Um Sonho de Liberdade (The Shawshank Redemption) é um filme norte-americano de drama lançado em 1994, escrito e dirigido por Frank Darabont baseado na obra literária Rita Hayworth and Shawshank Redemption, de Stephen King.
O longa é estrelado por Tim Robbins e Morgan Freeman, com Bob Gunton, William Sadler, Clancy Brown, Gil Bellows e James Whitmore em papéis coadjuvantes.
Confira a sinopse de Um Sonho de Liberdade:
“O filme conta a história do banqueiro Andy Dufresne, que é sentenciado a prisão perpétua na Penitenciária Estadual de Shawshank pelo assassinato de sua esposa e do amante dela, mesmo protestando inocência. Pelas duas décadas seguintes, Andy faz amizade com o colega detento e contrabandista Ellis Boyd ‘Red’ Redding e torna-se uma peça importante no esquema de lavagem de dinheiro realizado pelo diretor Samuel Norton.”
Um Sonho de Liberdade é um daqueles clássicos cheios de curiosidades e que enquanto esteve em cartaz, fez pouco mais de US $ 50 milhões. Praticamente um fracasso, já que teve um orçamento de US $ 25 milhões. Nem mesmo as críticas positivas, ou suas sete indicações ao Oscar, e duas indicações no Globo de Ouro conseguiram alavancar filme.
Por outro lado, por incrível que pareça, Um Sonho de Liberdade bateu o recorde de locações de vídeo em 1995 e figura há anos no topo dos 250 melhores filmes do IMDB; e também aparece na lista de American Film Institute entre as melhores produções norte-americanos de todos os tempos. E eu com meus 12 anos, certamente tive que pagar multa na locadora por devolver a fita VHS sem rebobiná-la.
Em 2016, durante uma entrevista no programa Late Show com Seth Meyers, o ator Morgan Freeman comentou que ficou muito entusiasmado quando leu o roteiro, e que aceitaria fazer qualquer papel no longa de Darabont. Mas acha que os produtores erraram quando escolheram o título.
Para refrescar a memória, em Um Sonho de Liberdade o personagem Andy Dufresne (Tim Robbins) usa um pôster da atriz Rita Hayworth, substituído depois por fotos de outras musas (Selecione o texto a seguir para ler o spoiler) para esconder o túnel pelo qual escapa da prisão de Shawshank.
Segundo Freeman, os produtores alegaram que o título original não caberia nos letreiros de cinema, por isso decidiram cortá-lo. O ator, de forma bem descontraída, diz:
“O nome é horrível. Não escolha ‘Shawshank’ quando você tem Rita Hayworth.”
Tom Hanks e Kevin Costner foram considerados para interpretar Andy Dufresne, mas Hanks, que trabalharia com o diretor Frank Darabont em À Espera de Um Milagre (1999), recusou o filme pois estava envolvido em Forrest Gump, o Contador de Histórias (1994) e Costner não aceitou o papel pois estava filmando Waterworld – O Segredo das Águas (1995).
Brad Pitt foi considerado para o papel de Tommy Williams (que ficou com Gil Bellows), mas preferiu protagonizar Entrevista Com o Vampiro (1994).
Já para o papel de Red foram cotados Clint Eastwood, Harrison Ford, Paul Newman e Robert Redford. No original de Stephen King, o personagem de Morgan Freeman, é um irlandês ruivo de meia-idade. Darabont, porém, conta que sempre teve Freeman em mente para o papel por conta da sua presença dominante e a sua voz profunda. No filme, eles mantiveram a explicação de Red para o seu apelido – “Talvez seja porque sou irlandês” – como uma piada.
Confira o trailer:
Um Sonho de Liberdade está disponível na Netflix e é uma excelente pedida para um TBT 😉
Já assistiu? Deixe seu comentário, compartilhe com um amigo e lembre-se de dar sua avaliação!
Veja também todas as nossas indicações anteriores do TBT do Feededigno.