Início FILMES Crítica CRÍTICA – Pokémon: Detetive Pikachu (2019, Rob Letterman)

CRÍTICA – Pokémon: Detetive Pikachu (2019, Rob Letterman)

145
0
CRÍTICA – Pokémon: Detetive Pikachu (2019, Rob Letterman)

Confira também nossa crítica em vídeo. E se gostar do conteúdo, dê aquela curtida, se inscreva no canal e deixe seus comentários 😉

Pokémon: Detetive Pikachu é um projeto audacioso que chega aos cinemas como forma de expandir o já grandioso universo de Pokémon. A franquia é uma das mais amadas e valiosas que existe. Animações, mangás, filmes, games, webséries, brinquedos, cartinhas… são tantas frentes de atuação que é até estranho pensar que só agora, com mais de 20 anos de existência, a saga ganhe o seu primeiro live-action

Em Pokémon: Detetive Pikachu, Tim Goodman (Justice Smith) retorna a Ryme City após descobrir que seu pai, Harry Goodman, sofreu um acidente de carro e não sobreviveu. Harry era um grande policial em Ryme City, uma cidade idealizada por Howard Clifford (Bill Nighy) onde Pokémon e seres humanos convivem em harmonia, dividindo tarefas rotineiras. A cidade lembra muito Saffron City, da primeira geração da franquia, onde Pokémon não viviam apenas nas florestas ou arredores.

Após chegar à cidade, Tim encontra Pikachu (Ryan Reynolds) vasculhando arquivos no apartamento de Harry, em busca de uma explicação para o tal acidente. É a partir do encontro de Tim e Pikachu que toda a aventura se desenrola – como um roteiro clássico de qualquer episódio de Pokémon.

via GIPHY

A narrativa é abordada com simplicidade, além de ser repleta de bom humor. Para os fãs de Pokémon, Detetive Pikachu entrega elementos nostálgicos e referências a várias épocas dos desenhos e jogos, como roupas, cenários e cenas que marcaram vários episódios da franquia. Além de Justice Smith, os personagens secundários também estão ótimos, com destaque para Kathryn Newton no papel de Lucy Stevens.

Apesar de todas as referências ao longo da trama, Detetive Pikachu é uma história nova e original, expandindo o universo já existente e criando inúmeras possibilidades para o futuro. A forma como os Pokémon são adaptados e a criação de novos personagens – sem a obrigatoriedade de se manter preso aos personagens clássicos – garante ao longa uma interessante liberdade narrativa e de acontecimentos.

O tom do filme também é certeiro. Mesmo tendo como foco o público infanto-juvenil, seu humor consegue abranger também o público mais adulto, com piadas e sacadas mais “sagazes”, por assim dizer.

Durante a sessão é possível perceber o quão prazerosa é a jornada de Tim e Pikachu, arrancando gargalhadas e emocionando o público em vários momentos. O trabalho dos roteiristas – que são vários – e do diretor Rob Letterman é de extrema qualidade e respeito ao legado da franquia.

Falando da direção, Letterman soube aproveitar o que Pokémon tem de melhor. Detetive Pikachu é visualmente incrível, principalmente na adaptação dos Pokémon para a telona. Mesmo causando certa estranheza na primeira vez que você vê o Pikachu – afinal, ele tem pelos – a adaptação do personagem está perfeita, tornando-o fofinho e engraçado na medida certa.

Outros Pokémon como Jigglypuff, Charizard, Aipom, Mr. Mime e o próprio Psyduck também estão perfeitos. A captura de movimento aplicada a esses personagens é de uma qualidade incrível e encaixa perfeitamente com a atmosfera da produção. Para os fãs mais céticos e que torceram o nariz para essa adaptação, Detetive Pikachu vai surpreender e muito!

Mesmo com tantos pontos positivos, Detetive Pikachu erra em seu desfecho, buscando o caminho mais simples para finalizar os arcos apresentados em tela. A forma como o mistério é solucionado não faz muito sentido, sendo apenas um gancho para o desenrolar da trama – e que poderia ser resolvido já na metade do longa. Entretanto, há um plot twist interessante e que acaba tornando o final satisfatório.

via GIPHY

Pokémon: Detetive Pikachu é uma grande celebração do universo da franquia, que envolve todas as frentes de atuação da Pokémon Company nos seus mais de 20 anos de existência, para entregar uma produção de alta qualidade. Um entretenimento para toda a família e que respeita o legado de uma das franquias mais amadas do mundo.

Nossa nota

 

via GIPHY

Assista ao trailer legendado:

Pokémon: Detetive Pikachu chega amanhã aos principais cinemas do país. Não deixe de conferir essa incrível aventura! E lembre-se de voltar aqui e avaliar o filme você também:

Nota do publico
Obrigado pelo seu voto

Comentários