Início FILMES Crítica Noites Sombrias #33 | A Lenda de Candyman (2021, Nia DaCosta)

Noites Sombrias #33 | A Lenda de Candyman (2021, Nia DaCosta)

A Lenda de Candyman é um filme que é dirigido pela cineasta Nia DaCosta e tem Jordan Peele (Nós) como um dos roteiristas. No Noites Sombrias de hoje, vamos fazer a crítica do longa que fez sucesso na crítica especializada.

SINOPSE

O artista Anthony McCoy (Yahya Abdul-Mateen III) está buscando inspiração para sua nova obra de arte, uma vez que quer participar da exposição realizada por sua namorada, Brianna Cartwright (Teyona Parris), uma diretora de uma galeria. 

Para isso, ele vai até o novo Cabini Green, um extinto conjunto habitacional em que o Candyman (Tony Todd) assombrava suas vítimas e o artista acaba despertando o mal novamente. Será que eles conseguem sobreviver?

ANÁLISE

Em 1992 O Mistério de Candyman vinha como uma nova proposta de filmes de terror slasher, pois trazia um assassino sobrenatural e discutia as questões raciais, mesmo que pela perspectiva de uma mulher branca como protagonista e as lentes de um diretor também caucasiano.

Eis que em 2021, Jordan Peele renovou o longa e trouxe uma diretora afiada para o projeto, um alívio para termos um novo filme em mãos.

A Lenda de Candyman possui diversos aspectos muito interessantes em sua ideia. O primeiro deles é a perspectiva por eles negros, visto que o lugar de fala é respeitado aqui. O segundo é toda a metalinguagem da questão do pertencimento. Em diversos momentos, o filme deixa na entrelinha que os negros não pertencem à elite, e isso incomoda, gera desconforto, todavia, nos faz refletir.

No aspecto do terror, há uma subjetividade, uma vez que o antagonista Candyman aparece nas sombras, no fundo, com uma excelente sacada da direção que dá um ar fantasmagórico ao personagem. Entretanto, o terror aqui não tem sustos, o que pode incomodar quem busca algo mais tradicional e que foi feito na década de 90 no primeiro filme.

VEREDITO

Com uma ideia de terror mais social e que traz boas reflexões, A Lenda de Candyman é um excelente filme para quem busca um material de qualidade. 

Com boas atuações, uma direção e fotografia inspirados e um roteiro bem desenvolvido, o longa é uma das boas opções de obras apresentadas em 2021. Assista quando puder!

Nossa nota

4,5/5,0

Confira o trailer de A Lenda de Candyman:

Acompanhe as lives do Feededigno na Twitch

Estamos na Twitch transmitindo gameplays semanais de jogos para os principais consoles e PC. Por lá, você confere conteúdos sobre lançamentos, jogos populares e games clássicos todas as semanas.

Curte os conteúdos e lives do Feededigno? Então considere ser um sub na nossa Twitch sem pagar nada por isso. Clique aqui e saiba como.

Artigo anteriorCRÍTICA | Ataque dos Titãs – Volume 2 (2021, Panini)
Próximo artigoCRÍTICA – O Culpado (2021, Antoine Fuqua)
Relações-públicas, gremista, nerd, escorpiano e palestrinha. Parece futebolista, pois só vive descendo a lenha. DC é melhor que Marvel, todavia, amamos as duas.