Início FILMES Artigo O Batman: Filme deve adaptar “O Longo Dia das Bruxas”, mas deveria?

O Batman: Filme deve adaptar “O Longo Dia das Bruxas”, mas deveria?

61
0
O Batman: Filme deve adaptar

O diretor Matt Reeves do esperado filme O Batman, deve estar ouvindo muitos rumores por aí, devido ao seu enorme ciclo de produção. Um dos maiores rumores a cerca do filme, que será estrelado por Robert Pattinson como o Cavaleiro das Trevas, gira em torno de qual arco dos quadrinhos o filme adaptará.

De acordo com o Heroic Hollywood, o diretor Kevin Smith é conhecido por ter informações dos bastidores, e ele disse recentemente que o novo filme será baseado no arco Batman: O longo dia das Bruxas.

Esse arco teve um papel fundamental na lore pós-Crise do Batman, estabelecendo muitas ideias modernas dos seus vilões. Apesar da escolha fazer sentido, isso pode acabar por ser mostrar um grande remake. Com diversas outras histórias do Defensor de Gotham que podem ser escolhidas, porquê retornar a uma que já teve grande influências em antigas adaptações?

A TRILOGIA NOLAN

Batman: O Longo Dia das Bruxas de Jeph Loeb e Tim Sale, foi uma grande influência nos filmes de Christopher Nolan. A história central abordava o conflito entre as famílias Falcone e Maroni, em Batman Begins. Dando uma origem delicada ao “rebootar” a natura do personagem, compartilha a influência com outro reboot, poderia parecer muito repetitivo, mesmo se ambas as famílias se estabelecerem nos primeiros anos de atuação do personagem.

Apesar de ser compreensível Reeves querer um personagem mais pé no chão, e um tom noir para o filme, isso não deve pegar emprestado muito elementos dos filmes anteriores. Se afastando ao máximo da trilogia Nolan pode também se mostrar como um sinal de estagnação cinematográfica no que se refere ao personagem, cujos extremos podem variar entre versões mais pé no chão, ou materiais se afastando da realidade.

Outra grande parte de O Longo Dia das Bruxas foi a transformação de Harvey Dent, um promotor, que costumava trabalhar lado a lado com Batman, no Duas-Caras. A maior parte dos elementos fora adaptados quase que diretamente em Batman: O Cavaleiros das Trevas. Qualquer tentativa de semelhança com esse filme seria algo arriscado para qualquer novo filme, e faria sentido não usar o mesmo arco usado em O Cavaleiro das Trevas como referência.

PUBLICAÇÃO RELACIONADA | TBT #19 | Batman: O Cavaleiro das Trevas (2008, Christopher Nolan)

OUTRAS HISTÓRIAS DO BATMAN

O Batman atualmente está no meio das comemorações de aniversário de 80 anos, e a história do personagem é repleta de arcos incríveis. Mesmo alguns deles ainda não tendo sido adaptadas, algumas histórias são constantemente revisitadas em outras mídias, como se o Morcego de Gotham tivesse apenas uma dúzia de aventuras. A anteriormente mencionada trilogia de Christopher Nolan pegou influências de O Longo Dia das Bruxas, Batman: Ano Um, Batman: Knightfall, “Terra de Ninguém,” e outras produções foram influenciadas por histórias como A Piada Mortal e O Retorno do Cavaleiro das Trevas.

De histórias mais antigas como Batman: Ano Dois, para eventos esquecidos como “Jogos de Guerra” e títulos relativamente recentes como Batman: Terra Um, Ano Zero, e Corte das Corujas. Tendo o último em particular dado uma nova vida ao personagem nas telonas, já que ele se afasta imensamente da galeria de vilões clássica do Batman, e pode apresentar novos vilões para um novo Batman cinematográfico.



O Longo Dia das Bruxas também se mostrou influente em outras mídias. Não apenas sendo adaptado porcamente nas últimas temporadas de Gotham, mas aparentemente também há uma animação planejada. A história já influenciou produções demais, como A Morte do Superman e A Saga da Fênix Negra.

Dando a chance de adaptar diferentes histórias ajudaria a transição desse novo Batman, podendo fazer dele uma das interações mais populares do personagem. O Homem-Morcego conta com diversos vilões que simplesmente não foram usados na telona. Algumas notícias iniciais e rumores, indicavam que a produção usaria vilões familiares do público, talvez adaptando algumas dessas outras histórias dê aos fãs a impressão de que eles não ver novamente mais do mesmo.

Comentários