CRÍTICA – Treze Vidas: O Resgate (2022, Ron Howard)

    Treze Vidas: O Resgate é mais novo filme de Ron Howard e trata de uma história real que aconteceu em 2018 na Tailândia, quando 12 meninos e seu técnico de futebol ficaram presos em uma caverna.

    O longa tem roteiro de William Nicholson e Don MacPherson, já no elenco estão Colin Farrell, Viggo Mortensen e Joel Edgerton.

    O longa está disponível no catálogo do Prime Video.

    SINOPSE

    A produção narra a história real do esforço global para resgatar um time de futebol tailandês que ficou preso na caverna Tham Luang durante uma tempestade. Enfrentando um ambiente hostil, uma equipe composta pelos mergulhadores mais habilidosos e experientes do mundo se junta às forças tailandesas e voluntários para tentar resgatar os doze meninos e seu treinador. Com poucas chances e um mundo inteiro assistindo, o grupo vivencia o maior desafio de suas vidas.

    ANÁLISE

    Filmes sobre tragédias reais tendem a ser meio água com açúcar, visto que, antes mesmo dos créditos subirem já sabemos como as coisas irão terminar. Ainda mais, se a tal tragédia caiu nas graças da mídia e percorreu o mundo todo. Este, é justamente o caso de Treze Vidas: O Resgate, tanto para bem, como para o mal; o filme de Ron Howard dá voltas para chegar em um final já sabido, mas que ainda assim pode ser emocionante. 

    Howard é um cineasta bastante conhecido e sua filmografia reserva alguns bons filmes. No entanto, aqui, o diretor se encarrega de ser o mais direto possível, sem tempo para floreios o longa que possui mais de duas horas conta em detalhes como trezes tailandeses foram salvos de uma caverna que estava sendo inundada.

    PUBLICAÇÕES RELACIONADAS:

    TBT #173 | Willow: Na Terra da Magia (1988, Ron Howard)

    CRÍTICA – Era Uma Vez Um Sonho (2020, Ron Howard)

    Nessa pressa de ir direto ao resgate, o diretor perde de introduzir os meninos e o treinador que ficaram presos. Sem contar o início do filme que mostra como o grupo foi parar no local, passamos mais de uma hora de filme para saber como eles estão sobrevivendo dentro da caverna. Uma oportunidade perdida para um filme que deseja focar em uma história que termina com um final feliz. 

    Em vez disso, o espectador é levado para um núcleo mais estrangeiro. O filme parte dos mergulhadores britânicos John Volanthen, vivido por Colin Farrell e Richard (Rick) Stanton, vivido por Viggo Mortensen, para contar como o resgate dos meninos foi possível. O governo e a marinha tailandesa também fazem parte dessa história e aparecem quase como antagonistas de Rick e John, visto que demora algum tempo para entrarem em acordo sobre os procedimentos do resgate.

    Dito isso, é no mínimo peculiar, que o longa escolha por dar tão pouca atenção tanto para os meninos, como para suas famílias. A relação parece bastante superficial e não convence muito em questões dramáticas. De fato, ter bons atores, como Farrell e Mortensen no elenco engrandecem a carga dramática do longa e as cenas construídas embaixo da água, com uma trilha sonora potente, são boas o bastante para dar nos nervos. 

    Mas, é evidente o quanto o filme luta para se manter interessante em mais de duas horas, no qual vemos na maior parte do tempo apenas o lado de fora da caverna. Logo, Treze Vidas: O Resgate é um filme mediano, por um lado, contém boas atuações e sabe construir muito bem um cenário de apreensão, por outro, se perde por sua longa duração sem grandes proporções. Já que o final, é mais do que evidente. 

    VEREDITO 

    Treze Vidas: O Resgate traz uma história comovente e com boas intenções, o que pode carregar o filme, mas não o alavanca para algo maior. Em resumo mostra um olhar ocidental sobre um evento trágico que mexeu com um país inteiro.

    Nossa nota

    3,0 / 5,0

    Assista ao trailer:

    Treze Vidas: O Resgate está disponível no catálogo do Prime Video.

    Inscreva-se no YouTube do Feededigno

    Assista às nossas análises de filmes, séries, games e livros em nosso canal no YouTubeClique aqui e inscreva-se para acompanhar todas as semanas nossos conteúdos também por lá!

    Artigos relacionados

    Superman: Possíveis vilões do novo filme do Homem de Aço

    Superman ganhará um novo filme. Apesar de quase todo o elenco do filme ter sido anunciado, os vilões ainda são mantidos em segredo.

    TBT #272 | ‘O Exterminador do Futuro’ é terror desesperador e ação absoluta

    'O Exterminador do Futuro' foi criado como um temor em relação ao futuro. E se as máquinas dizimassem a humanidade e colocasse nossa única...

    TBT #271 | ‘Dupla Explosiva’ já é clássico de ação com explosões e comédia exagerada

    Dupla Explosiva é clássico de ação repleto de absurdo e estrelas do cinema. Nele, acompanhamos Michael Bryce e Darius Kincaid.

    Duna: Parte Dois consegue a maior estreia desde Barbie, e já se consagra como um dos grandes sucessos de 2024

    Apesar de estarmos no terceiro mês do ano, Duna: Parte Dois conseguiu, em quatro dias desde a sua estreia, tornar-se a maior bilheteria de 2024.