CRÍTICA – Um Marido Fiel (2022, Barbara Topsøe-Rothenborg)

    Um Marido Fiel é um longa dinamarquês da Netflix e que está fazendo sucesso no Brasil. O filme de suspense é dirigido por Barbara Topsøe-Rothenborg.

    SINOPSE DE UM MARIDO FIEL

    Christian (Dar Salim) vive um casamento infeliz com sua esposa Leonora (Sonja Richter). Para compensar isso, recorre a um relacionamento extraconjugal com Nikkei (Sus Wilkins) uma bela arquiteta da firma de Christian.

    As coisas se complicam quando segredos são revelados e agora ele fará coisas absurdas para poder ter sua nova amada em seus braços.

    ANÁLISE

    Um Marido Fiel é um thriller de suspense que inicia com uma cena chocante e que usa o restante do seu tempo para desvendarmos o mistério envolvendo um crime bárbaro cometido pelo protagonista. Esse estilo de narrativa tem sido muito comum e tem feito muito sucesso, uma vez que começar o filme pelo fim nos intriga e coloca aquela pulguinha atrás da orelha.

    Entretanto, se a cena inicial é impactante, não podemos dizer o mesmo sobre o longa, visto que o roteiro que deveria ser super simples, tenta por meio de mirabolâncias e incontáveis conveniências ser diferentão, o que faz com que o texto dê um tiro no pé da boa direção de Barbara Topsøe-Rothenborg.

    Cada decisão tomada por Christian cria um novelo com uma escalada fenomenal de burrices que nos fazem de bobos, mostrando que Um Marido Fiel não acredita na inteligência dos seus espectadores se tornando expositivo e preguiçoso. Em dado momento, temos uma reviravolta tão estapafúrdia que é quase inacreditável que aquela solução apresentada era a única possível.

    Contudo, há algumas coisas que podemos salvar do filme, pois a atuação de Sonja Richter é exemplar dentro do caos construído na narrativa. Sua fisicalidade e principalmente os olhares de sua personagem dão o tom do único ponto realmente positivo em Um marido Fiel, principalmente somado ao bom trabalho de maquiagem que dá um aspecto cru, quase que fantasmagórico para Leonora. Mesmo com um texto fraco e batido, há um excelente trabalho em mãos por conta da atuação da atriz.

    Com quase duas horas de duração, o longa vai a fórceps tentar fechar o tempo completo, pois não consegue trabalhar bem seus arcos. Se tivesse uns 20 minutos a menos, não faria falta na trama.

    VEREDITO

    um marido fiel

    Complicando o simples, Um Marido Fiel tenta reinventar a roda em uma história que poderia ser boa se os roteiristas tivessem jogado a bola de segurança. O filme não é um desastre, mas está longe de ser bom. Como entretenimento, pode servir para quem não é muito exigente, uma vez que há uma trama novelesca que pode divertir quem busca algo para dar uma escapada da nossa realidade.

    Nossa nota

    2,0/5,0

    Confira o trailer de Um Marido Fiel:

    Inscreva-se no YouTube do Feededigno

    Assista às nossas análises de filmes, séries, games e livros em nosso canal no YouTubeClique aqui e inscreva-se para acompanhar todas as semanas nossos conteúdos também por lá!

    Artigos relacionados

    CRÍTICA: ‘Segredos de um Escândalo’ instiga, mas falha ao entregar narrativa incômoda

    Segredos de um Escândalo é o mais novo suspense estrelado por Julianne Moore e Natalie Portman. O longa adapta uma história real.

    TBT #264 | ‘Indiana Jones e o Reino da Caveira de Cristal’ diverte, mas falha em entregar legado

    Indiana Jones e o Reino da Caveira de Cristal é um dos muitos longas legados lançados nos anos 2000. O longa acompanha o amado Indy.

    CRÍTICA – ‘Bob Marley: One Love’ a voz do amor em tempos de guerra

    Bob Marley: One Love lança os espectadores por história emocionante, com músicas sobre amor, perseverança e biografia respeitosa.

    10 filmes indicados ao Oscar que você pode assistir na Netflix

    A Netflix recebeu 18 indicações ao Oscar; veja a lista completa dos filmes da gigante do streaming que concorrem na maior premiação do cinema.