Início FILMES Artigo Hayao Miyazaki e suas fantásticas obras

Hayao Miyazaki e suas fantásticas obras

Hayao Miyazaki

Hoje é aniversário de Hayao Miyazaki, e claro que não poderia deixar essa data tão especial em branco. O capricorniano co-fundador do Estúdio Ghibli, grande diretor, roteirista, animador, escritor e artista de mangá, completa seus 81 anos de muito talento.

Hayao Miyazaki, nasceu em 5 de janeiro de 1941 na cidade de Akebono-cho na região especial de Bunkyo, Tóquio, Império do Japão.Quando criança presenciou constantes bombardeios, responsáveis por marca-lo profundamente, o que podemos perceber em suas obras quando mostram aversão de qualquer elemento ligado a guerras e sua necessidade de conscientizar sobre as feridas que os conflitos deixam em todos.

Suas obras são carregadas da conexão entre o ser humano e a natureza, por vezes, critica de forma sutil os impactos negativos da tecnologia em nós e no ambiente, como com a mesma maestria e leveza, apresenta como podemos viver melhor usando a tecnologia para preservamos nossas riquezas naturais.

O talento de Miyazaki e sua potente equipe, conseguiu conquistar até os críticos mais exigentes, por isso, reuni filmes do Estúdio Ghibli e suas notas de acordo com o Rotten Tomatoes.

O CASTELO ANIMADO (2004)

Hayao Miyazaki

Sophie é uma jovem que é vítima de um feitiço que a deixa com a aparência de uma senhora idosa, para viver longe daqueles que a conheciam como antes, decide peregrinar sozinha, até que encontra um castelo onde vive um misterioso feiticeiro.

VIDAS AO VENTO (2013)

Essa obra conta a história do designer de aviões Jiro Horikoshi, sua paixão pelo que faz, aventuras, suas inspirações, A animação conta a vida do designer de aviões Jiro Horikoshi e os principais acontecimentos históricos que afetaram sua trajetória. O jovem Jiro sonha em voar e desenhar lindos aviões, inspirado pelo designer aeronáutico italiano Caproni. Não podendo tornar-se piloto por ter miopia desde a infância, Jiro entra na divisão de aviões de uma grande empresa de engenharia japonesa em 1927. Ele conhece e se apaixona por Naoko, desfruta de sua amizade com o colega Honjo e traz grandes inovações para o mundo da aviação.

NAUSICAÄ DO VALE DO VENTO (1984)

Hayao Miyazaki

A trama se passa em um mundo pós-apocalíptico, após uma guerra devastadora que derrubou a civilização humana e grande parte do ecossistema, para piorar, os poucos sobreviventes precisam lidar com o perigo de uma invasão de insetos gigantes, numerosos que soltam gases tóxicos. A única esperança é o poder e a força de vontade da Nausicaa, a filha do rei do vale do vento.

PONYO – UMA AMIZADE QUE VEIO DO MAR (2008)

O meninho Sosuke resgata um peixe vermelho muito bonito enquanto brinca na praia, e assim, passa a cuidar com muito amor e chamá-lo de Ponyo. Mas, o peixe tem um pai feiticeiro muito poderoso que decide castigar transformando Ponyo em humana, já que a mesma não quer retornar ao fundo do mar, logo, a trama gira em torno dos dois lutando para viver todos os sentimentos incríveis que foram gerados.

PRINCESA MONONOKE (1997)

Hayao Miyazaki

Após uma batalha perigosa com um Deus javali, o jovem Ashitaka é vítima de uma maldição que irá matá-lo, para achar uma suposta cura, decide viajar para terras mais distantes e assim, acaba se envolvendo na briga entre pessoas que estão destruindo uma antiga e sagrada floresta e os deuses animais protetores.

MEU AMIGO TOTORO (1988)

Um dos mais famosos e queridinho dos fãs, a animação mostra duas irmãs que precisam se mudar para o interior para ficar mais perto da mãe que infelizmente está internada em um hospital, mas para a surpresa de ambas, conseguem fazer amizade com um espírito super fofo e protetor.

PORCO ROSSO (1992)

Costa do Mar Adriático, início dos anos 30. Marco Porcellino, mais conhecido como Porco Rosso, é um aviador caçador de recompensas que luta contra piratas aéreos. Cansados de serem derrotados por Porco, os piratas se unem e contratam um piloto americano para duelar com ele.

O CASTELO NO CÉU (1986)

Hayao Miyazaki

Sheeta cai misteriosamente do céu nos braços de Pazu, um garoto que vive e trabalha em uma pequena cidade nas montanhas. Este encontro leva ambos a uma série de aventuras causadas pela perseguição de piratas do ar e do exército a Sheeta, que resulta numa busca pela verdadeira identidade dela e por Laputa, um misterioso castelo no céu.

A VIAGEM DE CHIHIRO (2001)

Chihiro é uma garota de 10 anos que descobre um mundo secreto de espíritos estranhos, criaturas e feitiçaria. Quando seus pais são misteriosamente transformados, ela deve recorrer à coragem que nunca soube que tinha para se libertar e devolver sua família ao mundo exterior.

O SERVIÇO DE ENTREGAS DA KIKI (1989)

Hayao Miyazaki

Uma jovem bruxa precisa sair de casa quando completa 13 anos, seguindo a tradição de todas as bruxas, Kiki deve se mudar para uma cidade na qual não haja nenhuma bruxa e passar lá um ano morando sozinha em uma espécie de “estágio”. Fugindo dos clichês, Hayao aborda a luta das jovens mulheres na busca pelos seus próprios sonhos e projetos de um jeito bem leve e gostoso.

Miyazaki é um dos gênios responsáveis pela maior parte dos clássicos do Estúdio Ghibli, que carrega uma responsabilidade enorme de ter cativado tantas pessoas ao redor do mundo, independente de idade ou gênero, as obras do japonês conseguem nos levar para lugares fantásticos e ao mesmo tempo reconfortantes. Em nome de toda equipe, de todos os artistas que como eu se inspiram nessas obras, queremos parabenizar e agradecer pela potência que é o Hayao e o Estúdio Ghibli.

Inscreva-se no YouTube do Feededigno

Assista às nossas análises de filmes, séries, games e livros em nosso canal no YouTubeClique aqui e inscreva-se para acompanhar todas as semanas nossos conteúdos também por lá!

Artigo anteriorHouse of the Dragon: Conheça Corlys Velaryon
Próximo artigoTBT #158 | Perfume de Mulher (1992, Martin Brest)
Carioca do interior, imigrante em BH que ama desenhar e apreciadora de cerveja de buteco, que luta para não falar "uai" e não falar muito mas acaba falhando; tipo agora.