Noites Sombrias  #106 | 5 filmes sobre Battle Royale para todos os gostos

    O subgênero de Battle Royale se popularizou nos jogos de vídeo game, logo, consiste em um grupo de jogadores que estão no mesmo local e precisam lutar até a morte para ser os últimos sobreviventes.

    Recentemente, produções como Round 6 e Alice in the Bordeland chamam a atenção por abordar esse subgênero tão ameaçador e hipnotizante. Mas, o que poucas pessoas sabem é que o termo surgiu através de um livro japonês de 1999, que foi adaptado no ano seguinte para as telonas. E de lá para cá, o cinema também embarcou nos famosos jogos de sobrevivência.

    Por isso, separamos uma lista de cinco filmes sobre Battle Royale, que muito antes das super produções da Netflix já trazia a luta pela própria vida como tema:  

    Batalha Real (2000)

    Battle Royale

    Um dos longas que consagrou o subgênero, Batalha Real é um filme japoneses dirigido por Kinji Fukasaku. Um filme que explora bem os temas ligados a sobrevivência, tratando também sobre a que ponto uma sociedade precisa chegar para criar um jogo até a morte com seus cidadãos.  

    Sinopse: Num futuro próximo, os alunos do colégio de Shiroiwa são levados para uma ilha deserta por um exército misterioso. Assustados, são informados pelo ex-professor Kitano de que irão participar de um jogo cuja a regra é matar para sobreviver. Apenas a última pessoa viva poderá retornar para sua casa. Cada aluno recebe uma garrafa de água, um pouco de comida e uma arma. O jogo tem a duração de três dias.

    Jogos Mortais (2004)

    Battle royale

    Um dos filmes de terror mais clássico dos anos 2000, Jogos Mortais foi dirigido por James Wan e ganhou mais seis filmes. Além de ser um vilão super icônico, o filme também é lembrado por suas mortes e charadas agoniantes.

    Sinopse: Jigsaw é um assassino que possui uma marca registrada: ele deixa em suas vítimas uma cicatriz em forma de quebra-cabeças, que faz com que elas cometam atos horríveis para se salvar. O detetive David Tapp (Danny Glover) é designado para investigar os assassinatos, bem como a capturar seu autor. Porém o caminho evasivo seguido por Jigsaw leva o detetive a desenvolver uma obsessão por capturá-lo.

    Os Condenados (2007)

    Dirigido por Scott Wiper, Os Condenados mostra como a indústria televisiva pode ser cruel quando o assunto é entretenimento. O filme mistura muito bem ação com suspense, e apesar de já estar bem datado, sua forma de abordar o subgênero de Battle Royale merece um lugar nessa lista.

    Sinopse: Jack Conrad (Steve Austin) está no corredor da morte de uma prisão corrupta da América Central. Ele foi “comprado” por um produtor de TV, que planeja um programa de reality show ilegal. Levado para uma ilha deserta, Conrad se encontra preso em uma luta mortal com outros 9 assassinos condenados à morte, vindos de diversos países. O combate entre eles é transmitido ao vivo, com o vencedor sendo aquele que sobreviver aos demais.

    Jogos Vorazes (2012)

    Battle Royale

    O subgênero de Battle Royale serve muito bem para mostrar sociedades disruptivas, no qual a sobrevivência vira cotidiano. É o caso de Jogos Vorazes, um das sensações dos anos 2010, tanto os filmes, como os livros. A trilogia aborda de forma coesa o tema, mas o primeiro filme certamente tem as cenas mais marcantes.

    Sinopse: Num futuro distante, boa parte da população é controlada por um regime totalitário, que relembra esse domínio realizando um evento anual – e mortal – entre os 12 distritos sob sua tutela. Para salvar sua irmã caçula, a jovem Katniss Everdeen (Jennifer Lawrence) se oferece como voluntária para representar seu distrito na competição e acaba contando com a companhia de Peeta Melark (Josh Hutcherson), desafiando não só o sistema dominante, mas também a força dos outros oponentes.

    Escape Room (2019)

    Battle Royale

    Na mesma pegada de Jogos Mortais, porém mais atualizado. Escape Room são salas ou eventos imersivos no qual você e seus amigos precisam descobrir os mistérios do ambiente para serem liberados, uma brincadeira totalmente controlada e bastante interessante. Mas, imagine transformar esse jogo em uma luta pela sobrevivência, é justamente o que propõe o filme de Adam Robitel.

    Sinopse: Passando por momentos complicados em suas respectivas vidas, seis estranhos acabam sendo misteriosamente convidados para um experimento inusitado: trancados em uma imersiva sala enigmática cheia de armadilhas, eles ganharão um milhão de dólares caso consigam sair. Mas quando percebem que os perigos são mais letais do que imaginavam, precisam agir rápido para desvendar as pistas que lhes são dadas.

    PUBLICAÇÃO RELACIONADA | CRÍTICA – Escape Room 2: Tensão Máxima (2021, Adam Robitel)


    Inscreva-se no YouTube do Feededigno

    Assista às nossas análises de filmes, séries, games e livros em nosso canal no YouTubeClique aqui e inscreva-se para acompanhar todas as semanas nossos conteúdos também por lá!

    Artigos relacionados

    TBT #274 | ‘Madrugada dos Mortos’ é de longe o melhor filme de Zack Snyder

    Madrugada dos Mortos é um dos melhores filmes de zumbi já feitos. E talvez seja o melhor de Zack Snyder até hoje.

    Deadpool & Wolverine: Todos os personagens da franquia X-Men confirmados no longa e mais!

    Deadpool & Wolverine trará de volta aos cinemas personagens da franquia X-Men e mais! Confira a lista completa dos personagens confirmados.

    Deadpool e Wolverine: Confira o primeiro trailer oficial do longa!

    Deadpool e Wolverine chegará aos cinemas em julho! Confira o trailer oficial com detalhes de enredo e o que pode vir por aí!

    TBT #273 | ‘Vida Bandida’ é uma comédia repleta de diversão e simpatia

    Vida Bandida acompanha a história de um grupo de ladrões de banco. Estrelado por Bruce Willis e Cate Blanchett.