão de streamings em sua conta, o grupo fundado no Interior da Bahia conquistou uma legião de fãs e arrasta multidões para os seus shows.

    Entretanto, se engana quem pensa que o sucesso veio fácil. A dupla, composta por Rodrigo e Felipe, teve que ralar muito para conquistar os resultados que possuem nos dias atuais. Os músicos iniciaram a trajetória cantando em bares e, muitas vezes, não eram pagos pelos shows que faziam.

    O documentário criado para o Amazon Music busca apresentar a história de luta dos rapazes. Com duração de apenas 30 minutos, a produção é bem concisa e não se aprofunda em grandes detalhes da trajetória. Entretanto, é possível entender a origem dos cantores e conhecer um pouco sobre suas famílias, sonhos e desafios.

    Se tem algo que o povo brasileiro tem de sobra é força. Triplique isso se você é nortista ou nordestino. A história de Rodrigo e Felipe na música se deu como uma forma de ajudar suas mães que, durante muito tempo, trabalharam prestando serviço para outras famílias.

    A vida sofrida e simples foi motivação para ambos tentarem a sorte na música, começando no forró e migrando futuramente para a pisadinha. Como explica Felipe no documentário, a pisadinha é uma mistura do xote, samba e vaneirão gaúcho, criando essa estética única e com cara de Brasil.

    Apesar da curta duração, o documentário consegue abranger vários pontos interessantes da vida da dupla. Felipe, por exemplo, era guitarrista e migrou para o teclado após sua mãe o aconselhar a comprar o instrumento. Ele aprendeu a tocar teclado em aulas no YouTube e logo se uniu a Rodrigo para fundar o grupo Barões do Forró Prime.

    Suas primeiras músicas foram gravadas em uma pequena salinha, com um colchão de espuma que imitava o efeito de um estúdio. De forma humilde, mas ancorado em grandes sonhos, o trabalho dos Barões da Pisadinha ganhou as pessoas e mudou para sempre a história de Felipe e Rodrigo.

    É inegável que, ao término da produção, ficamos com a sensação de que há uma quantidade maior de filmagens do que foi apresentado no produto final. Devido ao contexto de mini documentário, os cortes são abruptos e a condução um pouco apressada. Entretanto, é um bom entretenimento que pode ser assistido em qualquer folga do dia.

    VEREDITO

    O mini documentário sobre o Barões da Pisadinha apresenta a história de luta e sonhos da dupla de forma simples e objetiva. A produção consegue entregar uma boa narrativa, além de deixar aberto o caminho para um documentário mais longo no futuro.

    3,5/5,0

    Nossa nota

    Curte nosso trabalho? Que tal nos ajudar a mantê-lo?

    Ser um site independente no Brasil não é fácil. Nossa equipe que trabalha – de forma colaborativa e com muito amor – para trazer conteúdos para você todos os dias, será imensamente grata pela sua colaboração. Conheça mais da nossa campanha no Apoia.se e nos ajude com sua contribuição.

    Artigos relacionados

    Lançamentos Netflix: Veja o que chega em novembro

    Novembro já está chegando e nada melhor que ficar por dentro dos próximos lançamentos Netflix! Veja as produções da gigante do streaming.

    Lançamentos Netflix: Veja o que chega em outubro

    Outubro já está chegando e nada melhor que ficar por dentro dos próximos lançamentos Netflix! Veja as produções da gigante do streaming.

    Maggie Smith: Conheça a atriz e seus 10 melhores trabalhos

    Muito conhecida por seu papel na franquia Harry Potter ao interpretar a Profª Minerva McGonagall, Maggie Smith faleceu hoje, aos 89 anos.

    ‘Bad Boys: Até o Fim’ eleva o tom da narrativa da franquia

    A franquia de filmes Bad Boys é um dos grandes sucessos das carreiras de Will Smith e Martin Lawrence e depois de muitos anos...