Início FILMES Duas Fridas: Premiado no Festival de Gramado ganha distribuição no Brasil

Duas Fridas: Premiado no Festival de Gramado ganha distribuição no Brasil

141
0
Duas Fridas: Premiado no Festival de Gramado ganha distribuição no Brasil

Durante a última edição do Festival de Cinema de Gramado, a Okna fechou a distribuição no Brasil do premiado longa Duas Fridas, de Ishtar Yasin.

Duas Fridas é uma coprodução México-Costa Rica, que teve estreia mundial na Competição Oficial do Talinn Black Nights Festival e conquistou Menção Honrosa de Melhor Direção de Arte no Festival de Gramado. O filme também foi exibido no Festival Internacional de Cinema de Xangai, no Festival Latino-Americano de Cinema de Chicago, no Festival Internacional do Cinema de Assuã (Egito) e no Festival Internacional de Cinema de Gibara (Cuba), onde levou os prêmios de Melhor Direção e Melhor Fotografia. No Festival Internacional de Cinema Independente de São Petersburgo, venceu Menção Honrosa e Prêmio de Arte Rajmaninov House.

Segundo longa de Ishtar Yasin, Duas Fridas é inspirado na relação entre Frida Kahlo e sua enfermeira costarriquenha Judith Ferrero, que foi cuidadora da artista em seus últimos anos de vida na Casa Azul. O filme é estrelado por María de Medeiros, no papel da enfermeira, e traz as atrizes Diana Lein, Grettel Méndez e Ishtar Yasin no papel de Frida.

Duas Fridas conta ainda com a atuação especial de José Sefami como Diego Rivera, Ángeles Cruz como La Adelita, Luis de Tavira como Sigmund Freud, entre outros. O longa foi filmado em Azcapozalco, Cidade do México, e também em Taxco, Guerrero, na Fazenda San Juan Bautista e nas Grutas de Cacahuamilpa.

SINOPSE

Duas Fridas é inspirado na relação da pintora mexicana Frida Kahlo e sua enfermeira  pessoal, a costarriquenha Judith Ferreto. Através do prisma da memória de Judith, sonhos, pesadelos, mitos e realidade estão interligados. Nos seus últimos dias de vida, Judith revive momentos de cumplicidade com a pintora, que desde então, traça o enredo do seu destino.

Assista ao trailer – em espanhol:

Gosta de cinema nacional? Leia o nosso especial sobre a atriz Fernanda Montenegro. Quer conhecer mais sobre Frida Khalo, leia também:

#52filmsbywomen 23 – Frida (2002, Julie Taymor)