Trilha Sonora da Cidade é um documentário de Edu e Gab Felistoque com estreia prevista para 25 de novembro, às 20h, na plataforma do In-Edit TV.
SINOPSE
ANÁLISE
E se “a rua é noiz”, ela tem a cor, o cheiro, o olhar e a musicalidade que a gente quiser. É desta forma que a maior cidade do Brasil e um dos epicentros da América Latina vive seus dias. São Paulo transborda música e a prova é o documentário de Edu e Gab.
A produção acompanha e conta a história de vários artistas e performances que ocupam o espaço público. Cada qual com sua personalidade evoca o esplendor da arte. Sendo assim, o documentário apresenta Teko Porã, Lilian Jardim, Grande Grupo Viajante, Lamp, Elzo e outros.
Logo, é Elzo quem inicia o documentário comparando as notas musicais a notas e sentimentos. Algo que só um artista poderia ter a sensibilidade de fazer. Em seguida, a banda Teko Porã relata as aventuras de se apresentar no sistema metroviário.
Na Av. Paulista, o Grande Grupo Viajante conta sobre os desafios e alegrias de estar no meio da multidão. Já Lilian Jardim diz que é preciso existir uma democracia e respeito para que todos os artistas consigam coexistir naquele ambiente.
Dessa maneira, o documentário sempre com um tom leve, que deseja mais relatar do que explorar, apresenta artistas incríveis. De fato, o documentário cria um paralelo entre a apresentação de rua e de palco. Sendo a de rua, algo mais simbólico e espontâneo gerando o sentimento de pertencimento a todos.
Sendo assim, São Paulo cresce como uma referência para os artistas de rua de todo o mundo. O ator e músico, Lamp que viveu três anos na Europa diz que no exterior as pessoas colocam a moeda no chapéu e seguem. Enquanto no Brasil, não há tanta contribuição em dinheiro, porém, as pessoas param e escutam. Logo, a rua e a arte superaram tanto barreiras sociais, como econômicas de forma a se provarem livres.
VEREDITO
4,0 / 5,0
Assista ao trailer:
E você, é fã de documentários? E de cinema nacional? Aproveite e leia também:
Cinema Nacional: 25 filmes para você assistir e parar de criticar
Cinema Nacional: 5 bons filmes sobre músicos para assistir em casa
Curte nosso trabalho? Que tal nos ajudar a mantê-lo?
Ser um site independente no Brasil não é fácil. Nossa equipe que trabalha – de forma colaborativa e com muito amor – para trazer conteúdos para você todos os dias, será imensamente grata pela sua colaboração. Conheça mais da nossa campanha no Apoia.se e nos ajude com sua contribuição.