TBT #118 | Ace Ventura: Um Detetive Diferente (1994, Tom Shadyac)

    Ace Ventura: Um Detetive Diferente (Ace Ventura: Pet Detective) é um filme de comédia tipicamente anos 90 com muitas piadas nonsense e foi o trampolim para lançar a carreira de Jim Carrey no cinema.

    No elenco, além de Jim Carrey temos Courteney Cox, Sean Young e Dan Marino.

    SINOPSE

    Ace Ventura (Jim Carrey) é um detetive atrapalhado, especializado em desvendar crimes envolvendo animais. Seu primeiro trabalho é descobrir o que ocorreu com um golfinho, mascote do time de futebol americano Miami Dolphins que aparentemente foi sequestrado.

    ANÁLISE

    Com um orçamento modesto de apenas US$ 15 milhões, o longa de Tom Shadyac arrecadou mundialmente mais de US$ 100 milhões, o que garantiu que o diretor e o ator Jim Carrey voltassem a trabalhar juntos em Ace Ventura 2: Um Maluco na África (1995) e depois em O Mentiroso (1996).

    Famoso por sua incrível habilidade de fazer expressões faciais, em Ace Ventura, Jim Carrey usa e abusa de seu talento natural e com caras e bocas que beiram o impossível, o ator transforma seu personagem em algo cartunesco e praticamente impossível de se encontrar na vida real tamanha é sua falta de noção.

    Em tempo: Sem sombra de dúvidas, você nunca mais verá um “parto de rinoceronte” como este!

    Polêmica

    Como bem lembrado pelo The New York Times, apesar da cena transfóbica, devemos lembrar que, no longa, a personagem não é chamada de transgênero e que o termo não era amplamente usado na época. Em vez disso, como em muitas representações fictícias de pessoas transgênero daquela época, a emoção predominante na cena é de repulsa.

    E embora ainda haja controvérsias sobre como a mídia trata a identidade de gênero, é justo dizer que nenhum grande estúdio hoje lançaria um filme que retratasse pessoas trans de forma tão cruel.

    PUBLICAÇÃO RELACIONADA | Dia do Orgulho LGBTQI+: Veja a lista de produções para assistir no streaming

    VEREDITO

    Se você procura um filme para fugir dos problemas da pandemia, nada melhor que uma comédia bem besteirol para distrair a mente.

    E de quebra pode assistir a um dos primeiros trabalhos do icônico Jim Carrey que no futuro viria a estrelar filmes queridos do público como: O Máscara (1994), O Show de Thruman (1998), O Grinch (2000), Todo Poderoso (2003), Brilho Eterno de uma Mente Sem Lembranças (2004), As Loucuras de Dick e Jane (2005), Sonic: O Filme (2020) e muitos outros.

    Curiosidade: No ano do lançamento de Ace Ventura: Um Detetive Diferente, Jim Carrey recebeu duas indicações bem opostas, como Melhor Comediante no MTV Movie Awards e Pior Revelação no Framboesa de Ouro; mas não venceu em nenhum dos dois.

    Nossa nota

    4,0 / 5,0

    Assista ao trailer (sem legenda):

    Ace Ventura: Um Detetive Diferente está disponível no serviço de streaming Paramount+.

    Curte nosso trabalho? Que tal nos ajudar a mantê-lo?

    Ser um site independente no Brasil não é fácil. Nossa equipe que trabalha – de forma colaborativa e com muito amor – para trazer conteúdos para você todos os dias, será imensamente grata pela sua colaboração. Conheça mais da nossa campanha no Apoia.se e nos ajude com sua contribuição.

    Artigos relacionados

    CRÍTICA – Elvis (2022, Baz Luhrmann)

    Protagonizado por Austin Butler e Tom Hanks, Elvis é o novo longa de Baz Lurhmann. Confira nosso review da produção.

    Elvis: Quem é o elenco do filme do Rei do Rock?

    O visionário cineasta Baz Luhrmann, indicado ao Oscar, dirige o drama Elvis, estrelado por Austin Butler e Tom Hanks, ator vencedor do Oscar.

    CRÍTICA – Francis Ford Coppola: O Apocalipse de Um Cineasta (1991, MUBI)

    Francis Ford Coppola: O Apocalipse de Um Cineasta é um documentário lançado em 1991 e está disponível no catálogo do MUBI.

    Astros de Harry Potter que já morreram e talvez você não sabia

    Essa lista é uma homenagem a personagens de Harry Potter que marcaram nossas lembranças e seus intérpretes já não estão mais entre nós.