Quais são os dinossauros de Jurassic World Domínio?

    O supervisor de animatrônica, John Nolan, e sua equipe de designers, criaram 27 dinossauros para o filme Jurassic World Domínio, 10 dos quais nunca foram vistos em nenhum dos filmes anteriores da franquia Jurassic.

    Do arquiteto e diretor de Jurassic World (2015), Colin Trevorrow, o mais recente longa da franquia, se passa quatro anos após a destruição da Ilha Nublar. Os dinossauros agora vivem – e caçam – ao lado de humanos em todo o mundo. Esse frágil equilíbrio vai reconfigurar o futuro e determinar, de uma vez por todas, se os seres humanos vão continuar a ser os maiores predadores do planeta, habitado também pelas criaturas mais temíveis da história.

    Conheça todas as espécies de dinossauros mostrados no último filme da franquia!

    PUBLICAÇÕES RELACIONADAS:

    CRÍTICA – Jurassic World Domínio (2022, Colin Trevorrow)

    Jurassic World Domínio: Quem é quem no novo filme?

    TBT #67 | Jurassic Park: O Parque dos Dinossauros (1994, Steven Spielberg)

    Atrociraptor

    Cuidado, Blue. Há um novo bando de velociraptors na cidade. Os Atrociraptors, cujo nome significa “ladrão selvagem”, são um bando feroz de quatro carnívoros do Cretáceo. Pouco maior que o Velociraptor, mas igualmente mortal, o Atrociraptor mede até 2 metros de comprimento e altura, e pesa cerca de 15 quilos. Estes puros-sangues elegantes e mortais foram modificados para serem mais velozes e treinados para atacar pelo cheiro onde quer que seu alfa humano ordene – o resultado perigoso da pesquisa de Owen Grady e Barry Sembenè no primeiro Jurassic World. Os quatro predadores letais – Ghost, Stripe, Tiger e Red – foram nomeados de acordo com suas distintas listras coloridas. Estes predadores resolutos estão prontos para matar sob comando… mesmo que os alvos sejam Owen Grady e Claire Dearing.

    Dilofossauro

    Desde Jurassic Park, quando atacou Dennis Nedry enquanto ele tentava roubar embriões de dinossauros da Ilha Nublar, o Dilofossauro não foi mais visto. Agora, ele retorna à franquia com uma vingança em Jurassic World Domínio. O Dilofossauro é um terópode do início do Período Jurássico cujo nome significa “lagarto de duas cristas”, por causa da crista de cor brilhante que flanqueia sua cabeça. A versão do Dilofossauro criada para os filmes Jurassic tem apenas 1,20 m de altura, mas sua pequena estatura não o torna menos letal do que outros carnívoros do Vale Biosyn. Com movimentos sinuosos e um espírito aparentemente brincalhão, o Dilofossauro pode parecer até estar sorrindo enquanto persegue e ataca sua presa. Mas num segundo, este predador assassino pode aparecer, atacar com seu rijo e colorido pescoço, enquanto assopra e cospe um veneno negro mortal em sua vítima.

    Dimetrodon

    O Dimetrodon, cujo nome significa “duas medidas de dentes”, é um réptil parecido com crocodilo, com uma enorme crista ao longo das costas, medindo três vezes sua própria altura, 1,5 a 5 metros de comprimento e pesando de 27 a 250 quilos. Seus gritos são quase ensurdecedores quando está perseguindo nossos heróis nas minas subterrâneas de âmbar do Vale Biosyn.

    Giganotossauro

    Um terópode que viveu durante o período Cretáceo Tardio, o Giganotossauro é o maior carnívoro terrestre conhecido. Este robusto predador dos mais perigosos faz jus ao seu nome, que significa “lagarto gigante do sul”. Maior que um Tiranossauro Rex, pode chegar a pesar 13 toneladas, medir 13 metros de comprimento e atingir velocidade de 45 quilômetros por hora. Um colossal assassino de costas afiadas, o Giganotossauro é a maior e mais formidável ameaça a todos e tudo no Vale Biosyn, até mesmo para o próprio T. Rex. Com sua pele de soldado de guerra, tamanho e força descomunais, o Giganotossauro é invencível e destrói tudo que encontra em seu caminho.

    Pyroraptor

    O Pyroraptor, cujo nome significa “ladrão de fogo”, é um lindo e aterrorizante dinossauro vermelho-fogo do período Cretáceo Final. Pequeno terópode, parecido com um pássaro com garras curvas, esticadas no segundo dedo de cada pé, mede cerca de 2,5 metros e chega a pesar 35 quilos. Totalmente coberto de penas vermelhas brilhantes, o Pyroraptor persegue sua presa pelos terrenos acidentados e climas variados do Vale Biosyn. Da densa selva às montanhas cobertas de neve, os movimentos furtivos do predador fatal lhe dão a capacidade de caçar seu alvo mesmo debaixo de águas geladas, depois de suas vítimas caírem pelas rachaduras do gelo de um lago congelado.

    Quetzalcoatlus

    Nomeado em homenagem ao deus da serpente asteca, o Quetzalcoatlus, pterossauro do Cretáceo Tardio, é um dos maiores animais voadores do reino animal. Do tamanho de um avião Cessna, é da família de pterossauros desdentados evoluídos, Azhdarchidae, de pescoços extraordinariamente longos e rijos. Com envergadura de até 11 metros, podendo pesar até 180 quilos, a gigantesca criatura alada comanda o céu sobre o Vale Biosyn.

    Therizinossauro

    “Lagarto foice” é o significado do nome Therizinossauro, herbívoro terópode que viveu no período Cretáceo, ostenta um pescoço de 6 metros de comprimento e garras afiadas gigantescas do tamanho de tacos de beisebol. Estima-se que suas três garras em cada membro tenham mais de 90 centímetros de comprimento – as mais longas já encontradas. Este dinossauro de pele emplumada cinza e preta mede cerca de 10 metros, e pode pesar até 5 toneladas. Felizmente, você provavelmente vai ouvi-lo antes de vê-lo: seu assobio típico e seus gritos estridentes ecoam por todo o Vale Biosyn. Apesar de ser herbívoro, a habilidade dos Terizinossauros de cortar quase tudo faz dele uma verdadeira ameaça a qualquer predador em potencial.

    Tiranosauro Rex

    O maior predador de todos os dinossauros está de volta. Mais uma vez, T. Rex prova que nunca recua de uma luta. Mesmo quando desafiado a lutar contra duas novas espécies imponentes, incluindo um dos predadores mais ferozes que já enfrentou, T. Rex se recusa a cair sem lutar e defender seu título do maior animal carnívoro de todos os tempos.

    Velociraptor

    Beta

    Uma bebê velociraptor de 1,20 metros, Beta é a imagem e semelhança, clone idêntico de Blue. Rápida e alerta, mas ainda um pouco desajeitada em suas pernas inseguras, Beta aprende a caçar e sobreviver nas colinas de Sierra Nevada. Lá, encontra em Maisie uma nova aliada. A garota de 13 anos está sendo criada por Owen Grady e Claire Dearing ali por perto. Apesar de aparentemente sereno e tranquilo, Beta rapidamente descobre que o local é mais ameaçador do que parece, quando se torna alvo de uma caçada nefasta, com implicações que podem ir além do que preservar apenas sua própria vida.

    Blue

    Blue sempre foi líder de seu bando, mas desta vez está no comando, ensinando e protegendo uma cria própria, para se adaptar e sobreviver em um ambiente ainda mais perigoso do que Blue encontrou nas selvas da Ilha Nublar. Quando Beta, o clone genético idêntico de Blue, é ameaçada por nefastos caçadores de dinossauros, Blue entra em ação para proteger seus filhotes. Ninguém fica no caminho de Blue se Beta estiver em perigo. Nem mesmo Owen Grady pode confiar no vínculo que tem com Blue, se ele acreditar que seu amigo humano é uma ameaça.

    Dreadnoughtus

    Enorme dinossauro herbívoro de pescoço comprido. Primo de Braquiossauro, teria o peso de um Boeing 737. O Dreadnoughtus é um gênero extinto de dinossauro saurópode titanossauro que viveu na América do Sul durante o período Cretáceo Superior. É o titanossauro mais completo já descoberto e é amplamente considerado o dinossauro mais pesado que já existiu.

    Iguanodon

    Iguanodon significa “dente de iguana” e é um gênero dos ornitópodes. Atualmente, supõe-se que ele fique em seus membros posteriores e, no entanto, normalmente ande de quatro. Se atacado, pode dissuadir um predador com seu poderoso espinho de polegar.

    O Iguanodon tornou-se bastante famoso como resultado de seu papel de protagonista no filme de animação da Disney Dinosauro (2000).

    Microceratus

    Microceratus é um gênero extinto de pequeno dinossauro que viveu no Cretáceo na Ásia. Ele teria usado seu bico afiado para morder as folhas ou agulhas. No primeiro romance de Jurassic Park, eles passam a maior parte do tempo nas árvores.

    Ficou conhecido como Microceratops quando foi descoberto pela primeira vez em 1953, mas esse nome já era ocupado por uma vespa com o mesmo nome. O nome de substituição Microceratus foi criado em 2008 para o espécime.

    Moros Intrépido

    Moros é um gênero deterópodes tiranossauroides que viveu durante o período Cretáceo Superior no que hoje é Utah, Estados Unidos. Contém uma única espécie, Moros Intrepido. Moros representa o mais antigo material tiranossauroide de diagnóstico conhecido do Cretáceo da América do Norte por uma margem de cerca de 15 milhões de anos.

    Oviraptor

    Oviraptor é um dinossauro muito original com algumas características bastante estranhas. Em vez de dentes, tem um bico e algo não visto em nenhum outro dinossauro: um par de dentes no céu da boca. A razão pela qual recebeu esse nome é que, quando foi descoberto o Oviraptor estava sentado em um ninho de ovos. Pensava-se que estava a roubar os ovos de outro dinossauro. Anos depois, descobriu-se que os ovos eram seus e que estava tentando protegê-los de uma tempestade de areia que se aproximava.

    O Oviraptor tem outra característica incomum: tem uma fina crista de osso na testa. Esta crista parece ter crescido e mudado ao longo de toda a sua vida. Pode ter sido usado como forma de identificação individual ou para diferenciar gênero. Além disso, diferentes espécies do gênero Oviraptor tinham cristas diferentes. Não está claro o que o Oviraptor comia. Embora provavelmente ainda incluísse os ovos de outros dinossauros, tinha mandíbulas muito fortes, fazendo alguns pensarem que teria comido mariscos que poderiam facilmente ser abertos com seu bico. Outros argumentam que deve ter sido um herbívoro, pois seu crânio não mostrava características para comer carne.


    E as espécies de dinossauros já vistos anteriormente:

    • Alossauro;

    • Anquilossauro

    • Apatossauro;

    • Braquiossauro

    • Carnotauro;

    • Composognato;

    • Dimorfodonte

    • Estegossauro

    • Galimino

    • Juvenile Baryonyx;

    • Juvenile Nasutoceratops;

    • Mosassauro;

    • Nasutoceratops;

    • Parassaurolofo;

    • Pteranodonte;

    • Juvenile Stygimoloch;

    • Juvenile Carnotaurus;

    • Tricerátopo e

    • Sinoceratops.

    Jurassic World Domínio já está disponível nos cinemas.

    Inscreva-se no YouTube do Feededigno

    Assista às nossas análises de filmes, séries, games e livros em nosso canal no YouTubeClique aqui e inscreva-se para acompanhar todas as semanas nossos conteúdos também por lá!

    Artigos relacionados

    TBT #183 | Platoon (1986, Oliver Stone)

    Platoon, de Oliver Stone sem dúvida está na lista dos fãs de filmes de guerra. Veja nossa clássica indicação de TBT!

    CRÍTICA – Amor & Gelato (2022, Brandon Camp)

    Amor & Gelato é a nova aposta de filme de romance da Netflix. Baseado no livro homônimo de Jenna Evans, o longa é dirigido por Brandon Camp.

    Thor: Amor e Trovão | Conheça o elenco do filme

    Agora falta pouco para Thor: Amor e Trovão chegar aos cinemas! Confira neste artigo quem são os personagens e atores envolvidos na produção.

    Bill Raio Beta: Conheça o Korbinita digno do Rompe Tormentas

    Conheça Bill Raio Beta, um dos personagens que é do universo cósmico da Marvel e que faz parte das histórias do Poderoso Thor.