TBT #127 | O Auto da Compadecida (2000, Guel Arraes)

    O Auto da Compadecida é uma adaptação da obra de Adriano Suassuna e está disponível no catálogo do Telecine. O filme conta com Lima Duarte e Fernanda Montenegro em seu elenco.

    SINOPSE

    O covarde Chicó (Selton Mello) e esperto João Grilo (Matheus Nachtergaele) são dois trambiqueiros de mão cheia que vivem dando golpes em todos na cidade. Entretanto, após a chegada de Rosinha (Virgínia Cavendish) na cidade, Chicó tentará se endireitar. Será que ele consegue?

    ANÁLISE

    Para aqueles que são saudosos, O Auto da Compadecida sempre foi uma das melhores atrações da Sessão da Tarde, pois sempre era figura carimbada da programação da Globo

    O filme é extremamente divertido, contudo, traz discussões extremamente pertinentes sobre a nossa sociedade. O fato dos protagonistas serem trambiqueiros é de suma relevância, pois mostra as dificuldades enfrentadas por uma boa parte da população brasileira.

    Além disso, O Auto da Compadecida nos mostra também toda a capacidade de sermos fúteis e cruéis em vida, todavia, na hora de nossa morte, poderemos ser mais nobres do que já fomos. 

    As atuações são impecáveis, o elenco inteiro está excelente e a cena do tribunal é uma das mais icônicas de todos os tempos do cinema brasileiro. O longa merece todos os méritos possíveis e sempre estará na primeira prateleira em questão de qualidade.

    VEREDITO

    O Auto da Compadecida é um filme que mostra a qualidade real do cinema brasileiro. 

    Com um excelente roteiro, boas atuações e uma direção competente, a obra sempre ficará em nossa memória afetiva num bom lugar para recordar.

    Nossa nota

    5,0 / 5,0

    Gosta de cinema nacional? leia também:

    25 filmes para você assistir e parar de criticar

    5 bons filmes sobre músicos para assistir

    5 filmes para entender a nova Era do Horror

    Curte nosso trabalho? Que tal nos ajudar a mantê-lo?

    Ser um site independente no Brasil não é fácil. Nossa equipe que trabalha – de forma colaborativa e com muito amor – para trazer conteúdos para você todos os dias, será imensamente grata pela sua colaboração. Conheça mais da nossa campanha no Apoia.se e nos ajude com sua contribuição.

    Nota do público
    Obrigado pelo seu voto

    Artigos relacionados

    CRÍTICA: ‘Bom Menino’ usa da afetividade para contar uma boa história

    Bom Menino subverte o gênero colocando como seu protagonista um personagem improvável. Confira o que achamos do filme.

    CRÍTICA: ‘A Própria Carne’ é aterrorizante retrato do Brasil

    A Própria Carne é horror com DNA brasileiro. Enquanto usa a Guerra do Paraguai como plano de fundo, nos lança na história de Gustavo, Anselmo e Gabriel.

    CRÍTICA: ‘O Agente Secreto’ é o clímax do cinema político e afetivo de Kléber Mendonça Filho

    O Agente Secreto é um filme sobre o Brasil que se repete, sobre o país que transforma sua história em fábula para suportar a dor.

    Conheça os vampiros mais marcantes da cultura pop

    Os vampiros conquistaram seu lugar de destaque na cultura pop; esses seres sedutores e sombrios continuam a cativar a imaginação do público.