Início FILMES Crítica CRÍTICA – Professor Polvo (2020, James Reed e Pippa Ehrlich)

CRÍTICA – Professor Polvo (2020, James Reed e Pippa Ehrlich)

Professor Polvo

Professor Polvo é um dos documentários indicados ao Oscar 2021. Com direção e roteiro de Pippa Ehrlich e James Reed, é um original Netflix, e já venceu dois prêmios sendo um deles o BAFTA de Melhor Documentário.

SINOPSE

O documentário mostra como, em 2010, Craig Foster passou a praticar mergulho livre em uma floresta de algas subaquática, em uma área remota de False Bay na África do Sul. Com o tempo, ele desenvolveu um inesperado vínculo com um polvo.

ANÁLISE

O mar sempre teve uma enorme importância na vida do documentarista Craig Foster e isso parece ter se perdido com o passar dos anos. Após se distanciar de quem ele realmente era, até mesmo de sua família, Foster decidiu voltar a praticar mergulho como fazia na infância.

Professor Polvo

Com o passar do tempo, Foster começou a documentar seus mergulhos, mais especificamente, sua relação íntima com o mar. Em uma de suas atividades diárias, o documentarista notou ao longe um emaranhado de conchas e pedras. Para sua surpresa, esse emaranhado se movia lentamente.

Surpreso, Foster seguiu aquele emaranhado para ter certeza de que não era um predador, e em algum tempo a estranha forma se revelou como um polvo.

Foster retornou a aquele exato lugar e tentou uma aproximação com o cefalópode por quase um mês. Quando o polvo enfim se aproximou do mergulhador, a vida dele mudou para sempre.

Professor Polvo conta uma íntima relação de crescimento pessoal, e mostra como a vida de alguém pode mudar quando dispostos a ver o mundo por uma diferente perspectiva, criando uma relação de identificação.

“O que ela me ensinou foi sentir que você é parte deste lugar, não uma visita.”

O cuidado da direção de Reed e Ehrlich na hora de retratar as mais diversas nuances desse encontro é incrível, trabalhando da melhor forma esse estudo em uma obra documental.

A relação simbiótica que deveríamos ter com a natureza é explicitada no documentário em diversos momentos. Ainda que seja dolorido, a relação do protagonista com a natureza e o objeto de “estudo” é algo invejável.

VEREDITO

O relato documental apresenta como uma relação inesperada entre dois seres tão distintos pode mudar os rumos de uma vida de forma definitiva.

A indicação do documentário à categoria de Melhor Documentário é merecida, e Professor Polvo se mostra como uma das grande surpresas da atual temporada de premiações.

Nossa nota

5,0/5,0

Professor Polvo está disponível na Netflix.

Curte nosso trabalho? Que tal nos ajudar a mantê-lo?

Ser um site independente no Brasil não é fácil. Nossa equipe que trabalha – de forma colaborativa e com muito amor – para trazer conteúdos para você todos os dias, será imensamente grata pela sua colaboração. Conheça mais da nossa campanha no Apoia.se e nos ajude com sua contribuição.