CRÍTICA – Identidade (2021, Rebecca Hall)

    Identidade é o novo longa da Netflix e que conta com Tessa Thompson (O Amor de Sylvie) e Ruth Negga (Preacher) em seu elenco. O longa é dirigido por Rebecca Hall (A Casa Sombria)

    SINOPSE DE IDENTIDADE

    Irene (Tessa Thompson) é uma mulher negra que tem uma amiga peculiar chamada Clare (Ruth Negga), que também é negra, mas vive como branca.

    Agora, as duas vivem situações incomodas e que definem as diferenças entre os dois mundos. Será que isso vai criar muitos problemas?

    ANÁLISE

    Identidade é o tipo de filme que cheira e tem cara de grandes premiações da sétima arte, uma vez que sua estética tem uma excelente visão artística da diretora Rebecca Hall.

    Começando pelo formato da tela que assim como O Farol, tem sua utilização de forma quadrada e não retangular, como estamos acostumados. Além disso, o longa é todo em preto e branco, gerando interessantes contrastes na paleta de cores das duas personagens principais, pois Clare usa maquiagens que clareiam sua pele, além de roupas brancas, que fazem um contraste alegórico e funcional para a trama.

    Essa ideia é genial e traz sutileza para nos apresentar dois mundos bastante diferentes, visto que um é mais sombrio pelos conflitos trazidos pelo racismo e o outro por uma leveza que esconde feridas difíceis de curar pro não pertencer aquele lugar.

    Aliás, há aqui todo um trabalho sobre cultura e questões sociais relevantes, uma vez que Clare consegue ascender escondendo sua face, mas quer fazer parte do mundo dos negros, pois é um deles. Há cada passo em direção à sua negritude, mais longe do luxo ela fica, causando inveja e conflitos em pessoas ao seu redor.

    As atuações de Tessa Thompson e Ruth Negga são simbólicas, pois possuem leveza, todavia, também trazem consigo uma dor que aparece de forma sutil, por serem duas mulheres que tem muitas questões para resolver. Em alguns momentos, sua relação se confunde com amizade, rivalidade e até um possível romance por conta de admiração mútua. Elas se amam e se odeiam ao mesmo tempo, apresentando um complexo relacionamento.

    VEREDITO

    Com uma direção extremamente competente e atuações que certamente vão estar presentes nas premiações, Identidade é um filme que aborda questões sociais, culturais e raciais de forma sutil, contudo, sem deixar de falar de forma firme sobre isso.

    Com uma visão estética bastante interessante de Rebecca Hall, o filme precisa ser visto por quem gosta de cinema e de arte num geral.

    Nossa nota

    4,2/5,0

    Confira o trailer de Identidade:

    Acompanhe as lives do Feededigno na Twitch

    Estamos na Twitch transmitindo gameplays semanais de jogos para os principais consoles e PC. Por lá, você confere conteúdos sobre lançamentos, jogos populares e games clássicos todas as semanas.

    Curte os conteúdos e lives do Feededigno? Então considere ser um sub na nossa Twitch sem pagar nada por isso. Clique aqui e saiba como.

    Artigos relacionados

    CRÍTICA: ‘Deadpool e Wolverine’ é o creme de la creme do Mercenário Tagarela

    Deadpool e Wolverine é o mais novo filme da franquia Deadpool. No longa, acompanhamos a jornada dos dois heróis na tentativa de salvar o multiverso.

    Deadpool Corps: Conheça a equipe multiversal de mercenários tagarelas

    A Deadpool Corps é um grupo heróis disfuncional que já salvou o universo algumas vezes. Confira a história do improvável grupo multiversal.

    TBT #288 | ‘Deadpool’ é o começo louco e tortuoso do personagem

    Deadpool foi uma das melhores adaptações já produzidas pela Fox. O longa deu início à uma franquia de sucesso estrelada por Ryan Reynolds.

    Séries e filmes coreanos para assistir na Netflix nos próximos meses

    A Netflix terá lançamentos para todos os gostos nos próximos meses: a maior e melhor variedade de conteúdo coreano disponível!