Início FILMES Crítica TBT #148 | Jamaica Abaixo de Zero (1993, Jon Turteltaub)

TBT #148 | Jamaica Abaixo de Zero (1993, Jon Turteltaub)

TBT #148 | Jamaica Abaixo de Zero (1993, Jon Turteltaub)

Aqui no nosso TBT temos muitos filmes dos saudosos anos 1990; e o longa Jamaica Abaixo de Zero (Cool Runnings) era figura constante na programação da Sessão da Tarde.

O filme de Jon Turteltaub é vagamente baseado no primeiro time 100% negro de bobsled, onde quatro amigos jamaicanos lutam contra o preconceito para poder participar dos Jogos Olímpicos de Inverno, de 1988, no Canadá.

O elenco conta com Leon Robinson, Doug E. Doug, Rawle D. Lewis, Malik Yoba e John Candy.

SINOPSE

Nas Olimpíadas Irwin Flitzer (John Candy) desgraçou a si mesmo quando colocou pesos extras no seu time de trenó, fazendo com que ele tivesse de devolver sua medalha de ouro. Alguns anos depois, Derice Bannock (Leon Robinson), um jamaicano filho de um antigo amigo de Irwin, fracassa para se classificar como velocista para a prova de 100 metros nas Olimpíadas, por causa de um estúpido acidente. Mas quando Derice descobre que Flitzer também vive na Jamaica, ele decide ir para as Olimpíadas de qualquer jeito, não como um corredor mas liderando uma equipe de trenó. Após alguns problemas iniciais, é então formada a primeira equipe de trenó da Jamaica, que ruma para Calgary, Canadá, onde se realizam os Jogos de Inverno. Em uma temperatura extremamente baixa, Derice, Sanka (Doug E. Doug), Junior (Rawle D. Lewis) e Yul (Malik Yoba) são zombados por todos, pois ninguém imagina que um time de trenó da Jamaica comandado por um treinador desacreditado seja sério. Mas uma equipe cheia de autoconfiança pode causar surpresas nos Jogos que estão por vir.

ANÁLISE

Equipe jamaicana de bobsled original durante Olimpíada de Inverno em 1988.

A comédia levemente baseada na história real dos atletas Devon Harris, Dudley Stokes, Michael White e Freddy Powell, que foram treinados pelos americanos Howard Siler. No entanto, Powell foi substituído pelo irmão de Stokes, Chris, e Siler precisou passar as responsabilidades de treinador a Patrick Brown, de apenas 20 anos de idade.

A história pode parecer piada, mas quatro atletas jamaicanos abraçaram um sonho “impossível”: participar das Olimpíadas de Inverno com trenó na neve. Então, os quatro jamaicanos deixam a ilha caribenha e vão aos Jogos Olímpicos de Inverno, competir pela medalha de ouro, num esporte que nunca praticaram.

VEREDITO

Com trilha sonora de Jimmy Cliff, o filme Jamaica Abaixo de Zero representa uma grande histórias de superação e sem dúvidas é um dos muitos longas inspiradores baseados em fatos reais.

Ainda que não seja extremamente fiel à realidade e o roteiro puxe para o lado da comédia; trabalho duro em equipe, determinação e superação – e o acidente – estão presentes no longa.

E como diz Sanka, no filme:

Sinta o ritmo, sinta o pulsar, vamos descer pra arrebentar!!!!

Nossa nota

5,0 / 5,0

Assista ao trailer:

Inscreva-se no YouTube do Feededigno

Assista às nossas análises de filmes, séries, games e livros em nosso canal no YouTubeClique aqui e inscreva-se para acompanhar todas as semanas nossos conteúdos também por lá!

Artigo anteriorCRÍTICA – Você (3ª temporada, 2021, Netflix)
Próximo artigoPRIMEIRAS IMPRESSÕES – Maradona: Conquista de um Sonho (2021, Amazon Prime Video)
Um carioca apaixonado por livros, cinema, games e que ama falar de nerdice.